Vivência na Estratégia de Saúde da Família: aprendizados e desafios em período pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Lorena Daiza Aquino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Anna Claudia de Oliveira, Almeida, Julia Maria Gonçalves de, Pires, Cassia Pérola dos Anjos Braga, Santos, Aline Soares Figueiredo, Lima , Renata Francine Rodrigues, Mendes, Patrícia Helena Costa, Pereira e Maia, Gislaine Conceiçao Teixeira, Rosa , Thalita Thirza de Almeida Santa, Sales, Marinilza Soares Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37167
Resumo: O objetivo do presente estudo é descrever as ações realizadas na disciplina Estágio em Saúde da Família do 7° período da graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES. Trata-se de um relato de experiência realizado pelos acadêmicos, onde foram realizadas ações para a comunidade. Os dados do diagnóstico situacional foram obtidos por meio de observação direta dos acadêmicos em visitas e entrevistas com a preceptora local, bem como consultas aos relatórios produzidos pela territorialização vigente na ESF. Antes de adentrar o território os acadêmicos tiveram a oportunidade de reunir com a preceptora local para ter acesso ao diagnóstico situacional, o que proporcionou a elaboração de um plano de ação, que teve por objetivo solucionar os seguintes  aspectos encontrados no diagnóstico: grande número de idosos, hipertensos, diabéticos, fumantes, baixa adesão das gestantes ao acompanhamento pré-natal odontológico, ausência de ações de relevância  que estimule o trabalho colaborativo e problemas de saúde mental. Atividades foram elaboradas de acordo com os problemas apresentados no diagnóstico situacional para que os mesmos fossem solucionados ou minimizados. Apesar das limitações, espaço físico disponível, participação da população nas ações propostas e o período de pandemia, os acadêmicos aprenderam muito sobre o funcionamento da ESF, caracterizando a experiência como complemento positivo no processo de formação e na transformação da comunidade.
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spelling Vivência na Estratégia de Saúde da Família: aprendizados e desafios em período pandêmico Experience in the Family Health Strategy: learnings and challenges in a pandemic periodExperiencia en la Estrategia de Salud de la Familia: aprendizajes y desafios en período de pandemiaUnified Health SystemNational health strategyPandemics.Sistema Único de SaludEstrategia de salud nacionalesPandemias.Sistema Único de SaúdeEstratégia saúde nacionaisPandemias.O objetivo do presente estudo é descrever as ações realizadas na disciplina Estágio em Saúde da Família do 7° período da graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES. Trata-se de um relato de experiência realizado pelos acadêmicos, onde foram realizadas ações para a comunidade. Os dados do diagnóstico situacional foram obtidos por meio de observação direta dos acadêmicos em visitas e entrevistas com a preceptora local, bem como consultas aos relatórios produzidos pela territorialização vigente na ESF. Antes de adentrar o território os acadêmicos tiveram a oportunidade de reunir com a preceptora local para ter acesso ao diagnóstico situacional, o que proporcionou a elaboração de um plano de ação, que teve por objetivo solucionar os seguintes  aspectos encontrados no diagnóstico: grande número de idosos, hipertensos, diabéticos, fumantes, baixa adesão das gestantes ao acompanhamento pré-natal odontológico, ausência de ações de relevância  que estimule o trabalho colaborativo e problemas de saúde mental. Atividades foram elaboradas de acordo com os problemas apresentados no diagnóstico situacional para que os mesmos fossem solucionados ou minimizados. Apesar das limitações, espaço físico disponível, participação da população nas ações propostas e o período de pandemia, os acadêmicos aprenderam muito sobre o funcionamento da ESF, caracterizando a experiência como complemento positivo no processo de formação e na transformação da comunidade.The aim of the present study is to describe the actions performed in the discipline Family Health Internship in the 7th period of the Dentistry undergraduate course at the State University of Montes Claros - UNIMONTES. This is an experience report carried out by the students, where actions were performed for the community. The data of the situational diagnosis were obtained through direct observation of the students in visits and interviews with the local preceptor, as well as consultation of the reports produced by the territorialization in force in the ESF. Before entering the territory, the students had the opportunity to meet with the local preceptor to have access to the situational diagnosis, which provided the development of an action plan that aimed to solve the following aspects found in the diagnosis: large number of elderly, hypertensive, diabetics, smokers, low adherence of pregnant women to prenatal dental care, lack of relevant actions that encourage collaborative work, and mental health problems. Activities were developed according to the problems presented in the situational diagnosis so that they could be solved or minimized. Despite the limitations, physical space available, participation of the population in the proposed actions and the pandemic period, the students learned a lot about the functioning of the ESF, characterizing the experience as a positive complement in the training process and in the transformation of the community.El objetivo del presente estudio es describir las acciones realizadas en la disciplina Práctica de Salud Familiar en el 7º período del curso de pregrado de Odontología de la Universidad Estatal de Montes Claros - UNIMONTES. Se trata de un informe de experiencia realizado por los alumnos, en el que se realizaron acciones para la comunidad. Los datos del diagnóstico situacional se obtuvieron mediante la observación directa de los alumnos en las visitas y las entrevistas con el preceptor local, así como la consulta de los informes elaborados por la territorialización vigente en la ESF. Antes de entrar en el territorio, los estudiantes tuvieron la oportunidad de reunirse con el preceptor local para tener acceso al diagnóstico situacional, que proporcionó el desarrollo de un plan de acción, que tenía como objetivo resolver los siguientes aspectos encontrados en el diagnóstico: gran número de ancianos, hipertensos, diabéticos, fumadores, baja adherencia de las mujeres embarazadas a la atención dental prenatal, la falta de acciones pertinentes que fomenten el trabajo colaborativo y los problemas de salud mental. Las actividades se desarrollaron en función de los problemas presentados en el diagnóstico de situación para poder resolverlos o minimizarlos. A pesar de las limitaciones, del espacio físico disponible, de la participación de la población en las acciones propuestas y del período de pandemia, los alumnos aprendieron mucho sobre el funcionamiento del ESF, caracterizando la experiencia como un complemento positivo en el proceso de formación y en la transformación de la comunidad.Research, Society and Development2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3716710.33448/rsd-v11i17.37167Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e85111737167Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e85111737167Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e851117371672525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37167/32089Copyright (c) 2022 Lorena Daiza Aquino Ferraz; Anna Claudia de Oliveira Souza; Julia Maria Gonçalves de Almeida; Cassia Pérola dos Anjos Braga Pires; Aline Soares Figueiredo Santos; Renata Francine Rodrigues Lima ; Patrícia Helena Costa Mendes; Gislaine Conceiçao Teixeira Pereira e Maia; Thalita Thirza de Almeida Santa Rosa ; Thalita Thirza de Almeida Santa Rosa ; Marinilza Soares Mota Saleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Lorena Daiza Aquino Souza, Anna Claudia de Oliveira Almeida, Julia Maria Gonçalves de Pires, Cassia Pérola dos Anjos Braga Santos, Aline Soares Figueiredo Lima , Renata Francine Rodrigues Mendes, Patrícia Helena Costa Pereira e Maia, Gislaine Conceiçao TeixeiraRosa , Thalita Thirza de Almeida Santa Rosa , Thalita Thirza de Almeida Santa Sales, Marinilza Soares Mota 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37167Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:26.509227Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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