Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926 |
Resumo: | A monitoria acadêmica proporcionar um canal dialógico entre docente e discentes, capaz de favorecer todos os processos envolvidos na formação profissional em saúde. O presente estudo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a atuação da Monitoria de Atenção Integral à Saúde (AIS) no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-MONITORIA), no período de setembro a dezembro de 2019 no curso de medicina da Universidade Federal do Pará. A metodologia envolveu quatro monitores, sendo um bolsista e três voluntários, que auxiliaram no ensino-aprendizagem de forma remota e presencial. Os monitores atuaram na formatação do plano de ensino e coleta de dados de avaliação dos discentes. Os alunos foram divididos em grupos e alocados em Estratégias Saúde da Família (ESF) para práticas e consolidação dos conhecimentos teóricos. Os resultados indicaram que a metodologia de ensino por projeto beneficiou o aprendizado dos alunos, e a monitoria permitiu aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, dois projetos foram transformados em projetos de extensão, ampliando o impacto na comunidade. Conclui-se que a monitoria é uma estratégia educativa valiosa, permitindo aos monitores experienciarem a autorregulação da aprendizagem e aprimorando a formação dos futuros profissionais de saúde, que adquirem novas habilidades e competências por meio dessa prática. A monitoria também aproxima os alunos da docência e amplia as possibilidades de pós-graduação através do tripé de ensino, pesquisa e extensão. |
id |
UNIFEI_cf4a241fafcf485dd25904fe1c1aae72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42926 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral?Undergraduate tutoring: is it possible to succeed in a full-time course?Tutoría de pregrado: ¿es posible tener éxito en un curso de tiempo completo?Medical EducationMonitoringLearning and medical undergraduate education.Educación MédicaSupervisiónAprendizaje y educación de pregrado en medicina.Ensino MédicoMonitoriaAprendizado e educação de graduação em medicina.A monitoria acadêmica proporcionar um canal dialógico entre docente e discentes, capaz de favorecer todos os processos envolvidos na formação profissional em saúde. O presente estudo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a atuação da Monitoria de Atenção Integral à Saúde (AIS) no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-MONITORIA), no período de setembro a dezembro de 2019 no curso de medicina da Universidade Federal do Pará. A metodologia envolveu quatro monitores, sendo um bolsista e três voluntários, que auxiliaram no ensino-aprendizagem de forma remota e presencial. Os monitores atuaram na formatação do plano de ensino e coleta de dados de avaliação dos discentes. Os alunos foram divididos em grupos e alocados em Estratégias Saúde da Família (ESF) para práticas e consolidação dos conhecimentos teóricos. Os resultados indicaram que a metodologia de ensino por projeto beneficiou o aprendizado dos alunos, e a monitoria permitiu aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, dois projetos foram transformados em projetos de extensão, ampliando o impacto na comunidade. Conclui-se que a monitoria é uma estratégia educativa valiosa, permitindo aos monitores experienciarem a autorregulação da aprendizagem e aprimorando a formação dos futuros profissionais de saúde, que adquirem novas habilidades e competências por meio dessa prática. A monitoria também aproxima os alunos da docência e amplia as possibilidades de pós-graduação através do tripé de ensino, pesquisa e extensão.Academic monitoring provides a dialogical channel between professors and students, capable of favoring all processes involved in professional training in health. The present study is an experience report whose objective is to describe the performance of the Monitoring of Integral Health Care (AIS) within the scope of the Support Program for the Qualification of Undergraduate Teaching (PGRAD), Monitoring Subprogram (PGRAD-MONITORIA), from September to December 2019 in the medical course at the Federal University of Pará. The methodology involved four monitors, one with a scholarship and three volunteers, who assisted in teaching-learning remotely and in person. The monitors worked on formatting the teaching plan and collecting data from the students' evaluation. Students were divided into groups and allocated to Family Health Strategies (ESF) for practices and consolidation of theoretical knowledge. The results indicated that the teaching methodology by project benefited the students' learning, and the monitoring allowed to improve the teaching-learning process. In addition, two projects were transformed into extension projects, expanding their impact on the community. It is concluded that monitoring is a valuable educational strategy, allowing monitors to experience self-regulated learning and improving the training of future health professionals, who acquire new skills and competencies through this practice. Monitoring also brings students closer to teaching and expands postgraduate possibilities through the tripod of teaching, research and extension.El seguimiento académico brinda un canal de diálogo entre profesores y estudiantes, capaz de favorecer todos los procesos involucrados en la formación profesional en salud. El presente estudio es un relato de experiencia cuyo objetivo es describir el desempeño del Monitoreo de la Atención Integral en Salud (AIS) en el ámbito del Programa de Apoyo a la Calificación del Docente de Grado (PGRAD), Subprograma de Monitoreo (PGRAD-MONITORIA), de septiembre a diciembre de 2019 en el curso de medicina de la Universidad Federal de Pará La metodología involucró a cuatro monitores, uno becado y tres voluntarios, que asistieron en la enseñanza-aprendizaje de forma remota y presencial. Los monitores trabajaron en el formato del plan de enseñanza y la recopilación de datos de la evaluación de los estudiantes. Los estudiantes fueron divididos en grupos y asignados a las Estrategias de Salud de la Familia (ESF) para prácticas y consolidación de conocimientos teóricos. Los resultados indicaron que la metodología de enseñanza por proyectos benefició el aprendizaje de los estudiantes, y el seguimiento permitió mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Además, dos proyectos se transformaron en proyectos de extensión, ampliando su impacto en la comunidad. Se concluye que el seguimiento es una estrategia educativa valiosa, que permite a los monitores experimentar un aprendizaje autorregulado y mejorar la formación de los futuros profesionales de la salud, quienes adquieren nuevas habilidades y competencias a través de esta práctica. El seguimiento también acerca a los estudiantes a la docencia y amplía las posibilidades de posgrado a través del trípode de la docencia, la investigación y la extensión.Research, Society and Development2023-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4292610.33448/rsd-v12i8.42926Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e9112842926Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e9112842926Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e91128429262525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926/34611Copyright (c) 2023 Emanuele Rocha da Silva; Belmiro Figueiredo Vicente Neto; Brenda Tuany Pacheco Dias; Yuri Fadi Geha; Bárbara Emeli Silva da Silva; Waltair Maria Martins Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Emanuele Rocha daVicente Neto, Belmiro Figueiredo Dias, Brenda Tuany Pacheco Geha, Yuri Fadi Silva, Bárbara Emeli Silva da Pereira, Waltair Maria Martins 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42926Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? Undergraduate tutoring: is it possible to succeed in a full-time course? Tutoría de pregrado: ¿es posible tener éxito en un curso de tiempo completo? |
title |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? |
spellingShingle |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? Silva, Emanuele Rocha da Medical Education Monitoring Learning and medical undergraduate education. Educación Médica Supervisión Aprendizaje y educación de pregrado en medicina. Ensino Médico Monitoria Aprendizado e educação de graduação em medicina. |
title_short |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? |
title_full |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? |
title_fullStr |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? |
title_full_unstemmed |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? |
title_sort |
Monitoria na Graduação: é possível acontecer com êxito em um curso de tempo integral? |
author |
Silva, Emanuele Rocha da |
author_facet |
Silva, Emanuele Rocha da Vicente Neto, Belmiro Figueiredo Dias, Brenda Tuany Pacheco Geha, Yuri Fadi Silva, Bárbara Emeli Silva da Pereira, Waltair Maria Martins |
author_role |
author |
author2 |
Vicente Neto, Belmiro Figueiredo Dias, Brenda Tuany Pacheco Geha, Yuri Fadi Silva, Bárbara Emeli Silva da Pereira, Waltair Maria Martins |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emanuele Rocha da Vicente Neto, Belmiro Figueiredo Dias, Brenda Tuany Pacheco Geha, Yuri Fadi Silva, Bárbara Emeli Silva da Pereira, Waltair Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medical Education Monitoring Learning and medical undergraduate education. Educación Médica Supervisión Aprendizaje y educación de pregrado en medicina. Ensino Médico Monitoria Aprendizado e educação de graduação em medicina. |
topic |
Medical Education Monitoring Learning and medical undergraduate education. Educación Médica Supervisión Aprendizaje y educación de pregrado en medicina. Ensino Médico Monitoria Aprendizado e educação de graduação em medicina. |
description |
A monitoria acadêmica proporcionar um canal dialógico entre docente e discentes, capaz de favorecer todos os processos envolvidos na formação profissional em saúde. O presente estudo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever a atuação da Monitoria de Atenção Integral à Saúde (AIS) no âmbito do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGRAD), Subprograma Monitoria (PGRAD-MONITORIA), no período de setembro a dezembro de 2019 no curso de medicina da Universidade Federal do Pará. A metodologia envolveu quatro monitores, sendo um bolsista e três voluntários, que auxiliaram no ensino-aprendizagem de forma remota e presencial. Os monitores atuaram na formatação do plano de ensino e coleta de dados de avaliação dos discentes. Os alunos foram divididos em grupos e alocados em Estratégias Saúde da Família (ESF) para práticas e consolidação dos conhecimentos teóricos. Os resultados indicaram que a metodologia de ensino por projeto beneficiou o aprendizado dos alunos, e a monitoria permitiu aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, dois projetos foram transformados em projetos de extensão, ampliando o impacto na comunidade. Conclui-se que a monitoria é uma estratégia educativa valiosa, permitindo aos monitores experienciarem a autorregulação da aprendizagem e aprimorando a formação dos futuros profissionais de saúde, que adquirem novas habilidades e competências por meio dessa prática. A monitoria também aproxima os alunos da docência e amplia as possibilidades de pós-graduação através do tripé de ensino, pesquisa e extensão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926 10.33448/rsd-v12i8.42926 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42926/34611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e9112842926 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e9112842926 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e9112842926 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052629372633088 |