Relato de experiência: O trabalho em equipe, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade em três centros de residência multiprofissional no Brasil
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44289 |
Resumo: | Introdução A residência multiprofissional é uma atividade relativamente recente no universo da saúde brasileira. Trabalhar em equipe nos serviços de saúde em que a hierarquia e verticalização das profissões são dominantes permanece como um grande desafio, assim como atuar de forma interprofissional. Os Programas de Residência Multiprofissional ao longo do tempo desenvolveram ações para ampliar a sua atuação e influência no sistema de saúde. Um dos instrumentos, para realizar esta tarefa, é a efetivação do trabalho em equipe, interdisciplinar e interprofissional. O presente artigo visa apresentar a forma de organização atual de três centros de residência multiprofissional situados em diferentes unidades da federação do Brasil, no que concerne ao trabalho em equipe, atuação interdisciplinar e interprofissional, e responder à questão se ocorre ou não o trabalho interprofissional em cada um dos centros citados. Metodologia Utilizou-se o Relato de Experiência para descrição do trabalho em equipe, interdisciplinar e interprofissional em cada centro de residência. Resultados e discussão Cada centro desenvolve o trabalho no âmbito da residência multiprofissional de forma diversa. O desenvolvimento da interdisciplinaridade ocorre em momentos pontuais, especialmente na construção dos estudos de caso, pois identifica-se diálogo entre os profissionais e a construção de projetos de intervenção com objetivos integrais e específicos a cada usuário. Alguns programas utilizam como estratégia o Projeto Terapêutico Singular como estratégia para esta finalidade, porém, a interprofissionalidade não é verificável. Conclusão A proposta interdisciplinar e interprofissional é antes um desafio, que, em função de um questionamento compartilhado, tende à convergência com reciprocidade, mútuo enriquecimento e aprendizagem conjunta entre os indivíduos que interagem interdisciplinarmente. |
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Relato de experiência: O trabalho em equipe, a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade em três centros de residência multiprofissional no BrasilExperience report: Teamwork, interdisciplinarity and interprofessionality in three multi-professional residence centers in Brazil Informe de experiencia: Trabajo en equipo, interdisciplinaridad e interprofesionalidad en tres centros de residencia multiprofesional en Brasil Práctica interdisciplinariaEducación interprofesionalResidencia hospitalaria. Interdisciplinary practiceInterprofessional educationHospital residence. Prática interdisciplinarEducação interprofissionalResidência hospitalar. Introdução A residência multiprofissional é uma atividade relativamente recente no universo da saúde brasileira. Trabalhar em equipe nos serviços de saúde em que a hierarquia e verticalização das profissões são dominantes permanece como um grande desafio, assim como atuar de forma interprofissional. Os Programas de Residência Multiprofissional ao longo do tempo desenvolveram ações para ampliar a sua atuação e influência no sistema de saúde. Um dos instrumentos, para realizar esta tarefa, é a efetivação do trabalho em equipe, interdisciplinar e interprofissional. O presente artigo visa apresentar a forma de organização atual de três centros de residência multiprofissional situados em diferentes unidades da federação do Brasil, no que concerne ao trabalho em equipe, atuação interdisciplinar e interprofissional, e responder à questão se ocorre ou não o trabalho interprofissional em cada um dos centros citados. Metodologia Utilizou-se o Relato de Experiência para descrição do trabalho em equipe, interdisciplinar e interprofissional em cada centro de residência. Resultados e discussão Cada centro desenvolve o trabalho no âmbito da residência multiprofissional de forma diversa. O desenvolvimento da interdisciplinaridade ocorre em momentos pontuais, especialmente na construção dos estudos de caso, pois identifica-se diálogo entre os profissionais e a construção de projetos de intervenção com objetivos integrais e específicos a cada usuário. Alguns programas utilizam como estratégia o Projeto Terapêutico Singular como estratégia para esta finalidade, porém, a interprofissionalidade não é verificável. Conclusão A proposta interdisciplinar e interprofissional é antes um desafio, que, em função de um questionamento compartilhado, tende à convergência com reciprocidade, mútuo enriquecimento e aprendizagem conjunta entre os indivíduos que interagem interdisciplinarmente.Introduction Multidisciplinary residency is a relatively recent activity in the Brazilian healthcare universe. Working as a team in health services where the hierarchy and verticalization of professions are dominant remains a major challenge, as does acting in an interprofessional manner. Over time, Multiprofessional Residency Programs have developed actions to expand their operations and influence in the health system. One of the instruments to carry out this task is the implementation of teamwork, interdisciplinary and interprofessional. This article aims to present the current form of organization of three multidisciplinary residency centers located in different units of the Brazilian federation, with regard to teamwork, interdisciplinary and interprofessional action, and answer the question whether or not interprofessional work occurs in each of the aforementioned centers. Methodology The Experience Report was used to describe team, interdisciplinary and interprofessional work in each residency center. Results and discussion Each center develops work within the scope of the multidisciplinary residency in different ways. The development of interdisciplinarity occurs at specific moments, especially in the construction of case studies, as dialogue between professionals and the construction of intervention projects with integral and specific objectives for each user is identified. Some programs use the Singular Therapeutic Project as a strategy for this purpose, however, interprofessionality is not verifiable. Conclusion The interdisciplinary and interprofessional proposal is rather a challenge, which, due to shared questioning, tends to converge with reciprocity, mutual enrichment and joint learning between individuals who interact interdisciplinary.Introducción La residencia multidisciplinaria es una actividad relativamente reciente en el universo de la salud brasileño. Trabajar en equipo en servicios de salud donde predomina la jerarquía y la verticalización de las profesiones sigue siendo un gran desafío, al igual que actuar de manera interprofesional. Con el tiempo, los Programas de Residencia Multiprofesional han desarrollado acciones para ampliar su operación e influencia en el sistema de salud. Uno de los instrumentos para llevar a cabo esta tarea es la implementación del trabajo en equipo, interdisciplinario e interprofesional. Este artículo tiene como objetivo presentar la forma actual de organización de tres centros de residencia multidisciplinarios ubicados en diferentes unidades de la federación brasileña, en lo que respecta al trabajo en equipo, la acción interdisciplinaria e interprofesional, y responder a la pregunta de si el trabajo interprofesional ocurre o no en cada uno de los centros antes mencionados. Metodología Se utilizó el Informe de Experiencia para describir el trabajo en equipo, interdisciplinario e interprofesional en cada centro de residencia. Resultados y discusión Cada centro desarrolla el trabajo en el ámbito de la residencia multidisciplinar de diferentes maneras. El desarrollo de la interdisciplinariedad se da en momentos puntuales, especialmente en la construcción de estudios de caso, a medida que se identifica el diálogo entre profesionales y la construcción de proyectos de intervención con objetivos integrales y específicos para cada usuario. Algunos programas utilizan el Proyecto Terapéutico Singular como estrategia para este fin, sin embargo, la interprofesionalidad no es verificable. Conclusión La propuesta interdisciplinaria e interprofesional es más bien un desafío, que, debido al cuestionamiento compartido, tiende a converger en la reciprocidad, el enriquecimiento mutuo y el aprendizaje conjunto entre individuos que interactúan interdisciplinariamente.Research, Society and Development2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4428910.33448/rsd-v12i13.44289Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e145121344289Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e145121344289Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e1451213442892525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44289/35553Copyright (c) 2023 Larissa Menezes Santos; Liliam Patrícia Pirone; Marcos Vinicius Zoreck Portela; Márcia Andréa Rodrigues de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Larissa Menezes Pirone, Liliam Patrícia Portela, Marcos Vinicius Zoreck Carvalho, Márcia Andréa Rodrigues de 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44289Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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