A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Nathália Cardoso de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Calegari, Tatiany, Oliveira, Livia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37693
Resumo: Objetivo: O objetivo é apresentar o relato de experiência vivido como acadêmica de enfermagem no Serviço de Humanização de um Hospital Universitário do interior de Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo, sobre a vivência de uma estudante de graduação em enfermagem no atendimento hospitalar de um Pronto Socorro de um Hospital Universitário do interior de Minas Gerais. O relato se refere à prática do Projeto “Posso Ajudar?” e possui caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico. Resultados: Foi possível evidenciar sobre o desenvolvimento prático do projeto em questão, como detalhes sobre a vivência extensionista da acadêmica, os benefícios do referido projeto de extensão na percepção da mesma, a percepção da acadêmica sobre os benefícios do projeto de extensão para a comunidade hospitalar e o desenvolvimento do projeto durante a pandemia da COVID-19. Considerações finais: Na percepção da acadêmica, a experiência extensionista influenciou na sua formação universitária, visto que foi uma atividade complementar no processo de construção da sua identidade profissional e permitiu a otimização do atendimento frente à comunidade hospitalar. O escopo do projeto e a sua execução, incluindo ações não previstas, foram fundamentais para uma mudança de paradigma na formação dos discentes que atuam no contexto da humanização.
id UNIFEI_782c85c0785eec0eb2ae0a67a5044484
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37693
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência The perception of a nursing student in a hospital humanization service: experience reportLa vivencia de una estudiante de enfermería en un servicio de humanización hospitalaria: relato de experienciaHumanization of AssistancePatient-Centered CareCommunity-institutional relations.Humanización de la AsistenciaAtención Centrada En El PacienteRelaciones comunidad-institución.Humanização da AssistênciaAssistência Centrada no PacienteRelações comunidade-instituição.Objetivo: O objetivo é apresentar o relato de experiência vivido como acadêmica de enfermagem no Serviço de Humanização de um Hospital Universitário do interior de Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo, sobre a vivência de uma estudante de graduação em enfermagem no atendimento hospitalar de um Pronto Socorro de um Hospital Universitário do interior de Minas Gerais. O relato se refere à prática do Projeto “Posso Ajudar?” e possui caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico. Resultados: Foi possível evidenciar sobre o desenvolvimento prático do projeto em questão, como detalhes sobre a vivência extensionista da acadêmica, os benefícios do referido projeto de extensão na percepção da mesma, a percepção da acadêmica sobre os benefícios do projeto de extensão para a comunidade hospitalar e o desenvolvimento do projeto durante a pandemia da COVID-19. Considerações finais: Na percepção da acadêmica, a experiência extensionista influenciou na sua formação universitária, visto que foi uma atividade complementar no processo de construção da sua identidade profissional e permitiu a otimização do atendimento frente à comunidade hospitalar. O escopo do projeto e a sua execução, incluindo ações não previstas, foram fundamentais para uma mudança de paradigma na formação dos discentes que atuam no contexto da humanização.Objective: The objective is to present an experience report as a nursing student in the Humanization Service of a University Hospital in the interior of Minas Gerais. Methodology: This is an experience report, descriptive and reflective, about the experience of an undergraduate nursing student in the hospital care of an Emergency Room of a University Hospital in the interior of Minas Gerais. The report refers to the practice of the Project “Can I Help?” and has an educational, social, cultural, scientific and technological character. Results: It was possible to evidence about the practical development of the project in question, such as details about the extensionist experience of the academic, the benefits of the said extension project in the perception of the same, the benefits of the extension project for the hospital community and the development of the project during the COVID-19 pandemic.  Final considerations: In the academic's perception, an extension experience influenced her training, which was a complementary activity in the process of building her professional identity and aimed at optimizing hospital care. The scope of its execution, unplanned projects and paradigm shift were fundamental for the formation of students who work in the context of humanization.Objetivo: El objetivo es presentar un relato de experiencia como estudiante de enfermería en el Servicio de Humanización de un Hospital Universitario del interior de Minas Gerais. Metodología: Se trata de un relato de experiencia, descriptivo y reflexivo, sobre la experiencia de una estudiante de graduación en enfermería en la atención hospitalaria de un Servicio de Emergencia de un Hospital Universitario del interior de Minas Gerais. El informe hace referencia a la práctica del Proyecto “¿Puedo Ayudar?” y tiene un carácter educativo, social, cultural, científico y tecnológico. Resultados: Se pudo evidenciar sobre el desarrollo práctico del proyecto en mención, como detalles sobre la experiencia extensionista del académico, los beneficios de dicho proyecto de extensión en la percepción del mismo, los beneficios del proyecto de extensión para la comunidad hospitalaria y el desarrollo del proyecto durante la pandemia de COVID-19. Consideraciones finales: En la percepción de la académica, una experiencia extensionista influyó en su formación, que fue una actividad complementaria en el proceso de construcción de su identidad profesional y encaminada a optimizar la atención hospitalaria. El alcance de su ejecución, los proyectos no planificados y el cambio de paradigma fueron fundamentales para la formación de estudiantes que actúan en el contexto de la humanización.Research, Society and Development2022-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3769310.33448/rsd-v11i16.37693Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e81111637693Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e81111637693Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e811116376932525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37693/31428Copyright (c) 2022 Nathália Cardoso de Medeiros; Tatiany Calegari; Livia Ferreira Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Nathália Cardoso deCalegari, TatianyOliveira, Livia Ferreira2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37693Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:46.002212Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
The perception of a nursing student in a hospital humanization service: experience report
La vivencia de una estudiante de enfermería en un servicio de humanización hospitalaria: relato de experiencia
title A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
spellingShingle A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
Medeiros, Nathália Cardoso de
Humanization of Assistance
Patient-Centered Care
Community-institutional relations.
Humanización de la Asistencia
Atención Centrada En El Paciente
Relaciones comunidad-institución.
Humanização da Assistência
Assistência Centrada no Paciente
Relações comunidade-instituição.
title_short A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
title_full A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
title_fullStr A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
title_full_unstemmed A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
title_sort A vivência de uma acadêmica de enfermagem em um serviço de humanização hospitalar: relato de experiência
author Medeiros, Nathália Cardoso de
author_facet Medeiros, Nathália Cardoso de
Calegari, Tatiany
Oliveira, Livia Ferreira
author_role author
author2 Calegari, Tatiany
Oliveira, Livia Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Nathália Cardoso de
Calegari, Tatiany
Oliveira, Livia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Humanization of Assistance
Patient-Centered Care
Community-institutional relations.
Humanización de la Asistencia
Atención Centrada En El Paciente
Relaciones comunidad-institución.
Humanização da Assistência
Assistência Centrada no Paciente
Relações comunidade-instituição.
topic Humanization of Assistance
Patient-Centered Care
Community-institutional relations.
Humanización de la Asistencia
Atención Centrada En El Paciente
Relaciones comunidad-institución.
Humanização da Assistência
Assistência Centrada no Paciente
Relações comunidade-instituição.
description Objetivo: O objetivo é apresentar o relato de experiência vivido como acadêmica de enfermagem no Serviço de Humanização de um Hospital Universitário do interior de Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo e reflexivo, sobre a vivência de uma estudante de graduação em enfermagem no atendimento hospitalar de um Pronto Socorro de um Hospital Universitário do interior de Minas Gerais. O relato se refere à prática do Projeto “Posso Ajudar?” e possui caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico. Resultados: Foi possível evidenciar sobre o desenvolvimento prático do projeto em questão, como detalhes sobre a vivência extensionista da acadêmica, os benefícios do referido projeto de extensão na percepção da mesma, a percepção da acadêmica sobre os benefícios do projeto de extensão para a comunidade hospitalar e o desenvolvimento do projeto durante a pandemia da COVID-19. Considerações finais: Na percepção da acadêmica, a experiência extensionista influenciou na sua formação universitária, visto que foi uma atividade complementar no processo de construção da sua identidade profissional e permitiu a otimização do atendimento frente à comunidade hospitalar. O escopo do projeto e a sua execução, incluindo ações não previstas, foram fundamentais para uma mudança de paradigma na formação dos discentes que atuam no contexto da humanização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37693
10.33448/rsd-v11i16.37693
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37693
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.37693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37693/31428
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Nathália Cardoso de Medeiros; Tatiany Calegari; Livia Ferreira Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Nathália Cardoso de Medeiros; Tatiany Calegari; Livia Ferreira Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e81111637693
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e81111637693
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e81111637693
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052774784958464