Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rafael Lustosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lourenço, Laura Bacelar de Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254
Resumo: Objetivo: Contribuir com novas ideias que possam agregar no ensino e aprendizagem de modalidades para à Educação à distância e/ou presencial onde é possível desenvolver apresentações de mídias digitais. Método: trata-se de um relato de experiência em que foi descrita a utilização de uma estratégia na elaboração de conteúdos que compuseram um seminário de apresentações, não convencional, com um diferencial, a criação de “podcasts em formato de programa de rádio”. Resultados: Foram realizados 8 encontros síncronos, através da utilização do Teams® que resultaram na apresentação de 22 podcasts com temáticas associadas a doenças transmissíveis que acometem adultos.  Conclusão: A partir da utilização deste recurso, os discentes puderam associar a teoria à prática fazendo um exercício de planejamento, tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe, avaliação e controle.
id UNIFEI_a3c96a27cc729b95ff1b28e75a90ba8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43254
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio AcadêmicaUse of active distance education methodologies during the pandemic – Academic Radio ProjectUso de metodologías activas de educación a distancia durante la pandemia – Proyecto Radio AcadémicaEducación en EnfermeríaEducación a DistanciaUniversidadesCOVID-19Enfermería.Education, NursingEducation, DistanceUniversitiesCOVID-19Nursing. Educação em EnfermagemEducação a DistânciaUniversidadesCOVID-19Enfermagem.Objetivo: Contribuir com novas ideias que possam agregar no ensino e aprendizagem de modalidades para à Educação à distância e/ou presencial onde é possível desenvolver apresentações de mídias digitais. Método: trata-se de um relato de experiência em que foi descrita a utilização de uma estratégia na elaboração de conteúdos que compuseram um seminário de apresentações, não convencional, com um diferencial, a criação de “podcasts em formato de programa de rádio”. Resultados: Foram realizados 8 encontros síncronos, através da utilização do Teams® que resultaram na apresentação de 22 podcasts com temáticas associadas a doenças transmissíveis que acometem adultos.  Conclusão: A partir da utilização deste recurso, os discentes puderam associar a teoria à prática fazendo um exercício de planejamento, tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe, avaliação e controle.Objective: Contribute with new ideas that can add to the teaching and learning of distance and/or face-to-face education where it is possible to develop digital media presentations. Method: this is an experience report where it was described the use of a strategy in the elaboration of contents that composed a seminar of presentations, unconventional, with a differential, the creation of “podcasts in radio program format”. Results: Eight synchronous meetings were held using Teams®, which resulted in the presentation of 22 podcasts with themes associated with communicable diseases that affect adults. Conclusion: Using this resource, students were able to associate theory with practice by doing an exercise in planning, decision-making, leadership, teamwork, evaluation and control.Objetivo: Contribuir con nuevas ideas que puedan sumar a la enseñanza y el aprendizaje de la educación a distancia y/o presencial donde sea posible desarrollar presentaciones en medios digitales. Método: se trata de un relato de experiencia donde se describió el uso de una estrategia en la elaboración de contenidos que compuso un seminario de presentaciones, no convencional, con un diferencial, la creación de “podcasts en formato programa de radio”. Resultados: Se realizaron ocho reuniones sincrónicas utilizando Teams®, que resultaron en la presentación de 22 podcasts con temas asociados a enfermedades transmisibles que afectan a los adultos. Conclusión: Utilizando este recurso, los estudiantes lograron asociar la teoría con la práctica realizando un ejercicio de planificación, toma de decisiones, liderazgo, trabajo en equipo, evaluación y control.Research, Society and Development2023-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4325410.33448/rsd-v12i9.43254Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e10112943254Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e10112943254Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e101129432542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254/34849Copyright (c) 2023 Rafael Lustosa Ribeiro; Laura Bacelar de Araujo Lourençohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rafael Lustosa Lourenço, Laura Bacelar de Araujo 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43254Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
Use of active distance education methodologies during the pandemic – Academic Radio Project
Uso de metodologías activas de educación a distancia durante la pandemia – Proyecto Radio Académica
title Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
spellingShingle Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
Ribeiro, Rafael Lustosa
Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Universidades
COVID-19
Enfermería.
Education, Nursing
Education, Distance
Universities
COVID-19
Nursing.
Educação em Enfermagem
Educação a Distância
Universidades
COVID-19
Enfermagem.
title_short Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
title_full Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
title_fullStr Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
title_full_unstemmed Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
title_sort Uso de metodologias ativas de educação à distância durante a pandemia – Projeto Rádio Acadêmica
author Ribeiro, Rafael Lustosa
author_facet Ribeiro, Rafael Lustosa
Lourenço, Laura Bacelar de Araujo
author_role author
author2 Lourenço, Laura Bacelar de Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rafael Lustosa
Lourenço, Laura Bacelar de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Universidades
COVID-19
Enfermería.
Education, Nursing
Education, Distance
Universities
COVID-19
Nursing.
Educação em Enfermagem
Educação a Distância
Universidades
COVID-19
Enfermagem.
topic Educación en Enfermería
Educación a Distancia
Universidades
COVID-19
Enfermería.
Education, Nursing
Education, Distance
Universities
COVID-19
Nursing.
Educação em Enfermagem
Educação a Distância
Universidades
COVID-19
Enfermagem.
description Objetivo: Contribuir com novas ideias que possam agregar no ensino e aprendizagem de modalidades para à Educação à distância e/ou presencial onde é possível desenvolver apresentações de mídias digitais. Método: trata-se de um relato de experiência em que foi descrita a utilização de uma estratégia na elaboração de conteúdos que compuseram um seminário de apresentações, não convencional, com um diferencial, a criação de “podcasts em formato de programa de rádio”. Resultados: Foram realizados 8 encontros síncronos, através da utilização do Teams® que resultaram na apresentação de 22 podcasts com temáticas associadas a doenças transmissíveis que acometem adultos.  Conclusão: A partir da utilização deste recurso, os discentes puderam associar a teoria à prática fazendo um exercício de planejamento, tomada de decisão, liderança, trabalho em equipe, avaliação e controle.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254
10.33448/rsd-v12i9.43254
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i9.43254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43254/34849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rafael Lustosa Ribeiro; Laura Bacelar de Araujo Lourenço
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rafael Lustosa Ribeiro; Laura Bacelar de Araujo Lourenço
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e10112943254
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e10112943254
Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e10112943254
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052630836445184