Gestão escolar e o processo de inclusão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4547 |
Resumo: | O presente estudo está voltado para a Gestão Escolar e o processo de inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em escolas de ensino regular. Objetiva conhecer e analisar questões relacionadas à organização interna das instituições públicas e privadas, refletindo seus papéis inclusivos no espaço escolar, buscando conhecer as reais funções da gestão como mediadora do processo de inclusão, tendo em vista a grande diversidade de sujeitos. Isso nos faz refletir sobre as práticas e ações pedagógicas, na concepção de escola para todos e na integração destes sujeitos enquanto pertencentes de um mesmo espaço e ambiente socioeducativo, bem como do papel da escola na constituição do sujeito. Traz à tona questionamentos e indagações sobre a Gestão Participativa, e como esta, se organiza no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. O estudo acontece através de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, em escolas de ensino da rede pública e privada entrevistando coordenadores pedagógicos. Utilizei autores que discutem a inclusão como escola para todos, como: MANTOAN (2009; 2006), FREIRE (1996); LÜCK (2008; 2010; 2011) estarão fundamentando esta pesquisa e deram suporte às reflexões e análises. Contextualizando essa realidade escolar pesquisada estaremos analisando o cenário que se apresenta nas instituições e a demanda emergente desta qualificação do ensino. |
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