Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812 |
Resumo: | O estágio supervisionado como um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas é muito importante para formação inicial. O objetivo deste artigo consiste em destacar as contribuições, vivências e reflexões do estágio supervisionado remoto para formação inicial na escola de campo durante a pandemia de Covid-19, refletindo através das narrativas vividas. O presente artigo consiste em uma pesquisa de cunho qualitativa narrativa, essas narrativas em questão são das vivências e experiências do autor durante o estágio remoto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma pesquisaformação realizada através da observação, os dados foram produzidos de forma descritiva, O campo da pesquisa foi uma Escola Pública Técnica da Rede Federal de Ensino, localizada em Teresina-PI, o estágio foi desenvolvido em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Ciências Biológicas, os resultados narrados demonstram que as aulas remota propocionaram situações inovadoras, houve uma baixa adesão dos alunos as aulas remotas, os desafios e as situações imprevitas foram superados, diante disso fica claro que o estágio contribui para formação inicial e diante do cenário de pandemia o ensino remoto foi a única alternativa viável. |
id |
UNIFEI_81da639e9bdcf76d3961873a38758d88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40812 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remotoSupervised internship in times of Covid-19: narratives and reflections in the context of remote teaching Prácticas supervisadas en tiempos de Covid-19: narratives y reflexiones en el contexto de la educación remotaFormación inicialPrácticas supervisadasEducación remota. Initial formationSupervised internshipRemote teaching.Formação inicialEstágio supervisionadoEnsino remoto.O estágio supervisionado como um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas é muito importante para formação inicial. O objetivo deste artigo consiste em destacar as contribuições, vivências e reflexões do estágio supervisionado remoto para formação inicial na escola de campo durante a pandemia de Covid-19, refletindo através das narrativas vividas. O presente artigo consiste em uma pesquisa de cunho qualitativa narrativa, essas narrativas em questão são das vivências e experiências do autor durante o estágio remoto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma pesquisaformação realizada através da observação, os dados foram produzidos de forma descritiva, O campo da pesquisa foi uma Escola Pública Técnica da Rede Federal de Ensino, localizada em Teresina-PI, o estágio foi desenvolvido em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Ciências Biológicas, os resultados narrados demonstram que as aulas remota propocionaram situações inovadoras, houve uma baixa adesão dos alunos as aulas remotas, os desafios e as situações imprevitas foram superados, diante disso fica claro que o estágio contribui para formação inicial e diante do cenário de pandemia o ensino remoto foi a única alternativa viável.The supervised internship as a mandatory curricular component in degree courses is very important for initial training. The purpose of consits this article is to highlight the contributions, experiences and reflections of the remote supervised internship for initial training in the field school during the Covid-19 pandemic, reflecting through the lived narratives. This article consists of a narrative qualitative research, these narratives in question are from the author's experiences and experiences during the remote internship in the Degree in Biological Sciences course, a training research carried out through observation, the data were produced in a descriptive way, The field of research was a Technical Public School of the Federal Teaching Network, located in Teresina-PI, the internship was developed in a group of the First year of High School in the discipline of Biological Sciences, the narrated results demonstrate that the remote classes provided situations innovative, there was a low adherence of students to remote classes, the challenges and unforeseen situations were overcome, in view of this it is clear that the internship contributes to initial training and in the face of the pandemic scenario, remote teaching was the only viable alternative.La práctica tutelada como componente curricular obligatorio en las carreras de grado es muy importante para la formación inicial. El propósito de este artículo es resaltar los aportes, experiencias y reflexiones del internado supervisado a distancia para la formación inicial en la escuela de campo durante la pandemia de la Covid-19, reflexionando a través de las narrativas vividas. Este artículo consiste en una investigación cualitativa narrativa, estas narrativas en cuestión son de las vivencias del autor y vivencias durante la pasantía a distancia en la carrera Licenciatura en Ciencias Biológicas, una investigación formativa realizada a través de la observación, los datos fueron producidos de forma descriptiva, los campo de investigación fue una Escuela Pública Técnica de la Red Federal de Enseñanza, ubicada en Teresina-PI, la pasantía se desarrolló en un grupo del Primer año de Enseñanza Media en la disciplina de Ciencias Biológicas, los resultados narrados demuestran que las clases a distancia impartidas Situaciones innovadoras, hubo una baja adherencia de los estudiantes a las clases a distancia, se superaron retos e imprevistos, ante esto queda claro que la pasantía contribuye a la formación inicial y, ante el escenario de la pandemia, la enseñanza a distancia era la única viable alternativa.Research, Society and Development2023-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4081210.33448/rsd-v12i3.40812Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e24412340812Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e24412340812Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e244123408122525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812/33246Copyright (c) 2023 Francisco Kássio Teixeira de Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Francisco Kássio Teixeira de 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40812Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto Supervised internship in times of Covid-19: narratives and reflections in the context of remote teaching Prácticas supervisadas en tiempos de Covid-19: narratives y reflexiones en el contexto de la educación remota |
title |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto |
spellingShingle |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto Moura, Francisco Kássio Teixeira de Formación inicial Prácticas supervisadas Educación remota. Initial formation Supervised internship Remote teaching. Formação inicial Estágio supervisionado Ensino remoto. |
title_short |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto |
title_full |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto |
title_sort |
Estágio supervisionado em tempos de Covid-19: narrativas e reflexões no contexto do ensino remoto |
author |
Moura, Francisco Kássio Teixeira de |
author_facet |
Moura, Francisco Kássio Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Francisco Kássio Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formación inicial Prácticas supervisadas Educación remota. Initial formation Supervised internship Remote teaching. Formação inicial Estágio supervisionado Ensino remoto. |
topic |
Formación inicial Prácticas supervisadas Educación remota. Initial formation Supervised internship Remote teaching. Formação inicial Estágio supervisionado Ensino remoto. |
description |
O estágio supervisionado como um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciaturas é muito importante para formação inicial. O objetivo deste artigo consiste em destacar as contribuições, vivências e reflexões do estágio supervisionado remoto para formação inicial na escola de campo durante a pandemia de Covid-19, refletindo através das narrativas vividas. O presente artigo consiste em uma pesquisa de cunho qualitativa narrativa, essas narrativas em questão são das vivências e experiências do autor durante o estágio remoto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, uma pesquisaformação realizada através da observação, os dados foram produzidos de forma descritiva, O campo da pesquisa foi uma Escola Pública Técnica da Rede Federal de Ensino, localizada em Teresina-PI, o estágio foi desenvolvido em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Ciências Biológicas, os resultados narrados demonstram que as aulas remota propocionaram situações inovadoras, houve uma baixa adesão dos alunos as aulas remotas, os desafios e as situações imprevitas foram superados, diante disso fica claro que o estágio contribui para formação inicial e diante do cenário de pandemia o ensino remoto foi a única alternativa viável. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812 10.33448/rsd-v12i3.40812 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i3.40812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40812/33246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Francisco Kássio Teixeira de Moura https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Francisco Kássio Teixeira de Moura https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e24412340812 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e24412340812 Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e24412340812 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052620642189312 |