Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Download full: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553 |
Summary: | O objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe. |
id |
UNIJ_421b9a0470e4ce90246f71c0f5cbb61d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4553 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil2017-09-0620142017-09-06T17:32:16Z2017-09-06T17:32:16ZO objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe.31 f.Ciências HumanasPedagogiaAvaliaçãoEducação infantilEscolahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553DMD_hdl_123456789/4553Leite, Patríciaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatr%c3%adcia%20Leite.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4553/1/Patr%c3%adcia%20Leite.pdfapplication/pdf138260http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4553/1/Patr%c3%adcia%20Leite.pdf22bf27ca763e449c833bff7855609366MD5123456789_4553_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil |
title |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil |
spellingShingle |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil Leite, Patrícia Ciências Humanas Pedagogia Avaliação Educação infantil Escola |
title_short |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil |
title_full |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil |
title_fullStr |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil |
title_sort |
Avaliação: um olhar sobre o cotidiano escolar da educação infantil |
author |
Leite, Patrícia |
author_facet |
Leite, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Avaliação Educação infantil Escola |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Avaliação Educação infantil Escola |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe. 31 f. |
description |
O objetivo central do presente estudo é compreender como ocorre o processo de avaliação na Educação Infantil, quando o professor leva em conta a singularidade da criança no cotidiano escolar e as suas implicações na educação. A metodologia usada foi de um olhar investigativo sobre a questão da avaliação na Educação Infantil, observando a postura e os pareceres descritivos dos professores de uma escola pública e uma privada, acompanhando os resultados de ações afirmativas sobre a aprendizagem das crianças. Além destes elementos de análise, as contribuições da minha prática em sala de aula, enquanto educadora sempre foram referencia importante e inevitável. Portanto, as práticas avaliativas fazem parte de concepções de escola, educação, sociedade, criança, trabalho docente e desenvolvimento infantil. Constatou-se assim que os professores na Educação Infantil fazem parte deste processo e atendem aquilo que a legislação prescreve, ou seja, elaboram seus pareceres descritivos, no entanto, em alguns casos ainda permanece uma forma padronizada, não atendendo na integralidade aquilo que a avaliação mediadora propõe. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2017-09-06T17:32:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-06T17:32:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553 DMD_hdl_123456789/4553 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4553 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416265178611712 |