Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254 |
Resumo: | Objetivo: Contribuir com novas ideias que possam agregar no ensino e aprendizagem de modalidades para à Educação à distância e/ou presencial onde é possível desenvolver apresentações de mídias digitais. Método: trata-se de um relato de experiência em que foi descrita a utilização de uma estratégia na elaboração de conteúdos que compuseram um seminário de apresentações, não convencional, com um diferencial, a criação de “podcasts em formato de programa de rádio”. Resultados: Foram realizados 8 encontros síncronos, através da utilização do Teams® que resultaram na apresentação de 22 podcasts com temáticas associadas a doenças transmissíveis que acometem adultos. Conclusão: A partir da utilização deste recurso, os discentes puderam associar a teoria à prática fazendo um exercício de planejamento, tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe, avaliação e controle. |
id |
UNIFEI_a3c96a27cc729b95ff1b28e75a90ba8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43254 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio AcadêmicaUse of active distance education methodologies during the pandemic – Academic Radio ProjectUso de metodologías activas de educación a distancia durante la pandemia – Proyecto Radio AcadémicaEducación en EnfermeríaEducación a DistanciaUniversidadesCOVID-19Enfermería.Education, NursingEducation, DistanceUniversitiesCOVID-19Nursing. Educação em EnfermagemEducação a DistânciaUniversidadesCOVID-19Enfermagem.Objetivo: Contribuir com novas ideias que possam agregar no ensino e aprendizagem de modalidades para à Educação à distância e/ou presencial onde é possível desenvolver apresentações de mídias digitais. Método: trata-se de um relato de experiência em que foi descrita a utilização de uma estratégia na elaboração de conteúdos que compuseram um seminário de apresentações, não convencional, com um diferencial, a criação de “podcasts em formato de programa de rádio”. Resultados: Foram realizados 8 encontros síncronos, através da utilização do Teams® que resultaram na apresentação de 22 podcasts com temáticas associadas a doenças transmissíveis que acometem adultos. Conclusão: A partir da utilização deste recurso, os discentes puderam associar a teoria à prática fazendo um exercício de planejamento, tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe, avaliação e controle.Objective: Contribute with new ideas that can add to the teaching and learning of distance and/or face-to-face education where it is possible to develop digital media presentations. Method: this is an experience report where it was described the use of a strategy in the elaboration of contents that composed a seminar of presentations, unconventional, with a differential, the creation of “podcasts in radio program format”. Results: Eight synchronous meetings were held using Teams®, which resulted in the presentation of 22 podcasts with themes associated with communicable diseases that affect adults. Conclusion: Using this resource, students were able to associate theory with practice by doing an exercise in planning, decision-making, leadership, teamwork, evaluation and control.Objetivo: Contribuir con nuevas ideas que puedan sumar a la enseñanza y el aprendizaje de la educación a distancia y/o presencial donde sea posible desarrollar presentaciones en medios digitales. Método: se trata de un relato de experiencia donde se describió el uso de una estrategia en la elaboración de contenidos que compuso un seminario de presentaciones, no convencional, con un diferencial, la creación de “podcasts en formato programa de radio”. Resultados: Se realizaron ocho reuniones sincrónicas utilizando Teams®, que resultaron en la presentación de 22 podcasts con temas asociados a enfermedades transmisibles que afectan a los adultos. Conclusión: Utilizando este recurso, los estudiantes lograron asociar la teoría con la práctica realizando un ejercicio de planificación, toma de decisiones, liderazgo, trabajo en equipo, evaluación y control.Research, Society and Development2023-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4325410.33448/rsd-v12i9.43254Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e10112943254Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e10112943254Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e101129432542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254/34849Copyright (c) 2023 Rafael Lustosa Ribeiro; Laura Bacelar de Araujo Lourençohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rafael Lustosa Lourenço, Laura Bacelar de Araujo 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43254Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica Use of active distance education methodologies during the pandemic – Academic Radio Project Uso de metodologías activas de educación a distancia durante la pandemia – Proyecto Radio Académica |
title |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica |
spellingShingle |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica Ribeiro, Rafael Lustosa Educación en Enfermería Educación a Distancia Universidades COVID-19 Enfermería. Education, Nursing Education, Distance Universities COVID-19 Nursing. Educação em Enfermagem Educação a Distância Universidades COVID-19 Enfermagem. |
title_short |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica |
title_full |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica |
title_fullStr |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica |
title_full_unstemmed |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica |
title_sort |
Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica |
author |
Ribeiro, Rafael Lustosa |
author_facet |
Ribeiro, Rafael Lustosa Lourenço, Laura Bacelar de Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Lourenço, Laura Bacelar de Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rafael Lustosa Lourenço, Laura Bacelar de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación en Enfermería Educación a Distancia Universidades COVID-19 Enfermería. Education, Nursing Education, Distance Universities COVID-19 Nursing. Educação em Enfermagem Educação a Distância Universidades COVID-19 Enfermagem. |
topic |
Educación en Enfermería Educación a Distancia Universidades COVID-19 Enfermería. Education, Nursing Education, Distance Universities COVID-19 Nursing. Educação em Enfermagem Educação a Distância Universidades COVID-19 Enfermagem. |
description |
Objetivo: Contribuir com novas ideias que possam agregar no ensino e aprendizagem de modalidades para à Educação à distância e/ou presencial onde é possível desenvolver apresentações de mídias digitais. Método: trata-se de um relato de experiência em que foi descrita a utilização de uma estratégia na elaboração de conteúdos que compuseram um seminário de apresentações, não convencional, com um diferencial, a criação de “podcasts em formato de programa de rádio”. Resultados: Foram realizados 8 encontros síncronos, através da utilização do Teams® que resultaram na apresentação de 22 podcasts com temáticas associadas a doenças transmissíveis que acometem adultos. Conclusão: A partir da utilização deste recurso, os discentes puderam associar a teoria à prática fazendo um exercício de planejamento, tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe, avaliação e controle. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254 10.33448/rsd-v12i9.43254 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i9.43254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254/34849 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafael Lustosa Ribeiro; Laura Bacelar de Araujo Lourenço https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafael Lustosa Ribeiro; Laura Bacelar de Araujo Lourenço https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e10112943254 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e10112943254 Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e10112943254 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052630836445184 |