Politecnia, pesquisa e trabalho como princípios educativos: aprendizagens construídas na vivência do seminário integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luiz Carlos de Santis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4999
Resumo: Esta dissertação trata da reestruturação curricular do Ensino Médio na rede estadual do estado do Rio Grande do Sul, ocorrida de forma gradual do ano de 2012 a 2014. Buscou-se analisar as compreensões e estratégias utilizadas pelos professores no desenvolvimento dos conceitos de politecnia, pesquisa e trabalho como principio educativo, elementos que embasam a reestruturação curricular. Foram, também, investigadas as percepções e práticas utilizadas pelos docentes no desenvolvimento do Seminário Integrado, espaço destinado a produção da pesquisa escolar; o processo de formação oferecido aos professores para a implantação da reestruturação curricular e as percepções de alunos e professores acerca das aprendizagens construídas a partir da nova proposta de trabalho. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, com a fase empírica desenvolvida em duas escolas da rede estadual localizadas no município de São Borja. A coleta de dados ocorreu através da observação de aulas registradas no diário de campo além de entrevistas estruturadas aplicadas a professores, coordenadores pedagógicos e alunos. Para a análise de dados, foi utilizada a proposta da Análise Textual Discursiva, visando a compreensão dos fenômenos a partir do movimento de fragmentação e reconstrução do discurso dos sujeitos. Verificou-se que os professores possuem limitações no aporte teórico necessário ao êxito da proposta metodológica, falha que poderia ter sido sanada com a formação continuada, entretanto, essa também apresentou limitações. Existe uma prédisposição por parte dos professores para a busca de novos caminhos que qualifiquem o ensino público, entretanto restrições de ordem material e humana impedem alterações mais ágeis e qualificadas retardando, assim, avanços mais significativos. Não houve um trabalho de esclarecimento eficiente sobre a reestruturação curricular e suas concepções com os alunos, que seguem, em geral, sem consciência da importância dos procedimentos metodológicos e didáticos no processo de ensino em que estão inseridos.
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