Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Almanack (Guarulhos) |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350 |
Resumo: | O artigo analisa a dimensão disciplinar das propostas de Antônio Nunes Ribeiro Sanches para a reforma da educação em Portugal durante o período pombalino (1750-1777). Ribeiro Sanches foi um médico português do século XVIII, afinado com a Ilustração, que viveu e trabalhou em diversos países da Europa. Redigiu trabalhos sobre medicina e saúde pública, mas também elaborou obras que tratavam de instrução e políticas educacionais. Defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma da educação portuguesa provida pelo Marquês de Pombal. Além de propor mudanças institucionais e curriculares com o objetivo de organizar um sistema educacional controlado pelo Estado, realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar uma preocupação com o controle do corpo e das emoções. A educação, na perspectiva do autor, teria papel decisivo na assimilação por parte dos indivíduos das “virtudes” essenciais para a vida civil. Ao apresentar os procedimentos educacionais que incutiriam essas “virtudes”, Ribeiro Sanches delineia um conjunto de estratégias de autocontrole pensadas como imprescindíveis para a ordem social e os negócios públicos. |
id |
UNIFESP-2_311303aec61950460dc911d27723c4e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1350 |
network_acronym_str |
UNIFESP-2 |
network_name_str |
Almanack (Guarulhos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Virtude e autocontrole em Ribeiro SanchesRibeiro Sancheseducação ilustradaautocontrolevirtudeO artigo analisa a dimensão disciplinar das propostas de Antônio Nunes Ribeiro Sanches para a reforma da educação em Portugal durante o período pombalino (1750-1777). Ribeiro Sanches foi um médico português do século XVIII, afinado com a Ilustração, que viveu e trabalhou em diversos países da Europa. Redigiu trabalhos sobre medicina e saúde pública, mas também elaborou obras que tratavam de instrução e políticas educacionais. Defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma da educação portuguesa provida pelo Marquês de Pombal. Além de propor mudanças institucionais e curriculares com o objetivo de organizar um sistema educacional controlado pelo Estado, realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar uma preocupação com o controle do corpo e das emoções. A educação, na perspectiva do autor, teria papel decisivo na assimilação por parte dos indivíduos das “virtudes” essenciais para a vida civil. Ao apresentar os procedimentos educacionais que incutiriam essas “virtudes”, Ribeiro Sanches delineia um conjunto de estratégias de autocontrole pensadas como imprescindíveis para a ordem social e os negócios públicos.Universidade Federal de São Paulo2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/135010.1590/2236-4633Almanack; No. 21 (2019); 529-564Almanack; Núm. 21 (2019); 529-564Almanack; n. 21 (2019); 529-5642236-4633reponame:Almanack (Guarulhos)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350/6909Copyright (c) 2019 Luiz Francisco Albuquerque de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Luiz Francisco Albuquerque de2021-09-10T01:54:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1350Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/almPUBhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/oaialmanack@unifesp.br||andremachados@yahoo.com.br2236-46332236-4633opendoar:2021-09-10T01:54:47Almanack (Guarulhos) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches |
title |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches |
spellingShingle |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de Ribeiro Sanches educação ilustrada autocontrole virtude |
title_short |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches |
title_full |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches |
title_fullStr |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches |
title_full_unstemmed |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches |
title_sort |
Virtude e autocontrole em Ribeiro Sanches |
author |
Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de |
author_facet |
Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Luiz Francisco Albuquerque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ribeiro Sanches educação ilustrada autocontrole virtude |
topic |
Ribeiro Sanches educação ilustrada autocontrole virtude |
description |
O artigo analisa a dimensão disciplinar das propostas de Antônio Nunes Ribeiro Sanches para a reforma da educação em Portugal durante o período pombalino (1750-1777). Ribeiro Sanches foi um médico português do século XVIII, afinado com a Ilustração, que viveu e trabalhou em diversos países da Europa. Redigiu trabalhos sobre medicina e saúde pública, mas também elaborou obras que tratavam de instrução e políticas educacionais. Defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma da educação portuguesa provida pelo Marquês de Pombal. Além de propor mudanças institucionais e curriculares com o objetivo de organizar um sistema educacional controlado pelo Estado, realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar uma preocupação com o controle do corpo e das emoções. A educação, na perspectiva do autor, teria papel decisivo na assimilação por parte dos indivíduos das “virtudes” essenciais para a vida civil. Ao apresentar os procedimentos educacionais que incutiriam essas “virtudes”, Ribeiro Sanches delineia um conjunto de estratégias de autocontrole pensadas como imprescindíveis para a ordem social e os negócios públicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350 10.1590/2236-4633 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350 |
identifier_str_mv |
10.1590/2236-4633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/1350/6909 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luiz Francisco Albuquerque de Miranda info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luiz Francisco Albuquerque de Miranda |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Almanack; No. 21 (2019); 529-564 Almanack; Núm. 21 (2019); 529-564 Almanack; n. 21 (2019); 529-564 2236-4633 reponame:Almanack (Guarulhos) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Almanack (Guarulhos) |
collection |
Almanack (Guarulhos) |
repository.name.fl_str_mv |
Almanack (Guarulhos) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
almanack@unifesp.br||andremachados@yahoo.com.br |
_version_ |
1788165847919886336 |