As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Luiza Maria Bessa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lehmkuhl, Giuvania Terezinha, Philippi, Daniela Althoff
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/234
Resumo: Este estudo objetivou verificar as relações entre o Planejamento e Controle da Produção – PCP e o Sistema Organizacional em Rede em Hemocentros – bancos de sangue – do Estado de Santa Catarina. O método utilizado foi o estudo de caso, do tipo exploratório-descritivo, com natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da observação não participante e de entrevistas semi-estruturadas, com funcionários de diferentes setores, além da pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. As categorias de análise foram extraídas da teoria de PCP, baseada em questões sobre Planejamento, Programação e Controle e da teoria de Redes. Os resultados apontaram para produtos e processos padronizados, programados localmente em função dos históricos de demanda e limitados à capacidade de captação e processamento. Ajustes de maior dimensão, ou emergenciais, são proporcionados pela estrutura em rede, que permite compensações entre seus componentes; os ajustes de menor dimensão ocorrem em conseqüência de campanhas de incentivo à doação. O PCP convive com a rigidez decorrente da importância do produto final e da instabilidade de obtenção da matéria-prima e a relativa flexibilidade proporcionada pela rede.
id UNIFOR-2_19acc1f5485537f27c47287ba9c06785
oai_identifier_str oai:ojs.ojs.unifor.br:article/234
network_acronym_str UNIFOR-2
network_name_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o SistemaEste estudo objetivou verificar as relações entre o Planejamento e Controle da Produção – PCP e o Sistema Organizacional em Rede em Hemocentros – bancos de sangue – do Estado de Santa Catarina. O método utilizado foi o estudo de caso, do tipo exploratório-descritivo, com natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da observação não participante e de entrevistas semi-estruturadas, com funcionários de diferentes setores, além da pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. As categorias de análise foram extraídas da teoria de PCP, baseada em questões sobre Planejamento, Programação e Controle e da teoria de Redes. Os resultados apontaram para produtos e processos padronizados, programados localmente em função dos históricos de demanda e limitados à capacidade de captação e processamento. Ajustes de maior dimensão, ou emergenciais, são proporcionados pela estrutura em rede, que permite compensações entre seus componentes; os ajustes de menor dimensão ocorrem em conseqüência de campanhas de incentivo à doação. O PCP convive com a rigidez decorrente da importância do produto final e da instabilidade de obtenção da matéria-prima e a relativa flexibilidade proporcionada pela rede.Universidade de Fortaleza2009-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/23410.5020/2318-0722.10.2.%pRevista Ciências Administrativas; v. 10 n. 2 (2004)2318-0722reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORporhttps://ojs.unifor.br/rca/article/view/234/pdfRebelo, Luiza Maria BessaLehmkuhl, Giuvania TerezinhaPhilippi, Daniela Althoffinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-18T19:38:59Zoai:ojs.ojs.unifor.br:article/234Revistahttps://periodicos.unifor.br/rcahttp://ojs.unifor.br/index.php/rca/oai||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br2318-07221414-0896opendoar:2016-10-18T19:38:59Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
title As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
spellingShingle As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
Rebelo, Luiza Maria Bessa
title_short As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
title_full As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
title_fullStr As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
title_full_unstemmed As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
title_sort As Relações entre Planejamento e Controle da Produção de Serviços e o Sistema
author Rebelo, Luiza Maria Bessa
author_facet Rebelo, Luiza Maria Bessa
Lehmkuhl, Giuvania Terezinha
Philippi, Daniela Althoff
author_role author
author2 Lehmkuhl, Giuvania Terezinha
Philippi, Daniela Althoff
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Luiza Maria Bessa
Lehmkuhl, Giuvania Terezinha
Philippi, Daniela Althoff
description Este estudo objetivou verificar as relações entre o Planejamento e Controle da Produção – PCP e o Sistema Organizacional em Rede em Hemocentros – bancos de sangue – do Estado de Santa Catarina. O método utilizado foi o estudo de caso, do tipo exploratório-descritivo, com natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da observação não participante e de entrevistas semi-estruturadas, com funcionários de diferentes setores, além da pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados. As categorias de análise foram extraídas da teoria de PCP, baseada em questões sobre Planejamento, Programação e Controle e da teoria de Redes. Os resultados apontaram para produtos e processos padronizados, programados localmente em função dos históricos de demanda e limitados à capacidade de captação e processamento. Ajustes de maior dimensão, ou emergenciais, são proporcionados pela estrutura em rede, que permite compensações entre seus componentes; os ajustes de menor dimensão ocorrem em conseqüência de campanhas de incentivo à doação. O PCP convive com a rigidez decorrente da importância do produto final e da instabilidade de obtenção da matéria-prima e a relativa flexibilidade proporcionada pela rede.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/234
10.5020/2318-0722.10.2.%p
url https://ojs.unifor.br/rca/article/view/234
identifier_str_mv 10.5020/2318-0722.10.2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.unifor.br/rca/article/view/234/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas; v. 10 n. 2 (2004)
2318-0722
reponame:Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
collection Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências Administrativas (Fortaleza. Online) - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv ||revcca@unifor.br|| sergioforte@unifor.br
_version_ 1788165806321827840