Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil

Bibliographic Details
Main Author: Leite, Patrícia
Publication Date: 2014
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNIJUI
Download full: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553
Summary: O objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe.
id UNIJ_421b9a0470e4ce90246f71c0f5cbb61d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4553
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil2017-09-0620142017-09-06T17:32:16Z2017-09-06T17:32:16ZO objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe.31 f.Ciências HumanasPedagogiaAvaliaçãoEducação infantilEscolahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553DMD_hdl_123456789/4553Leite, Patríciaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatr%c3%adcia%20Leite.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4553/1/Patr%c3%adcia%20Leite.pdfapplication/pdf138260http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4553/1/Patr%c3%adcia%20Leite.pdf22bf27ca763e449c833bff7855609366MD5123456789_4553_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
title Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
spellingShingle Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
Leite, Patrícia
Ciências Humanas
Pedagogia
Avaliação
Educação infantil
Escola
title_short Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
title_full Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
title_fullStr Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
title_full_unstemmed Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
title_sort Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
author Leite, Patrícia
author_facet Leite, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Avaliação
Educação infantil
Escola
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Avaliação
Educação infantil
Escola
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe.
31 f.
description O objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2017-09-06T17:32:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-06T17:32:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553
DMD_hdl_123456789/4553
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265178611712