Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Francisco Kássio Teixeira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812
Resumo: O estágio supervisionado como um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas é muito importante para formação inicial. O objetivo deste artigo consiste em destacar as contribuições, vivências e reflexões do estágio supervisionado remoto para formação inicial na escola de campo durante a pandemia de Covid-19, refletindo através das narrativas vividas. O presente artigo consiste em uma pesquisa de cunho qualitativa narrativa, essas narrativas em questão são das vivências e experiências do autor durante o estágio remoto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma pesquisaformação realizada através da observação, os dados foram produzidos de forma descritiva, O campo da pesquisa foi uma Escola Pública Técnica da Rede Federal de Ensino, localizada em Teresina-PI, o estágio foi desenvolvido em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Ciências Biológicas, os resultados narrados demonstram que as aulas remota propocionaram situações inovadoras, houve uma baixa adesão dos alunos as aulas remotas, os desafios e as situações imprevitas foram superados, diante disso fica claro que o estágio contribui para formação inicial e diante do cenário de pandemia o ensino remoto foi a única alternativa viável.
id UNIFEI_81da639e9bdcf76d3961873a38758d88
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40812
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remotoSupervised internship in times of Covid-19: narratives and reflections in the context of remote teaching Prácticas supervisadas en tiempos de Covid-19: narratives y reflexiones en el contexto de la educación remotaFormación inicialPrácticas supervisadasEducación remota. Initial formationSupervised internshipRemote teaching.Formação inicialEstágio supervisionadoEnsino remoto.O estágio supervisionado como um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas é muito importante para formação inicial. O objetivo deste artigo consiste em destacar as contribuições, vivências e reflexões do estágio supervisionado remoto para formação inicial na escola de campo durante a pandemia de Covid-19, refletindo através das narrativas vividas. O presente artigo consiste em uma pesquisa de cunho qualitativa narrativa, essas narrativas em questão são das vivências e experiências do autor durante o estágio remoto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma pesquisaformação realizada através da observação, os dados foram produzidos de forma descritiva, O campo da pesquisa foi uma Escola Pública Técnica da Rede Federal de Ensino, localizada em Teresina-PI, o estágio foi desenvolvido em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Ciências Biológicas, os resultados narrados demonstram que as aulas remota propocionaram situações inovadoras, houve uma baixa adesão dos alunos as aulas remotas, os desafios e as situações imprevitas foram superados, diante disso fica claro que o estágio contribui para formação inicial e diante do cenário de pandemia o ensino remoto foi a única alternativa viável.The supervised internship as a mandatory curricular component in degree courses is very important for initial training. The purpose of consits this article is to highlight the contributions, experiences and reflections of the remote supervised internship for initial training in the field school during the Covid-19 pandemic, reflecting through the lived narratives. This article consists of a narrative qualitative research, these narratives in question are from the author's experiences and experiences during the remote internship in the Degree in Biological Sciences course, a training research carried out through observation, the data were produced in a descriptive way, The field of research was a Technical Public School of the Federal Teaching Network, located in Teresina-PI, the internship was developed in a group of the First year of High School in the discipline of Biological Sciences, the narrated results demonstrate that the remote classes provided situations innovative, there was a low adherence of students to remote classes, the challenges and unforeseen situations were overcome, in view of this it is clear that the internship contributes to initial training and in the face of the pandemic scenario, remote teaching was the only viable alternative.La práctica tutelada como componente curricular obligatorio en las carreras de grado es muy importante para la formación inicial. El propósito de este artículo es resaltar los aportes, experiencias y reflexiones del internado supervisado a distancia para la formación inicial en la escuela de campo durante la pandemia de la Covid-19, reflexionando a través de las narrativas vividas. Este artículo consiste en una investigación cualitativa narrativa, estas narrativas en cuestión son de las vivencias del autor y vivencias durante la pasantía a distancia en la carrera Licenciatura en Ciencias Biológicas, una investigación formativa realizada a través de la observación, los datos fueron producidos de forma descriptiva, los campo de investigación fue una Escuela Pública Técnica de la Red Federal de Enseñanza, ubicada en Teresina-PI, la pasantía se desarrolló en un grupo del Primer año de Enseñanza Media en la disciplina de Ciencias Biológicas, los resultados narrados demuestran que las clases a distancia impartidas Situaciones innovadoras, hubo una baja adherencia de los estudiantes a las clases a distancia, se superaron retos e imprevistos, ante esto queda claro que la pasantía contribuye a la formación inicial y, ante el escenario de la pandemia, la enseñanza a distancia era la única viable alternativa.Research, Society and Development2023-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4081210.33448/rsd-v12i3.40812Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e24412340812Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e24412340812Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e244123408122525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812/33246Copyright (c) 2023 Francisco Kássio Teixeira de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Francisco Kássio Teixeira de 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40812Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
Supervised internship in times of Covid-19: narratives and reflections in the context of remote teaching
Prácticas supervisadas en tiempos de Covid-19: narratives y reflexiones en el contexto de la educación remota
title Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
spellingShingle Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
Moura, Francisco Kássio Teixeira de
Formación inicial
Prácticas supervisadas
Educación remota.
Initial formation
Supervised internship
Remote teaching.
Formação inicial
Estágio supervisionado
Ensino remoto.
title_short Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
title_full Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
title_fullStr Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
title_sort Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
author Moura, Francisco Kássio Teixeira de
author_facet Moura, Francisco Kássio Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Francisco Kássio Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Formación inicial
Prácticas supervisadas
Educación remota.
Initial formation
Supervised internship
Remote teaching.
Formação inicial
Estágio supervisionado
Ensino remoto.
topic Formación inicial
Prácticas supervisadas
Educación remota.
Initial formation
Supervised internship
Remote teaching.
Formação inicial
Estágio supervisionado
Ensino remoto.
description O estágio supervisionado como um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas é muito importante para formação inicial. O objetivo deste artigo consiste em destacar as contribuições, vivências e reflexões do estágio supervisionado remoto para formação inicial na escola de campo durante a pandemia de Covid-19, refletindo através das narrativas vividas. O presente artigo consiste em uma pesquisa de cunho qualitativa narrativa, essas narrativas em questão são das vivências e experiências do autor durante o estágio remoto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma pesquisaformação realizada através da observação, os dados foram produzidos de forma descritiva, O campo da pesquisa foi uma Escola Pública Técnica da Rede Federal de Ensino, localizada em Teresina-PI, o estágio foi desenvolvido em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Ciências Biológicas, os resultados narrados demonstram que as aulas remota propocionaram situações inovadoras, houve uma baixa adesão dos alunos as aulas remotas, os desafios e as situações imprevitas foram superados, diante disso fica claro que o estágio contribui para formação inicial e diante do cenário de pandemia o ensino remoto foi a única alternativa viável.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812
10.33448/rsd-v12i3.40812
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812/33246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco Kássio Teixeira de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Francisco Kássio Teixeira de Moura
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e24412340812
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e24412340812
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e24412340812
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052620642189312