Gestão escolar e o processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liziani Cavalheiro Pinto da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4547
Resumo: O presente estudo está voltado para a Gestão Escolar e o processo de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em escolas de ensino regular. Objetiva conhecer e analisar questões relacionadas à organização interna das instituições públicas e privadas, refletindo seus papéis inclusivos no espaço escolar, buscando conhecer as reais funções da gestão como mediadora do processo de inclusão, tendo em vista a grande diversidade de sujeitos. Isso nos faz refletir sobre as práticas e ações pedagógicas, na concepção de escola para todos e na integração destes sujeitos enquanto pertencentes de um mesmo espaço e ambiente socioeducativo, bem como do papel da escola na constituição do sujeito. Traz à tona questionamentos e indagações sobre a Gestão Participativa, e como esta, se organiza no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. O estudo acontece através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, em escolas de ensino da rede pública e privada entrevistando coordenadores pedagógicos. Utilizei autores que discutem a inclusão como escola para todos, como: MANTOAN (2009; 2006), FREIRE (1996); LÜCK (2008; 2010; 2011) estarão fundamentando esta pesquisa e deram suporte às reflexões e análises. Contextualizando essa realidade escolar pesquisada estaremos analisando o cenário que se apresenta nas instituições e a demanda emergente desta qualificação do ensino.
id UNIJ_8568e9f216c0ce38d50e96311c23da9a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4547
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGestão escolar e o processo de inclusão2017-08-3020172017-08-30T17:11:52Z2017-08-30T17:11:52ZO presente estudo está voltado para a Gestão Escolar e o processo de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em escolas de ensino regular. Objetiva conhecer e analisar questões relacionadas à organização interna das instituições públicas e privadas, refletindo seus papéis inclusivos no espaço escolar, buscando conhecer as reais funções da gestão como mediadora do processo de inclusão, tendo em vista a grande diversidade de sujeitos. Isso nos faz refletir sobre as práticas e ações pedagógicas, na concepção de escola para todos e na integração destes sujeitos enquanto pertencentes de um mesmo espaço e ambiente socioeducativo, bem como do papel da escola na constituição do sujeito. Traz à tona questionamentos e indagações sobre a Gestão Participativa, e como esta, se organiza no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. O estudo acontece através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, em escolas de ensino da rede pública e privada entrevistando coordenadores pedagógicos. Utilizei autores que discutem a inclusão como escola para todos, como: MANTOAN (2009; 2006), FREIRE (1996); LÜCK (2008; 2010; 2011) estarão fundamentando esta pesquisa e deram suporte às reflexões e análises. Contextualizando essa realidade escolar pesquisada estaremos analisando o cenário que se apresenta nas instituições e a demanda emergente desta qualificação do ensino.33 f.Ciências HumanasPedagogiaEducação especialNecessidades educativas especiaisinclusãoGestão Escolarhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4547DMD_hdl_123456789/4547Silva, Liziani Cavalheiro Pinto daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLiziani%20Cavalheiro%20Pinto%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4547/1/Liziani%20Cavalheiro%20Pinto%20da%20Silva.pdfapplication/pdf422020http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4547/1/Liziani%20Cavalheiro%20Pinto%20da%20Silva.pdfee8a89c58c303b5d8b4a753bc275f4e7MD5123456789_4547_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e o processo de inclusão
title Gestão escolar e o processo de inclusão
spellingShingle Gestão escolar e o processo de inclusão
Silva, Liziani Cavalheiro Pinto da
Ciências Humanas
Pedagogia
Educação especial
Necessidades educativas especiais
inclusão
Gestão Escolar
title_short Gestão escolar e o processo de inclusão
title_full Gestão escolar e o processo de inclusão
title_fullStr Gestão escolar e o processo de inclusão
title_full_unstemmed Gestão escolar e o processo de inclusão
title_sort Gestão escolar e o processo de inclusão
author Silva, Liziani Cavalheiro Pinto da
author_facet Silva, Liziani Cavalheiro Pinto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liziani Cavalheiro Pinto da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Educação especial
Necessidades educativas especiais
inclusão
Gestão Escolar
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Educação especial
Necessidades educativas especiais
inclusão
Gestão Escolar
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo está voltado para a Gestão Escolar e o processo de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em escolas de ensino regular. Objetiva conhecer e analisar questões relacionadas à organização interna das instituições públicas e privadas, refletindo seus papéis inclusivos no espaço escolar, buscando conhecer as reais funções da gestão como mediadora do processo de inclusão, tendo em vista a grande diversidade de sujeitos. Isso nos faz refletir sobre as práticas e ações pedagógicas, na concepção de escola para todos e na integração destes sujeitos enquanto pertencentes de um mesmo espaço e ambiente socioeducativo, bem como do papel da escola na constituição do sujeito. Traz à tona questionamentos e indagações sobre a Gestão Participativa, e como esta, se organiza no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. O estudo acontece através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, em escolas de ensino da rede pública e privada entrevistando coordenadores pedagógicos. Utilizei autores que discutem a inclusão como escola para todos, como: MANTOAN (2009; 2006), FREIRE (1996); LÜCK (2008; 2010; 2011) estarão fundamentando esta pesquisa e deram suporte às reflexões e análises. Contextualizando essa realidade escolar pesquisada estaremos analisando o cenário que se apresenta nas instituições e a demanda emergente desta qualificação do ensino.
33 f.
description O presente estudo está voltado para a Gestão Escolar e o processo de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em escolas de ensino regular. Objetiva conhecer e analisar questões relacionadas à organização interna das instituições públicas e privadas, refletindo seus papéis inclusivos no espaço escolar, buscando conhecer as reais funções da gestão como mediadora do processo de inclusão, tendo em vista a grande diversidade de sujeitos. Isso nos faz refletir sobre as práticas e ações pedagógicas, na concepção de escola para todos e na integração destes sujeitos enquanto pertencentes de um mesmo espaço e ambiente socioeducativo, bem como do papel da escola na constituição do sujeito. Traz à tona questionamentos e indagações sobre a Gestão Participativa, e como esta, se organiza no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. O estudo acontece através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, em escolas de ensino da rede pública e privada entrevistando coordenadores pedagógicos. Utilizei autores que discutem a inclusão como escola para todos, como: MANTOAN (2009; 2006), FREIRE (1996); LÜCK (2008; 2010; 2011) estarão fundamentando esta pesquisa e deram suporte às reflexões e análises. Contextualizando essa realidade escolar pesquisada estaremos analisando o cenário que se apresenta nas instituições e a demanda emergente desta qualificação do ensino.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-30
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-08-30T17:11:52Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T17:11:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4547
DMD_hdl_123456789/4547
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4547
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416265168125952