A base da Medicina: anatomia como parte fundamental para a formação acadêmica e segurança profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volz, Laura Elisa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Elina Marta Prado, Lima , Kamila Rose Alves Sudré, Martins, Jéssica Gabriela Mariano Campos, Brito, Letícia Maria Santos, Santos, Marcos Vinícios Ferreira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35401
Resumo: Introdução: Anatomia é a ciência que estuda a estrutura do corpo humano e a integração dos sistemas orgânicos, sendo então necessário um conhecimento anatômico detalhado para atuar de forma clínica e cirúrgica. Entretanto, na medicina atual, há uma redução da carga horária dedicada à anatomia, bem como a mudança de metodologia de ensino, o que ocasionou em um déficit no ensino e aprendizado da anatomia nas instituições de ensino. Objetivo: Avaliar o ensino e aprendizagem da anatomia no curso de medicina. Metodologia: Revisão bibliográfica descritiva em caráter exploratório de abordagem qualitativa, a partir de publicações científicas encontradas nas bases de dados da PUBMED, SCIELO e Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: O estudo contou com a amostra de 8 artigos, dos quais a necessidade de estudo a partir de cadáver foi citada em todos os artigos, a capacitação de profissionais foi explanada em 5 trabalhos, sobre metodologias de estudos nas instituições superiores foram citados em 5 revisões científicas. Discussão: É observado que a anatomia nas instituições de medicina tem tido mudanças ao longo do tempo, com a diminuição da carga horária, informatização do conteúdo e introdução tecnológica. Porém, é evidente que para estudar e compreender outras disciplinas do currículo acadêmico, é necessário um profundo conhecimento anatômico. Conclusão: É necessário que haja integração das matérias para que tenha um melhor raciocínio clínico, o que não é uma realidade nas maiorias das faculdades, uma vez que são abordadas separadamente entre os semestres. Além da falta de cadáver e profissionais capacitados em algumas instituições.
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spelling A base da Medicina: anatomia como parte fundamental para a formação acadêmica e segurança profissionalThe basis of Medicine: anatomy as a fundamental part of academic training and professional securityLa base de la Medicina: la anatomía como parte fundamental de la formación académica y la seguridad professionalAnatomyCadaverTeaching.AnatomíaCadáverEnseñanza.AnatomiaCadáverEnsino.Introdução: Anatomia é a ciência que estuda a estrutura do corpo humano e a integração dos sistemas orgânicos, sendo então necessário um conhecimento anatômico detalhado para atuar de forma clínica e cirúrgica. Entretanto, na medicina atual, há uma redução da carga horária dedicada à anatomia, bem como a mudança de metodologia de ensino, o que ocasionou em um déficit no ensino e aprendizado da anatomia nas instituições de ensino. Objetivo: Avaliar o ensino e aprendizagem da anatomia no curso de medicina. Metodologia: Revisão bibliográfica descritiva em caráter exploratório de abordagem qualitativa, a partir de publicações científicas encontradas nas bases de dados da PUBMED, SCIELO e Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: O estudo contou com a amostra de 8 artigos, dos quais a necessidade de estudo a partir de cadáver foi citada em todos os artigos, a capacitação de profissionais foi explanada em 5 trabalhos, sobre metodologias de estudos nas instituições superiores foram citados em 5 revisões científicas. Discussão: É observado que a anatomia nas instituições de medicina tem tido mudanças ao longo do tempo, com a diminuição da carga horária, informatização do conteúdo e introdução tecnológica. Porém, é evidente que para estudar e compreender outras disciplinas do currículo acadêmico, é necessário um profundo conhecimento anatômico. Conclusão: É necessário que haja integração das matérias para que tenha um melhor raciocínio clínico, o que não é uma realidade nas maiorias das faculdades, uma vez que são abordadas separadamente entre os semestres. Além da falta de cadáver e profissionais capacitados em algumas instituições.Introduction: Anatomy is the science that studies the structure of the human body and the integration of organic systems, requiring detailed anatomical knowledge to act in a clinical and surgical manner. However, in current medicine, there is a reduction in the workload dedicated to anatomy, as well as a change in teaching methodology, which caused a deficit in the teaching and learning of anatomy in educational institutions. Objective: To evaluate the teaching and learning of anatomy in the medical course. Methodology: Descriptive bibliographic review in an exploratory qualitative approach, based on scientific publications found in the PUBMED, SCIELO and Virtual Health Library databases. Results: The study had a sample of 8 articles, of which the need for study from cadavers was mentioned in all articles, the training of professionals was explained in 5 works, on methodologies of studies in higher institutions were mentioned in 5 scientific reviews. Discussion: It is observed that the anatomy in medical institutions has changed over time, with the reduction of workload, computerization of content and technological introduction. However, it is evident that in order to study and understand other disciplines in the academic curriculum, a deep anatomical knowledge is necessary. Conclusion: It is necessary to integrate the subjects so that there is a better clinical reasoning, which is not a reality in most faculties, since they are addressed separately between the semesters. In addition to the lack of corpses and trained professionals in some institutions.Introducción: La anatomía es la ciencia que estudia la estructura del cuerpo humano y la integración de los sistemas orgánicos, requiriendo conocimientos anatómicos detallados para actuar de manera clínica y quirúrgica. Sin embargo, en la medicina actual existe una reducción de la carga horaria dedicada a la anatomía, así como un cambio en la metodología de enseñanza, lo que provocó un déficit en la enseñanza y aprendizaje de la anatomía en las instituciones educativas. Objetivo: Evaluar la enseñanza y el aprendizaje de la anatomía en la carrera de medicina. Metodología: Revisión bibliográfica descriptiva con enfoque cualitativo exploratorio, a partir de publicaciones científicas encontradas en las bases de datos PUBMED, SCIELO y Biblioteca Virtual en Salud. Resultados: El estudio tuvo una muestra de 8 artículos, de los cuales se mencionó en todos los artículos la necesidad de estudio a partir de cadáveres, en 5 trabajos se explicó la formación de profesionales, en 5 revisiones científicas se mencionó sobre metodologías de estudios en instituciones superiores. Discusión: Se observa que la anatomía en las instituciones médicas ha cambiado con el tiempo, con la reducción de la carga de trabajo, informatización de contenidos e introducción tecnológica. Sin embargo, es evidente que para estudiar y comprender otras disciplinas del currículo académico es necesario un profundo conocimiento anatómico. Conclusión: Es necesario integrar las asignaturas para que exista un mejor razonamiento clínico, lo cual no es una realidad en la mayoría de las facultades, ya que se abordan por separado entre los semestres. Además de la falta de cadáveres y profesionales capacitados en algunas instituciones.Research, Society and Development2022-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3540110.33448/rsd-v11i13.35401Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e201111335401Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e201111335401Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e2011113354012525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35401/29624Copyright (c) 2022 Laura Elisa Volz; Elina Marta Prado Silva; Kamila Rose Alves Sudré Lima ; Jéssica Gabriela Mariano Campos Martins; Letícia Maria Santos Brito; Marcos Vinícios Ferreira dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVolz, Laura Elisa Silva, Elina Marta PradoLima , Kamila Rose Alves Sudré Martins, Jéssica Gabriela Mariano Campos Brito, Letícia Maria Santos Santos, Marcos Vinícios Ferreira dos 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35401Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:20.058857Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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