Comparação da Cultura de Segurança do Paciente entre unidades assistenciais tradicionais e voltadas a COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriella Lins Guimarães Guirra de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pinheiro, Alba Lúcia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36737
Resumo: Este estudo objetiva comparar a cultura de segurança do paciente entre unidades assistências tradicionais e as voltadas para o COVID em um hospital do Sul da Bahia, Brasil. Estudo de corte transversal com 108 profissionais de enfermagem das unidades de atendimento tradicionais e as destinadas a pacientes acometidos pela COVID-19. Para coleta dos dados foi utilizado o Questionário sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC). Foi possível evidenciar maiores médias nas unidades COVID-19, para as dimensões “Trabalho em equipe dentro das unidades” (média = 15,96 [± 1,15]); “Trabalho em equipe entre as unidades hospitalares” (média = 14,80 [± 2,44]); “Transferências internas e passagem de plantão” (média = 14,62 [±2,53]); e “Resposta não punitiva ao erro” (média = 8,89 [± 2,23]). Já na dimensão “Percepção geral de segurança do paciente” (média = 14,14 [± 2,60]), nas unidades não COVID-19 a média foi superior. Nota-se então que a cultura de segurança do paciente, apesar de ainda muito a melhorar, mostrou-se melhor estruturada (forte) para diferentes dimensões nas unidades que atendem a pacientes acometidos pela COVID-19. Deve-se, com base nos resultados positivos, trazer as experiências destas unidades e buscar maneiras de implementar tais resultados nos demais setores da unidade hospitalar.
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spelling Comparação da Cultura de Segurança do Paciente entre unidades assistenciais tradicionais e voltadas a COVID-19Comparison of Patient Safety Culture between traditional and COVID-19 care unitsComparación de la Cultura de Seguridad del Paciente entre las unidades de atención tradicional y COVID-19COVID-19Patient safetySecurity management.Segurança do paciente COVID-19Gestão de segurança.COVID-19 Seguridad del pacienteGestion de seguridade.Este estudo objetiva comparar a cultura de segurança do paciente entre unidades assistências tradicionais e as voltadas para o COVID em um hospital do Sul da Bahia, Brasil. Estudo de corte transversal com 108 profissionais de enfermagem das unidades de atendimento tradicionais e as destinadas a pacientes acometidos pela COVID-19. Para coleta dos dados foi utilizado o Questionário sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC). Foi possível evidenciar maiores médias nas unidades COVID-19, para as dimensões “Trabalho em equipe dentro das unidades” (média = 15,96 [± 1,15]); “Trabalho em equipe entre as unidades hospitalares” (média = 14,80 [± 2,44]); “Transferências internas e passagem de plantão” (média = 14,62 [±2,53]); e “Resposta não punitiva ao erro” (média = 8,89 [± 2,23]). Já na dimensão “Percepção geral de segurança do paciente” (média = 14,14 [± 2,60]), nas unidades não COVID-19 a média foi superior. Nota-se então que a cultura de segurança do paciente, apesar de ainda muito a melhorar, mostrou-se melhor estruturada (forte) para diferentes dimensões nas unidades que atendem a pacientes acometidos pela COVID-19. Deve-se, com base nos resultados positivos, trazer as experiências destas unidades e buscar maneiras de implementar tais resultados nos demais setores da unidade hospitalar.This study aims to compare the safety culture between traditional care units and those aimed at COVID in a hospital in the South of Bahia. Cross-sectional study with 108 nursing professionals from traditional care units and those aimed at patients affected by COVID-19. For data collection, the Patient Safety Questionnaire in Hospitals (HSOPSC) was used. It was possible to show higher means in the COVID-19 units, for the dimensions “Teamwork within the units” (mean = 15.96 [± 1.15]); “Teamwork between hospital units” (mean = 14.80 [± 2.44]); “Internal transfers and shift change” (mean = 14.62 [±2.53]); and “Non-punitive error response” (mean = 8.89 [± 2.23]). In the dimension “General perception of patient safety” (mean = 14.14 [± 2.60]), in non-COVID-19 units the mean was higher. It can be seen then that the patient safety culture, despite still much to improve, proved to be better structured (strong) for different dimensions in the units that care for patients affected by COVID-19. Based on the positive results brought in these units, ways to implement such results in other sectors of the hospital unit should be sought.Este estudio tiene como objetivo comparar la cultura de seguridade del paciente entre unidades de atención tradicionales y aquellas enfocadas em COVID em um hospital em el sur de Bahia, Brasil.  Estudio transversal com 108 profesionales de enfermeria de unidades de cuidados tradicionales y aquellas destinadas a pacientes afectados por COVID-19. Para la recolección de datos, se utilizo el Cuestionario sobre Seguridad del Paciente em los Hospitales (HSOPSC). Fue posible evidenciar promedios superiores en las unidades COVID-19, para las dimensiones “Trabajo en equipo dentro de las unidades” (promedio = 15,96 [± 1,15]); “Trabajo en equipo entre unidades hospitalarias” (media = 14,80 [± 2,44]); “Transferencias internas y cambio de turno” (media = 14,62 [±2,53]); y “Respuesta no punitiva al error” (media = 8,89 [± 2,23]). En la dimension “Percepcion general de la seguridad del paciente” (promedio = 14,14 [± 2,60]), en las unidades no COVID-19 el promedio fue mayor. Se observa entonces que la cultura de seguridad del paciente, a pesar de que aun queda mucho por mejorar, se mostro mejor estructurada (fuerte) para las diferentes dimensiones en las unidades que atienden a los pacientes afectados por la COVID-19. Con base en los resultados positivos, se debe traer las experiencias de estas unidades y buscar formas de implementar tales resultados en otros sectores de la unidad hospitalaria.Research, Society and Development2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3673710.33448/rsd-v11i15.36737Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e66111536737Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e66111536737Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e661115367372525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36737/30781Copyright (c) 2022 Gabriella Lins Guimarães Guirra de Carvalho; Alba Lúcia Santos Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Gabriella Lins Guimarães Guirra de Pinheiro, Alba Lúcia Santos 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36737Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:10.573287Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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