Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freddi, Nadine
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5201
Resumo: A presente monografia tem como objetivo ressaltar a função da Educação Infantil, destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico. É enfatizado que o processo de alfabetização formal irá ocorrer no Ensino Fundamental. Para a realização deste trabalho, foram realizadas entrevistas com três educadoras e três pais de crianças da Educação Infantil, sendo de duas escolas públicas dos municípios de Tuparendi e Porto Mauá. Os resultados da pesquisa mostram de que forma as educadoras organizam o planejamento e o que evidenciam, e os pais mostram seu breve entendimento sob a mesma. Observou-se na pesquisa que ambas as escolas organizam o planejamento de modo que não proporcionem a alfabetização, tendo como foco o lúdico e as necessidades da Educação Infantil. Os pais demonstram ter uma noção do que pode ser proporcionado para seus filhos.
id UNIJ_b56b100aa18fbfa971858d3d8a6e32e3
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5201
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico2018-08-2720172018-08-27T18:29:52Z2018-08-27T18:29:52ZA presente monografia tem como objetivo ressaltar a função da Educação Infantil, destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico. É enfatizado que o processo de alfabetização formal irá ocorrer no Ensino Fundamental. Para a realização deste trabalho, foram realizadas entrevistas com três educadoras e três pais de crianças da Educação Infantil, sendo de duas escolas públicas dos municípios de Tuparendi e Porto Mauá. Os resultados da pesquisa mostram de que forma as educadoras organizam o planejamento e o que evidenciam, e os pais mostram seu breve entendimento sob a mesma. Observou-se na pesquisa que ambas as escolas organizam o planejamento de modo que não proporcionem a alfabetização, tendo como foco o lúdico e as necessidades da Educação Infantil. Os pais demonstram ter uma noção do que pode ser proporcionado para seus filhos.29 f.Ciências humanas.Pedagogia.Educação Infantil.Anos Inicias.Letramento.Alfabetização.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5201DMD_hdl_123456789/5201Freddi, Nadineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessNadine%20Freddi.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5201/1/Nadine%20Freddi.pdfapplication/pdf470168http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5201/1/Nadine%20Freddi.pdf06a761dd90e54569341256b47c833dcbMD5123456789_5201_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
title Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
spellingShingle Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
Freddi, Nadine
Ciências humanas.
Pedagogia.
Educação Infantil.
Anos Inicias.
Letramento.
Alfabetização.
title_short Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
title_full Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
title_fullStr Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
title_sort Alfabetização e letramento: organizando o trabalho pedagógico
author Freddi, Nadine
author_facet Freddi, Nadine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freddi, Nadine
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Pedagogia.
Educação Infantil.
Anos Inicias.
Letramento.
Alfabetização.
topic Ciências humanas.
Pedagogia.
Educação Infantil.
Anos Inicias.
Letramento.
Alfabetização.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A presente monografia tem como objetivo ressaltar a função da Educação Infantil, destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico. É enfatizado que o processo de alfabetização formal irá ocorrer no Ensino Fundamental. Para a realização deste trabalho, foram realizadas entrevistas com três educadoras e três pais de crianças da Educação Infantil, sendo de duas escolas públicas dos municípios de Tuparendi e Porto Mauá. Os resultados da pesquisa mostram de que forma as educadoras organizam o planejamento e o que evidenciam, e os pais mostram seu breve entendimento sob a mesma. Observou-se na pesquisa que ambas as escolas organizam o planejamento de modo que não proporcionem a alfabetização, tendo como foco o lúdico e as necessidades da Educação Infantil. Os pais demonstram ter uma noção do que pode ser proporcionado para seus filhos.
29 f.
description A presente monografia tem como objetivo ressaltar a função da Educação Infantil, destacando o letramento como uma prática pedagógica a ser realizada de modo lúdico. É enfatizado que o processo de alfabetização formal irá ocorrer no Ensino Fundamental. Para a realização deste trabalho, foram realizadas entrevistas com três educadoras e três pais de crianças da Educação Infantil, sendo de duas escolas públicas dos municípios de Tuparendi e Porto Mauá. Os resultados da pesquisa mostram de que forma as educadoras organizam o planejamento e o que evidenciam, e os pais mostram seu breve entendimento sob a mesma. Observou-se na pesquisa que ambas as escolas organizam o planejamento de modo que não proporcionem a alfabetização, tendo como foco o lúdico e as necessidades da Educação Infantil. Os pais demonstram ter uma noção do que pode ser proporcionado para seus filhos.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-08-27T18:29:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-27T18:29:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5201
DMD_hdl_123456789/5201
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5201
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817783406592