Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Amanda Pereira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sobrinho, Antonio Carlos Nogueira, Abreu, Môngolla Keyla Freitas de, Ribeiro, Soraya Marques, Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994
Resumo: O uso do livro didático no Ensino de Ciências Naturais é um recurso de grande relevância, tendo em vista a abstração de muitos conceitos e fenômenos científicos, todavia o ensino pautado na apresentação de termos técnicos e descrição de fenômenos muitas vezes desestimula os alunos em seus processos de aprendizagem. As arboviroses, infecções virais transmitidas por vírus, são problemas de saúde pública no Brasil, sendo objeto de conhecimento nas matrizes curriculares. Deste modo, este trabalho tem por objetivo analisar o ensino das arboviroses à luz do livro didático, em escolas públicas de Ensino Médio. Para essa pesquisa foi realizada a análise de dois livros didáticos aprovados no PNLD 2016-2019, utilizados nas cidades cearenses de Acopiara e Jucás. A pesquisa de abordagem qualitativas foi desenvolvida em dois grandes frentes: análise do livro didático e análise das práticas pedagógicas dos docentes. A abordagem da temática “arboviroses” foi desenvolvida a partir de três eixos principais: conteúdo teórico, recursos visuais e recursos complementares. Doze docentes, que atuam em cinco escolas públicas, como professores de Biologia do Ensino Médio, participaram da pesquisa. A análise dos livros mostrou que há divergência no modo como o conteúdo de arboviroses é abordado, embora ambos os livros careçam de ilustrações, detalhamento maior das infecções, medidas preventivas como foco na educação em saúde e na investigação científica, sendo a alfabetização científica um dos pontos de análise deste estudo. Na prática pedagógica é comum os professores buscarem complementar as carências que se encontram nos livros didáticos. Em geral, os livros, muito focados nos conteúdos, acabam por não estarem conectados à realidade dos educandos, exigindo que o docente procure em outras fontes tal associação.
id UNIFEI_5a30dd5fa36d95f52c6f18597d951f4f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36994
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médioArboviruses in the Teaching of Natural Sciences: an analysis of the textbook of public high schoolsArbovirus en la Enseñanza de las Ciencias Naturales: un análisis del libro de texto de las escuelas secundarias públicasAlfabetização científicaEducação em SaúdeEnsino de BiologiaPNLD.Alfabetización científicaEducación para la saludEnseñanza de la BiologíaPNLD.Scientific literacyHealth educationBiology TeachingPNLD.O uso do livro didático no Ensino de Ciências Naturais é um recurso de grande relevância, tendo em vista a abstração de muitos conceitos e fenômenos científicos, todavia o ensino pautado na apresentação de termos técnicos e descrição de fenômenos muitas vezes desestimula os alunos em seus processos de aprendizagem. As arboviroses, infecções virais transmitidas por vírus, são problemas de saúde pública no Brasil, sendo objeto de conhecimento nas matrizes curriculares. Deste modo, este trabalho tem por objetivo analisar o ensino das arboviroses à luz do livro didático, em escolas públicas de Ensino Médio. Para essa pesquisa foi realizada a análise de dois livros didáticos aprovados no PNLD 2016-2019, utilizados nas cidades cearenses de Acopiara e Jucás. A pesquisa de abordagem qualitativas foi desenvolvida em dois grandes frentes: análise do livro didático e análise das práticas pedagógicas dos docentes. A abordagem da temática “arboviroses” foi desenvolvida a partir de três eixos principais: conteúdo teórico, recursos visuais e recursos complementares. Doze docentes, que atuam em cinco escolas públicas, como professores de Biologia do Ensino Médio, participaram da pesquisa. A análise dos livros mostrou que há divergência no modo como o conteúdo de arboviroses é abordado, embora ambos os livros careçam de ilustrações, detalhamento maior das infecções, medidas preventivas como foco na educação em saúde e na investigação científica, sendo a alfabetização científica um dos pontos de análise deste estudo. Na prática pedagógica é comum os professores buscarem complementar as carências que se encontram nos livros didáticos. Em geral, os livros, muito focados nos conteúdos, acabam por não estarem conectados à realidade dos educandos, exigindo que o docente procure em outras fontes tal associação.The use of textbooks in the Teaching of Natural Sciences is a resource of great relevance, in view of the abstraction of many concepts and scientific phenomena. However, teaching based on the presentation of technical terms and description of phenomena often discourages students in their processes of learning. Arboviruses, viral infections transmitted by viruses, are public health problems in Brazil, being the object of knowledge in curricular matrices. Thus, this work aims to analyze the teaching of arboviruses in the light of the textbook, in public high schools. For this research, the analysis of two textbooks approved in the PNLD 2016-2019, used in the Ceará cities of Acopiara and Jucás, was carried out. The research with a qualitative approach was developed on two main fronts: analysis of the textbook and analysis of the teachers' pedagogical practices. The approach to the theme “arboviruses” was developed based on three main axes: theoretical content, visual resources and complementary resources. Twelve teachers, who work in five public schools, as High School Biology teachers, participated in the research. The analysis of the books showed that there is a divergence in the way the content of arboviruses is approached, although both books lack illustrations, greater detailing of infections, preventive measures with a focus on health education and scientific research, with scientific literacy being one of the analysis points of this study. In pedagogical practice, it is common for teachers to seek to complement the deficiencies found in textbooks. In general, books, very focused on content, end up not being connected to the reality of the students, requiring the teacher to look for such association in other sources.El uso de los libros de texto en la Enseñanza de las Ciencias Naturales es un recurso de gran relevancia, en vista de la abstracción de muchos conceptos y fenómenos científicos, sin embargo, la enseñanza basada en la presentación de términos técnicos y descripción de fenómenos muchas veces desalienta a los estudiantes en sus procesos de aprendizaje. Los arbovirus, infecciones virales transmitidas por virus, son problemas de salud pública en Brasil, siendo objeto de conocimiento en matrices curriculares. Así, este trabajo tiene como objetivo analizar la enseñanza de los arbovirus a la luz del libro de texto, en las escuelas secundarias públicas. Para esta investigación, se realizó el análisis de dos libros de texto aprobados en el PNLD 2016-2019, utilizados en las ciudades cearenses de Acopiara y Jucás. La investigación con enfoque cualitativo se desarrolló en dos frentes principales: análisis del libro de texto y análisis de las prácticas pedagógicas de los docentes. El abordaje del tema “arbovirus” se desarrolló a partir de tres ejes principales: contenido teórico, recursos visuales y recursos complementarios. Doce profesores, que actúan en cinco escuelas públicas, como profesores de Biología de Enseñanza Media, participaron de la investigación. El análisis de los libros mostró que existe una divergencia en la forma de abordar el contenido de los arbovirus, aunque ambos libros carecen de ilustraciones, mayor detalle de infecciones, medidas preventivas con un enfoque de educación en salud e investigación científica, siendo la alfabetización científica uno de los puntos de análisis de este estudio. En la práctica pedagógica, es común que los docentes busquen complementar las deficiencias encontradas en los libros de texto. En general, los libros, muy centrados en el contenido, acaban por no estar conectados con la realidad de los alumnos, obligando al docente a buscar dicha asociación en otras fuentes.Research, Society and Development2022-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699410.33448/rsd-v11i15.36994Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e452111536994Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e452111536994Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4521115369942525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994/31182Copyright (c) 2022 Amanda Pereira de Lima; Antonio Carlos Nogueira Sobrinho; Môngolla Keyla Freitas de Abreu; Soraya Marques Ribeiro; Ana Michele da Silva Cavalcanti de Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Amanda Pereira de Sobrinho, Antonio Carlos NogueiraAbreu, Môngolla Keyla Freitas de Ribeiro, Soraya Marques Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36994Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:20.323812Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
Arboviruses in the Teaching of Natural Sciences: an analysis of the textbook of public high schools
Arbovirus en la Enseñanza de las Ciencias Naturales: un análisis del libro de texto de las escuelas secundarias públicas
title Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
spellingShingle Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
Lima, Amanda Pereira de
Alfabetização científica
Educação em Saúde
Ensino de Biologia
PNLD.
Alfabetización científica
Educación para la salud
Enseñanza de la Biología
PNLD.
Scientific literacy
Health education
Biology Teaching
PNLD.
title_short Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
title_full Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
title_fullStr Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
title_full_unstemmed Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
title_sort Arboviroses no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise do livro didático de escolas públicas de ensino médio
author Lima, Amanda Pereira de
author_facet Lima, Amanda Pereira de
Sobrinho, Antonio Carlos Nogueira
Abreu, Môngolla Keyla Freitas de
Ribeiro, Soraya Marques
Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de
author_role author
author2 Sobrinho, Antonio Carlos Nogueira
Abreu, Môngolla Keyla Freitas de
Ribeiro, Soraya Marques
Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Amanda Pereira de
Sobrinho, Antonio Carlos Nogueira
Abreu, Môngolla Keyla Freitas de
Ribeiro, Soraya Marques
Menezes, Ana Michele da Silva Cavalcanti de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Educação em Saúde
Ensino de Biologia
PNLD.
Alfabetización científica
Educación para la salud
Enseñanza de la Biología
PNLD.
Scientific literacy
Health education
Biology Teaching
PNLD.
topic Alfabetização científica
Educação em Saúde
Ensino de Biologia
PNLD.
Alfabetización científica
Educación para la salud
Enseñanza de la Biología
PNLD.
Scientific literacy
Health education
Biology Teaching
PNLD.
description O uso do livro didático no Ensino de Ciências Naturais é um recurso de grande relevância, tendo em vista a abstração de muitos conceitos e fenômenos científicos, todavia o ensino pautado na apresentação de termos técnicos e descrição de fenômenos muitas vezes desestimula os alunos em seus processos de aprendizagem. As arboviroses, infecções virais transmitidas por vírus, são problemas de saúde pública no Brasil, sendo objeto de conhecimento nas matrizes curriculares. Deste modo, este trabalho tem por objetivo analisar o ensino das arboviroses à luz do livro didático, em escolas públicas de Ensino Médio. Para essa pesquisa foi realizada a análise de dois livros didáticos aprovados no PNLD 2016-2019, utilizados nas cidades cearenses de Acopiara e Jucás. A pesquisa de abordagem qualitativas foi desenvolvida em dois grandes frentes: análise do livro didático e análise das práticas pedagógicas dos docentes. A abordagem da temática “arboviroses” foi desenvolvida a partir de três eixos principais: conteúdo teórico, recursos visuais e recursos complementares. Doze docentes, que atuam em cinco escolas públicas, como professores de Biologia do Ensino Médio, participaram da pesquisa. A análise dos livros mostrou que há divergência no modo como o conteúdo de arboviroses é abordado, embora ambos os livros careçam de ilustrações, detalhamento maior das infecções, medidas preventivas como foco na educação em saúde e na investigação científica, sendo a alfabetização científica um dos pontos de análise deste estudo. Na prática pedagógica é comum os professores buscarem complementar as carências que se encontram nos livros didáticos. Em geral, os livros, muito focados nos conteúdos, acabam por não estarem conectados à realidade dos educandos, exigindo que o docente procure em outras fontes tal associação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994
10.33448/rsd-v11i15.36994
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.36994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36994/31182
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e452111536994
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e452111536994
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e452111536994
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052728089772032