O ambiente psicossocial em Casas Legislativas no Brasil na perspectiva de servidores públicos com ocorrência de absenteísmo-doença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Francisco Edison
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Manuel Joaquim Silva, Areosa, João, Facas, Emílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36693
Resumo: Este trabalho é parte de uma investigação mais ampla sobre absenteísmo-doença de servidores públicos do poder legislativo no Brasil. O objetivo do presente artigo foi avaliar e classificar os fatores de riscos psicossociais, que serão considerados na investigação do absenteísmo laboral. Fez-se uso do protocolo de avaliação dos riscos psicossociais no trabalho (PROART) no formato eletrônico, respondido por 400 servidores de três Casas Legislativas. Dos dez fatores que integram as quatro escalas do PROART, apenas o fator esgotamento mental (EM) foi percebido pelos servidores como risco de grau médio, condição que representa estado de alerta ou situação limite dos riscos psicossociais e que demanda intervenções a curto e médio prazo. O modelo de regressão linear múltipla para danos psicológicos (DP) apresentou o valor mais expressivo (R²=0,587, p-valor<0,05) o que significa que a falta de sentido no trabalho (FST), EM e falta de reconhecimento (FR) foram capazes de explicar 58,7% da variabilidade dos DP. O ambiente psicossocial, no geral, apresentou características moderadas de tensão no trabalho, porém, foi evidenciado a existência de pontos críticos com potencial significativo de ameaça à saúde mental e física dos servidores públicos.
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spelling O ambiente psicossocial em Casas Legislativas no Brasil na perspectiva de servidores públicos com ocorrência de absenteísmo-doençaThe psychosocial environment in the Legislative Houses of Brazil from the perspective of public workers with absenteeism-illnessEl ambiente psicosocial en las Casas Legislativas de Brasil en la perspectiva de servidores públicos con absentismo-enfermedadPsychosocial RisksPROARTPublic WorkersPsychosocial risk assessment.Riesgos PsicosocialesPROARTServidores PúblicosEvaluación de riesgos psicosociales.Riscos PsicossociaisPROARTServidores PúblicosAvaliação de riscos psicossociais.Este trabalho é parte de uma investigação mais ampla sobre absenteísmo-doença de servidores públicos do poder legislativo no Brasil. O objetivo do presente artigo foi avaliar e classificar os fatores de riscos psicossociais, que serão considerados na investigação do absenteísmo laboral. Fez-se uso do protocolo de avaliação dos riscos psicossociais no trabalho (PROART) no formato eletrônico, respondido por 400 servidores de três Casas Legislativas. Dos dez fatores que integram as quatro escalas do PROART, apenas o fator esgotamento mental (EM) foi percebido pelos servidores como risco de grau médio, condição que representa estado de alerta ou situação limite dos riscos psicossociais e que demanda intervenções a curto e médio prazo. O modelo de regressão linear múltipla para danos psicológicos (DP) apresentou o valor mais expressivo (R²=0,587, p-valor<0,05) o que significa que a falta de sentido no trabalho (FST), EM e falta de reconhecimento (FR) foram capazes de explicar 58,7% da variabilidade dos DP. O ambiente psicossocial, no geral, apresentou características moderadas de tensão no trabalho, porém, foi evidenciado a existência de pontos críticos com potencial significativo de ameaça à saúde mental e física dos servidores públicos.This study is part of a larger investigation concerning the sickness absenteeism of legislative workers in Brazil. The article aimed to evaluate and characterize the psychosocial risk factors, which will be used in absenteeism investigation. 400 workers from three Legislative Houses were recruited to fill an online protocol for assessing psychosocial risk factors at work (PROART). From ten factors that comprise the four scales of PROART, only the mental exhaustion factor (ME) was recognized as a medium-level risk by the workers. This condition represents a state of alert or critical situation of the psychosocial factors that requires interventions in short and mid-term. The multiple linear regression model for psychological damage (SD) presented the most expressive value (R²=0.587, p-value<0.05), indicating that the lack of meaning at work (FST), ME and the lack of recognition (FR) were able to explain 58.7% of the SD variability. The psychosocial environment, in general, showed moderate levels of workplace tension, however, it was evidenced critical points with significant potential to threaten the mental and physical health of public workers.Este trabajo forma parte de una investigación más amplia sobre el ausentismo-enfermedad de los servidores públicos del poder legislativo en Brasil. El objetivo del presente artículo fue evaluar y clasificar los factores de riesgo psicosocial que serán considerados en la investigación del ausentismo laboral. Se utilizó el protocolo de evaluación de riesgos psicosociales en el trabajo (PROART) en formato electrónico, respondido por 400 servidores públicos de tres Cámaras Legislativas. De los diez factores que componen las cuatro escalas del PROART, solo el factor de agotamiento mental (EM) fue percibido por los servidores como de nivel medio de riesgo, condición que representa un estado de alerta o situación extrema de riesgos psicosociales y que requiere intervenciones en el corto y mediano plazo. El modelo de regresión lineal múltiple para daño psicológico (DP) presentó el valor más expresivo (R²=0,587, p-valor<0,05), lo que significa que la falta de sentido en el trabajo (FST), EM y falta de reconocimiento (FR) fueron capaz de explicar el 58,7% de la variabilidad de la DP. El ambiente psicosocial, en general, presentó características moderadas de tensión en el trabajo, sin embargo, se evidenció la existencia de puntos críticos con potencial significativo de amenaza a la salud mental y física de los servidores públicos.Research, Society and Development2022-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3669310.33448/rsd-v11i15.36693Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e195111536693Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e195111536693Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e1951115366932525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36693/30911Copyright (c) 2022 Francisco Edison Sampaio; Manuel Joaquim Silva Oliveira; João Areosa; Emílio Facashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Francisco Edison Oliveira, Manuel Joaquim Silva Areosa, João Facas, Emílio 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36693Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:09.070153Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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