A DEFICIÊNCIA SOB A ÓTICA CURRICULAR: INTERFACES COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marcia Torres Neri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olh@res (Universidade Federal de São Paulo)
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/559
Resumo: Adentrar no debate sobre a organização curricular em atendimento às necessidades de estudantes com deficiência nas classes comuns de ensino é uma das oportunidades mais ricas para a caracterização de processos educacionais inclusivos. Desse modo, o presente texto tem por objetivo discutir a deficiência sob a ótica da organização curricular, especialmente na Educação Infantil. Com base em levantamento teórico realizado, consideramos as possibilidades de contribuir ao debate, tendo em vista a defesa do modelo social da deficiência. O estudo revelou a importância da demarcação do tema no campo da Educação Infantil, bem como a superação de práticas assistencialistas e a garantia de condições de acesso ao conhecimento escolar por quaisquer crianças. A inclusão do estudante com deficiência é um desafio que se impõe aos contextos educacionais e, incontestavelmente, situa-se como tarefa de todos os envolvidos com processos de escolarização, desde a mais tenra idade.  
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