Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emanuele Rocha da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vicente Neto, Belmiro Figueiredo, Dias, Brenda Tuany Pacheco, Geha, Yuri Fadi, Silva, Bárbara Emeli Silva da, Pereira, Waltair Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926
Resumo: A monitoria acadêmica proporcionar um canal dialógico entre docente e discentes, capaz de favorecer todos os processos envolvidos na formação profissional em saúde. O presente estudo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a atuação da Monitoria de Atenção Integral à Saúde (AIS) no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-MONITORIA), no período de setembro a dezembro de 2019 no curso de medicina da Universidade Federal do Pará. A metodologia envolveu quatro monitores, sendo um bolsista e três voluntários, que auxiliaram no ensino-aprendizagem de forma remota e presencial. Os monitores atuaram na formatação do plano de ensino e coleta de dados de avaliação dos discentes. Os alunos foram divididos em grupos e alocados em Estratégias Saúde da Família (ESF) para práticas e consolidação dos conhecimentos teóricos. Os resultados indicaram que a metodologia de ensino por projeto beneficiou o aprendizado dos alunos, e a monitoria permitiu aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, dois projetos foram transformados em projetos de extensão, ampliando o impacto na comunidade. Conclui-se que a monitoria é uma estratégia educativa valiosa, permitindo aos monitores experienciarem a autorregulação da aprendizagem e aprimorando a formação dos futuros profissionais de saúde, que adquirem novas habilidades e competências por meio dessa prática. A monitoria também aproxima os alunos da docência e amplia as possibilidades de pós-graduação através do tripé de ensino, pesquisa e extensão.
id UNIFEI_cf4a241fafcf485dd25904fe1c1aae72
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42926
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?Undergraduate tutoring: is it possible to succeed in a full-time course?Tutoría de pregrado: ¿es posible tener éxito en un curso de tiempo completo?Medical EducationMonitoringLearning and medical undergraduate education.Educación MédicaSupervisiónAprendizaje y educación de pregrado en medicina.Ensino MédicoMonitoriaAprendizado e educação de graduação em medicina.A monitoria acadêmica proporcionar um canal dialógico entre docente e discentes, capaz de favorecer todos os processos envolvidos na formação profissional em saúde. O presente estudo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a atuação da Monitoria de Atenção Integral à Saúde (AIS) no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-MONITORIA), no período de setembro a dezembro de 2019 no curso de medicina da Universidade Federal do Pará. A metodologia envolveu quatro monitores, sendo um bolsista e três voluntários, que auxiliaram no ensino-aprendizagem de forma remota e presencial. Os monitores atuaram na formatação do plano de ensino e coleta de dados de avaliação dos discentes. Os alunos foram divididos em grupos e alocados em Estratégias Saúde da Família (ESF) para práticas e consolidação dos conhecimentos teóricos. Os resultados indicaram que a metodologia de ensino por projeto beneficiou o aprendizado dos alunos, e a monitoria permitiu aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, dois projetos foram transformados em projetos de extensão, ampliando o impacto na comunidade. Conclui-se que a monitoria é uma estratégia educativa valiosa, permitindo aos monitores experienciarem a autorregulação da aprendizagem e aprimorando a formação dos futuros profissionais de saúde, que adquirem novas habilidades e competências por meio dessa prática. A monitoria também aproxima os alunos da docência e amplia as possibilidades de pós-graduação através do tripé de ensino, pesquisa e extensão.Academic monitoring provides a dialogical channel between professors and students, capable of favoring all processes involved in professional training in health. The present study is an experience report whose objective is to describe the performance of the Monitoring of Integral Health Care (AIS) within the scope of the Support Program for the Qualification of Undergraduate Teaching (PGRAD), Monitoring Subprogram (PGRAD-MONITORIA), from September to December 2019 in the medical course at the Federal University of Pará. The methodology involved four monitors, one with a scholarship and three volunteers, who assisted in teaching-learning remotely and in person. The monitors worked on formatting the teaching plan and collecting data from the students' evaluation. Students were divided into groups and allocated to Family Health Strategies (ESF) for practices and consolidation of theoretical knowledge. The results indicated that the teaching methodology by project benefited the students' learning, and the monitoring allowed to improve the teaching-learning process. In addition, two projects were transformed into extension projects, expanding their impact on the community. It is concluded that monitoring is a valuable educational strategy, allowing monitors to experience self-regulated learning and improving the training of future health professionals, who acquire new skills and competencies through this practice. Monitoring also brings students closer to teaching and expands postgraduate possibilities through the tripod of teaching, research and extension.El seguimiento académico brinda un canal de diálogo entre profesores y estudiantes, capaz de favorecer todos los procesos involucrados en la formación profesional en salud. El presente estudio es un relato de experiencia cuyo objetivo es describir el desempeño del Monitoreo de la Atención Integral en Salud (AIS) en el ámbito del Programa de Apoyo a la Calificación del Docente de Grado (PGRAD), Subprograma de Monitoreo (PGRAD-MONITORIA), de septiembre a diciembre de 2019 en el curso de medicina de la Universidad Federal de Pará La metodología involucró a cuatro monitores, uno becado y tres voluntarios, que asistieron en la enseñanza-aprendizaje de forma remota y presencial. Los monitores trabajaron en el formato del plan de enseñanza y la recopilación de datos de la evaluación de los estudiantes. Los estudiantes fueron divididos en grupos y asignados a las Estrategias de Salud de la Familia (ESF) para prácticas y consolidación de conocimientos teóricos. Los resultados indicaron que la metodología de enseñanza por proyectos benefició el aprendizaje de los estudiantes, y el seguimiento permitió mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Además, dos proyectos se transformaron en proyectos de extensión, ampliando su impacto en la comunidad. Se concluye que el seguimiento es una estrategia educativa valiosa, que permite a los monitores experimentar un aprendizaje autorregulado y mejorar la formación de los futuros profesionales de la salud, quienes adquieren nuevas habilidades y competencias a través de esta práctica. El seguimiento también acerca a los estudiantes a la docencia y amplía las posibilidades de posgrado a través del trípode de la docencia, la investigación y la extensión.Research, Society and Development2023-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4292610.33448/rsd-v12i8.42926Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e9112842926Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e9112842926Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e91128429262525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926/34611Copyright (c) 2023 Emanuele Rocha da Silva; Belmiro Figueiredo Vicente Neto; Brenda Tuany Pacheco Dias; Yuri Fadi Geha; Bárbara Emeli Silva da Silva; Waltair Maria Martins Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Emanuele Rocha daVicente Neto, Belmiro Figueiredo Dias, Brenda Tuany Pacheco Geha, Yuri Fadi Silva, Bárbara Emeli Silva da Pereira, Waltair Maria Martins 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42926Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
Undergraduate tutoring: is it possible to succeed in a full-time course?
Tutoría de pregrado: ¿es posible tener éxito en un curso de tiempo completo?
title Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
spellingShingle Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
Silva, Emanuele Rocha da
Medical Education
Monitoring
Learning and medical undergraduate education.
Educación Médica
Supervisión
Aprendizaje y educación de pregrado en medicina.
Ensino Médico
Monitoria
Aprendizado e educação de graduação em medicina.
title_short Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
title_full Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
title_fullStr Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
title_full_unstemmed Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
title_sort Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
author Silva, Emanuele Rocha da
author_facet Silva, Emanuele Rocha da
Vicente Neto, Belmiro Figueiredo
Dias, Brenda Tuany Pacheco
Geha, Yuri Fadi
Silva, Bárbara Emeli Silva da
Pereira, Waltair Maria Martins
author_role author
author2 Vicente Neto, Belmiro Figueiredo
Dias, Brenda Tuany Pacheco
Geha, Yuri Fadi
Silva, Bárbara Emeli Silva da
Pereira, Waltair Maria Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emanuele Rocha da
Vicente Neto, Belmiro Figueiredo
Dias, Brenda Tuany Pacheco
Geha, Yuri Fadi
Silva, Bárbara Emeli Silva da
Pereira, Waltair Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Medical Education
Monitoring
Learning and medical undergraduate education.
Educación Médica
Supervisión
Aprendizaje y educación de pregrado en medicina.
Ensino Médico
Monitoria
Aprendizado e educação de graduação em medicina.
topic Medical Education
Monitoring
Learning and medical undergraduate education.
Educación Médica
Supervisión
Aprendizaje y educación de pregrado en medicina.
Ensino Médico
Monitoria
Aprendizado e educação de graduação em medicina.
description A monitoria acadêmica proporcionar um canal dialógico entre docente e discentes, capaz de favorecer todos os processos envolvidos na formação profissional em saúde. O presente estudo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a atuação da Monitoria de Atenção Integral à Saúde (AIS) no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-MONITORIA), no período de setembro a dezembro de 2019 no curso de medicina da Universidade Federal do Pará. A metodologia envolveu quatro monitores, sendo um bolsista e três voluntários, que auxiliaram no ensino-aprendizagem de forma remota e presencial. Os monitores atuaram na formatação do plano de ensino e coleta de dados de avaliação dos discentes. Os alunos foram divididos em grupos e alocados em Estratégias Saúde da Família (ESF) para práticas e consolidação dos conhecimentos teóricos. Os resultados indicaram que a metodologia de ensino por projeto beneficiou o aprendizado dos alunos, e a monitoria permitiu aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, dois projetos foram transformados em projetos de extensão, ampliando o impacto na comunidade. Conclui-se que a monitoria é uma estratégia educativa valiosa, permitindo aos monitores experienciarem a autorregulação da aprendizagem e aprimorando a formação dos futuros profissionais de saúde, que adquirem novas habilidades e competências por meio dessa prática. A monitoria também aproxima os alunos da docência e amplia as possibilidades de pós-graduação através do tripé de ensino, pesquisa e extensão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926
10.33448/rsd-v12i8.42926
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926/34611
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e9112842926
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e9112842926
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e9112842926
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629372633088