Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Almanack (Guarulhos)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350
Resumo: O artigo analisa a dimensão disciplinar das propostas de Antônio Nunes Ribeiro Sanches para a reforma da educação em Portugal durante o período pombalino (1750-1777). Ribeiro Sanches foi um médico português do século XVIII, afinado com a Ilustração, que viveu e trabalhou em diversos países da Europa. Redigiu trabalhos sobre medicina e saúde pública, mas também elaborou obras que tratavam de instrução e políticas educacionais. Defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma da educação portuguesa provida pelo Marquês de Pombal. Além de propor mudanças institucionais e curriculares com o objetivo de organizar um sistema educacional controlado pelo Estado, realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar uma preocupação com o controle do corpo e das emoções. A educação, na perspectiva do autor, teria papel decisivo na assimilação por parte dos indivíduos das “virtudes” essenciais para a vida civil. Ao apresentar os procedimentos educacionais que incutiriam essas “virtudes”, Ribeiro Sanches delineia um conjunto de estratégias de autocontrole pensadas como imprescindíveis para a ordem social e os negócios públicos.
id UNIFESP-2_311303aec61950460dc911d27723c4e3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1350
network_acronym_str UNIFESP-2
network_name_str Almanack (Guarulhos)
repository_id_str
spelling Virtude e autocontrole em Ribeiro SanchesRibeiro Sancheseducação ilustradaautocontrolevirtudeO artigo analisa a dimensão disciplinar das propostas de Antônio Nunes Ribeiro Sanches para a reforma da educação em Portugal durante o período pombalino (1750-1777). Ribeiro Sanches foi um médico português do século XVIII, afinado com a Ilustração, que viveu e trabalhou em diversos países da Europa. Redigiu trabalhos sobre medicina e saúde pública, mas também elaborou obras que tratavam de instrução e políticas educacionais. Defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma da educação portuguesa provida pelo Marquês de Pombal. Além de propor mudanças institucionais e curriculares com o objetivo de organizar um sistema educacional controlado pelo Estado, realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar uma preocupação com o controle do corpo e das emoções. A educação, na perspectiva do autor, teria papel decisivo na assimilação por parte dos indivíduos das “virtudes” essenciais para a vida civil. Ao apresentar os procedimentos educacionais que incutiriam essas “virtudes”, Ribeiro Sanches delineia um conjunto de estratégias de autocontrole pensadas como imprescindíveis para a ordem social e os negócios públicos.Universidade Federal de São Paulo2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/135010.1590/2236-4633Almanack; No. 21 (2019); 529-564Almanack; Núm. 21 (2019); 529-564Almanack; n. 21 (2019); 529-5642236-4633reponame:Almanack (Guarulhos)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350/6909Copyright (c) 2019 Luiz Francisco Albuquerque de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Luiz Francisco Albuquerque de2021-09-10T01:54:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1350Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/almPUBhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/oaialmanack@unifesp.br||andremachados@yahoo.com.br2236-46332236-4633opendoar:2021-09-10T01:54:47Almanack (Guarulhos) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
title Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
spellingShingle Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de
Ribeiro Sanches
educação ilustrada
autocontrole
virtude
title_short Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
title_full Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
title_fullStr Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
title_full_unstemmed Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
title_sort Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
author Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de
author_facet Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de
dc.subject.por.fl_str_mv Ribeiro Sanches
educação ilustrada
autocontrole
virtude
topic Ribeiro Sanches
educação ilustrada
autocontrole
virtude
description O artigo analisa a dimensão disciplinar das propostas de Antônio Nunes Ribeiro Sanches para a reforma da educação em Portugal durante o período pombalino (1750-1777). Ribeiro Sanches foi um médico português do século XVIII, afinado com a Ilustração, que viveu e trabalhou em diversos países da Europa. Redigiu trabalhos sobre medicina e saúde pública, mas também elaborou obras que tratavam de instrução e políticas educacionais. Defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma da educação portuguesa provida pelo Marquês de Pombal. Além de propor mudanças institucionais e curriculares com o objetivo de organizar um sistema educacional controlado pelo Estado, realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar uma preocupação com o controle do corpo e das emoções. A educação, na perspectiva do autor, teria papel decisivo na assimilação por parte dos indivíduos das “virtudes” essenciais para a vida civil. Ao apresentar os procedimentos educacionais que incutiriam essas “virtudes”, Ribeiro Sanches delineia um conjunto de estratégias de autocontrole pensadas como imprescindíveis para a ordem social e os negócios públicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350
10.1590/2236-4633
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350
identifier_str_mv 10.1590/2236-4633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350/6909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Francisco Albuquerque de Miranda
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luiz Francisco Albuquerque de Miranda
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Almanack; No. 21 (2019); 529-564
Almanack; Núm. 21 (2019); 529-564
Almanack; n. 21 (2019); 529-564
2236-4633
reponame:Almanack (Guarulhos)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Almanack (Guarulhos)
collection Almanack (Guarulhos)
repository.name.fl_str_mv Almanack (Guarulhos) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv almanack@unifesp.br||andremachados@yahoo.com.br
_version_ 1788165847919886336