O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10785 |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivo averiguar se o modelo de balanced scorecard (BSC) implantado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de cada estado do Brasil e do Distrito Federal está alinhado conforme preconiza a literatura, bem como se segue a mesma linha de raciocínio estratégico pelo fato dos tribunais realizarem a mesma atividade. A amostra constituiu-se dos 26 tribunais de justiça dos estados do Brasil e do TJ do Distrito Federal. Trata-se de um trabalho exploratório e documental, com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica de análise de conteúdo nos documentos que reportavam informações sobre o BSC, disponibilizados nos websites dos tribunais em estudo, para coleta de dados. Os achados indicam que toda a amostra utiliza o mapa estratégico (ME) propagado pela literatura do BSC. Em consonância com o modelo de BSC proposto para esta investigação, os principais resultados denotam: (i) estrutura básica com três perspectivas: sociedade; processos internos e; recursos, na maioria dos mapas avaliados; (ii) a posição hierárquica das perspectivas sociedade e recursos compatíveis com a literatura; em 100% dos mapas, a dimensão sociedade foi encontrada no topo, indicando ser a perspectiva mais importante para a obtenção de resultados; em sua base, a maioria traz a dimensão recursos, indicando como deve iniciar o processo estratégico e (iii) 17 mapas estratégicos, 63% da amostra, apresentaram a missão no topo da cadeia causa e efeito. Ademais, ao avaliar os objetivos estratégicos, observou-se que, em sua maioria, são caracterizados de acordo com a individualidade de cada TJ. Dos 149 objetivos estratégicos existentes, 134 são exclusivos de cada tribunal, denotando-se apenas seis objetivos comuns, demonstrando, em sua maioria, dispersão quanto aos fins a que se propõem cada um dos tribunais, embora possuam as mesmas funções sociais. Apenas cinco mapas estratégicos apresentam relação causa e efeito entre objetivos e perspectivas. Constata-se a existência de semelhanças nos desenhos dos mapas estratégicos implantados nos tribunais do estudo, no entanto destacam-se características idiossincráticas na sua elaboração. |
id |
UNIFOR-2_1464e4dc7ae44dd63a6a742e94e2228d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ojs.unifor.br:article/10785 |
network_acronym_str |
UNIFOR-2 |
network_name_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federalbalanced scorecardsetor públicotribunais de justiça.Balanced Scorecard na administração públicaEsta investigação teve como objetivo averiguar se o modelo de balanced scorecard (BSC) implantado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de cada estado do Brasil e do Distrito Federal está alinhado conforme preconiza a literatura, bem como se segue a mesma linha de raciocínio estratégico pelo fato dos tribunais realizarem a mesma atividade. A amostra constituiu-se dos 26 tribunais de justiça dos estados do Brasil e do TJ do Distrito Federal. Trata-se de um trabalho exploratório e documental, com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica de análise de conteúdo nos documentos que reportavam informações sobre o BSC, disponibilizados nos websites dos tribunais em estudo, para coleta de dados. Os achados indicam que toda a amostra utiliza o mapa estratégico (ME) propagado pela literatura do BSC. Em consonância com o modelo de BSC proposto para esta investigação, os principais resultados denotam: (i) estrutura básica com três perspectivas: sociedade; processos internos e; recursos, na maioria dos mapas avaliados; (ii) a posição hierárquica das perspectivas sociedade e recursos compatíveis com a literatura; em 100% dos mapas, a dimensão sociedade foi encontrada no topo, indicando ser a perspectiva mais importante para a obtenção de resultados; em sua base, a maioria traz a dimensão recursos, indicando como deve iniciar o processo estratégico e (iii) 17 mapas estratégicos, 63% da amostra, apresentaram a missão no topo da cadeia causa e efeito. Ademais, ao avaliar os objetivos estratégicos, observou-se que, em sua maioria, são caracterizados de acordo com a individualidade de cada TJ. Dos 149 objetivos estratégicos existentes, 134 são exclusivos de cada tribunal, denotando-se apenas seis objetivos comuns, demonstrando, em sua maioria, dispersão quanto aos fins a que se propõem cada um dos tribunais, embora possuam as mesmas funções sociais. Apenas cinco mapas estratégicos apresentam relação causa e efeito entre objetivos e perspectivas. Constata-se a existência de semelhanças nos desenhos dos mapas estratégicos implantados nos tribunais do estudo, no entanto destacam-se características idiossincráticas na sua elaboração.Universidade de Fortaleza2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e1078510.5020/2318-0722.2021.27.1.10785Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 1 (2021)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10785/pdfCopyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Andrade Farias, Luiza Natallede Araújo Silva, Roseane PatríciaDieng, MamadouNunes Teixeira, Vânia Vilma2021-06-25T13:19:55Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/10785Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2021-06-25T13:19:55Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal |
title |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal |
spellingShingle |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal de Andrade Farias, Luiza Natalle balanced scorecard setor público tribunais de justiça. Balanced Scorecard na administração pública |
title_short |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal |
title_full |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal |
title_fullStr |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal |
title_sort |
O Balanced Scorecard Aplicado ao Setor Público: O Caso dos Tribunais de Justiça dos Estados do Brasil e do Distrito Federal |
author |
de Andrade Farias, Luiza Natalle |
author_facet |
de Andrade Farias, Luiza Natalle de Araújo Silva, Roseane Patrícia Dieng, Mamadou Nunes Teixeira, Vânia Vilma |
author_role |
author |
author2 |
de Araújo Silva, Roseane Patrícia Dieng, Mamadou Nunes Teixeira, Vânia Vilma |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Andrade Farias, Luiza Natalle de Araújo Silva, Roseane Patrícia Dieng, Mamadou Nunes Teixeira, Vânia Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
balanced scorecard setor público tribunais de justiça. Balanced Scorecard na administração pública |
topic |
balanced scorecard setor público tribunais de justiça. Balanced Scorecard na administração pública |
description |
Esta investigação teve como objetivo averiguar se o modelo de balanced scorecard (BSC) implantado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de cada estado do Brasil e do Distrito Federal está alinhado conforme preconiza a literatura, bem como se segue a mesma linha de raciocínio estratégico pelo fato dos tribunais realizarem a mesma atividade. A amostra constituiu-se dos 26 tribunais de justiça dos estados do Brasil e do TJ do Distrito Federal. Trata-se de um trabalho exploratório e documental, com abordagem qualitativa, que utilizou a técnica de análise de conteúdo nos documentos que reportavam informações sobre o BSC, disponibilizados nos websites dos tribunais em estudo, para coleta de dados. Os achados indicam que toda a amostra utiliza o mapa estratégico (ME) propagado pela literatura do BSC. Em consonância com o modelo de BSC proposto para esta investigação, os principais resultados denotam: (i) estrutura básica com três perspectivas: sociedade; processos internos e; recursos, na maioria dos mapas avaliados; (ii) a posição hierárquica das perspectivas sociedade e recursos compatíveis com a literatura; em 100% dos mapas, a dimensão sociedade foi encontrada no topo, indicando ser a perspectiva mais importante para a obtenção de resultados; em sua base, a maioria traz a dimensão recursos, indicando como deve iniciar o processo estratégico e (iii) 17 mapas estratégicos, 63% da amostra, apresentaram a missão no topo da cadeia causa e efeito. Ademais, ao avaliar os objetivos estratégicos, observou-se que, em sua maioria, são caracterizados de acordo com a individualidade de cada TJ. Dos 149 objetivos estratégicos existentes, 134 são exclusivos de cada tribunal, denotando-se apenas seis objetivos comuns, demonstrando, em sua maioria, dispersão quanto aos fins a que se propõem cada um dos tribunais, embora possuam as mesmas funções sociais. Apenas cinco mapas estratégicos apresentam relação causa e efeito entre objetivos e perspectivas. Constata-se a existência de semelhanças nos desenhos dos mapas estratégicos implantados nos tribunais do estudo, no entanto destacam-se características idiossincráticas na sua elaboração. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10785 10.5020/2318-0722.2021.27.1.10785 |
url |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10785 |
identifier_str_mv |
10.5020/2318-0722.2021.27.1.10785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.unifor.br/rca/article/view/e10785/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Administrativas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas; v. 27 n. 1 (2021) 2318-0722 reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
collection |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br |
_version_ |
1788165805964263424 |