Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Telma Ferraz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brandão, Ana Carolina Perrusi, Almeida, Fabiana Belo dos Santos, Vieira, Erika Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/151
Resumo: O artigo objetiva refletir sobre a alfabetização como direito das crianças brasileiras. Na primeira parte, há uma reflexão sobre diferentes dimensões relativas ao ensino da leitura e da escrita no primeiro ciclo do Ensino Fundamental: (1) Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética; (2) Desenvolvimento de habilidades/capacidades de produção e compreensão de textos orais e escritos: (3) Inserção em práticas sociais diversas, com base no trabalho de produção, compreensão e reflexão sobre gêneros textuais variados; (4) Reflexão sobre temáticas relevantes por meio dos textos. Na segunda parte, são expostos dados de uma pesquisa que tratou do ensino do sistema de escrita alfabética, por meio da análise de documentos curriculares brasileiros, com base na qual conclui-se que o ensino do sistema de escrita é contemplado nas propostas curriculares, mas há diferentes tendências quanto às concepções acerca de como tal aprendizagem deve ocorrer. No artigo, defende-se a terceira tendência: alfabetização na perspectiva do letramento.  Por fim, na última parte do artigo, são realizadas reflexões acerca das convergências entre a abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento e a proposta de formação de professores presente no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal.
id UNIFESP-3_2be4a8b9adc15203e73106b536b36500
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151
network_acronym_str UNIFESP-3
network_name_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professoresO artigo objetiva refletir sobre a alfabetização como direito das crianças brasileiras. Na primeira parte, há uma reflexão sobre diferentes dimensões relativas ao ensino da leitura e da escrita no primeiro ciclo do Ensino Fundamental: (1) Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética; (2) Desenvolvimento de habilidades/capacidades de produção e compreensão de textos orais e escritos: (3) Inserção em práticas sociais diversas, com base no trabalho de produção, compreensão e reflexão sobre gêneros textuais variados; (4) Reflexão sobre temáticas relevantes por meio dos textos. Na segunda parte, são expostos dados de uma pesquisa que tratou do ensino do sistema de escrita alfabética, por meio da análise de documentos curriculares brasileiros, com base na qual conclui-se que o ensino do sistema de escrita é contemplado nas propostas curriculares, mas há diferentes tendências quanto às concepções acerca de como tal aprendizagem deve ocorrer. No artigo, defende-se a terceira tendência: alfabetização na perspectiva do letramento.  Por fim, na última parte do artigo, são realizadas reflexões acerca das convergências entre a abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento e a proposta de formação de professores presente no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal.Universidade Federal de São Paulo2013-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/15110.34024/olhares.2013.v1.151Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 69-992317-7853reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/151/52Leal, Telma FerrazBrandão, Ana Carolina PerrusiAlmeida, Fabiana Belo dos SantosVieira, Erika Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-09T16:11:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/151Revistahttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/indexPUBhttp://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/oai||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com2317-78532317-7853opendoar:2020-08-09T16:11:52Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
title Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
spellingShingle Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
Leal, Telma Ferraz
title_short Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
title_full Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
title_fullStr Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
title_sort Reflexões sobre o ensino do sistema de escrita alfabética em documentos curriculares: implicações para a formação de professores
author Leal, Telma Ferraz
author_facet Leal, Telma Ferraz
Brandão, Ana Carolina Perrusi
Almeida, Fabiana Belo dos Santos
Vieira, Erika Souza
author_role author
author2 Brandão, Ana Carolina Perrusi
Almeida, Fabiana Belo dos Santos
Vieira, Erika Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Telma Ferraz
Brandão, Ana Carolina Perrusi
Almeida, Fabiana Belo dos Santos
Vieira, Erika Souza
description O artigo objetiva refletir sobre a alfabetização como direito das crianças brasileiras. Na primeira parte, há uma reflexão sobre diferentes dimensões relativas ao ensino da leitura e da escrita no primeiro ciclo do Ensino Fundamental: (1) Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética; (2) Desenvolvimento de habilidades/capacidades de produção e compreensão de textos orais e escritos: (3) Inserção em práticas sociais diversas, com base no trabalho de produção, compreensão e reflexão sobre gêneros textuais variados; (4) Reflexão sobre temáticas relevantes por meio dos textos. Na segunda parte, são expostos dados de uma pesquisa que tratou do ensino do sistema de escrita alfabética, por meio da análise de documentos curriculares brasileiros, com base na qual conclui-se que o ensino do sistema de escrita é contemplado nas propostas curriculares, mas há diferentes tendências quanto às concepções acerca de como tal aprendizagem deve ocorrer. No artigo, defende-se a terceira tendência: alfabetização na perspectiva do letramento.  Por fim, na última parte do artigo, são realizadas reflexões acerca das convergências entre a abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento e a proposta de formação de professores presente no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Governo Federal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/151
10.34024/olhares.2013.v1.151
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/151
identifier_str_mv 10.34024/olhares.2013.v1.151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/151/52
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp; v. 1 n. 2 (2013): Dossiê Temático "Sucesso e fracasso escolar"; 69-99
2317-7853
reponame:Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
collection Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Olh@res (Universidade Federal de São Paulo) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeducacaounifesp@gmail.com|| remarcilio@gmail.com
_version_ 1788165827239870464