CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O INATISMO DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS: APORTES PARA A DIGNADE HUMANA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direitos Humanos e Democracia |
Texto Completo: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/350 |
Resumo: | Este artigo tem por objeto a epistemologia empirista metafísica e imaterialista de George Berkeley. Nesse sentido, objetivou investigar a crítica de Berkeley à abstração das ideias e a sua concepção imaterialista em frente ao desafio dos direitos humanos, ou seja, da vida digna. O artigo problematizou epistemologicamente o pensamento imaterialista de Berkeley e a necessidade da epistemologia materialista dos direitos humanos. Diante disso, em primeiro lugar, foi apresentada a teoria George Berkeley e a sua crítica à abstração das ideias. Para ele, as ideias abstratas não podem ser concebidas, Sequencialmente, foi analisada a concepção imaterialista de Berkeley, para a qual o mundo material não existe e o homem conhece apenas as suas sensações. Por fim, foi apresentada a ideia da materialidade como fundamento da vida digna, enquanto contraposição ao pensamento imaterialista de Berkeley. Considerou-se que os direitos humanos devem ser entendidos contextualmente, de modo a garantir a dignidade imanente e à satisfação das necessidades. |
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CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O INATISMO DOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS: APORTES PARA A DIGNADE HUMANAEste artigo tem por objeto a epistemologia empirista metafísica e imaterialista de George Berkeley. Nesse sentido, objetivou investigar a crítica de Berkeley à abstração das ideias e a sua concepção imaterialista em frente ao desafio dos direitos humanos, ou seja, da vida digna. O artigo problematizou epistemologicamente o pensamento imaterialista de Berkeley e a necessidade da epistemologia materialista dos direitos humanos. Diante disso, em primeiro lugar, foi apresentada a teoria George Berkeley e a sua crítica à abstração das ideias. Para ele, as ideias abstratas não podem ser concebidas, Sequencialmente, foi analisada a concepção imaterialista de Berkeley, para a qual o mundo material não existe e o homem conhece apenas as suas sensações. Por fim, foi apresentada a ideia da materialidade como fundamento da vida digna, enquanto contraposição ao pensamento imaterialista de Berkeley. Considerou-se que os direitos humanos devem ser entendidos contextualmente, de modo a garantir a dignidade imanente e à satisfação das necessidades. EDITORA UNIJUI2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/35010.21527/2317-5389.2013.1.192-228Revista Direitos Humanos e Democracia; v. 1 n. 1 (2013); 192-2282317-5389reponame:Revista Direitos Humanos e Democraciainstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIporhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/350/693Grubba, Leilane Serratineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T19:32:36Zoai:ojs.revistas.unijui.edu.br:article/350Revistahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/oai2317-53892317-5389opendoar:2023-01-09T19:32:36Revista Direitos Humanos e Democracia - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
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