A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheibler, Juliana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1968
Resumo: O presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise do princípio da dignidade da pessoa humana, dos direitos fundamentais, bem como uma apreciação crítica quanto às violações ocorridas no Brasil. A Constituição Federal de 1988 instituiu o Estado Democrático de Direito, o qual visa assegurar a todos os brasileiros o exercício dos direitos sociais e individuais, tendo como valores supremos, a liberdade, a segurança, o bem estar, a igualdade, o desenvolvimento e a justiça, a fim de que se tenha uma sociedade justa. O princípio da dignidade da pessoa humana é decorrência do referido Estado Democrático de Direito, e está elencado no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal de 1988, onde a pessoa é o valor máximo do Estado e a dignidade é inerente àquela. Por ser base da República e por sua grande relevância, o aludido princípio, tem grande reflexos no Ordenamento Jurídico e em todos os ramos da Ciência Jurídica, motivo que é tratado como valor supremo, orientando a criação, a interpretação e a aplicação das normas no constitucionalismo brasileiro contemporâneo. Embora se exija e pressuponha-se o reconhecimento e proteção dos direitos fundamentais em todas as dimensões percebe-se uma enorme falha do Estado, pois ainda existem milhares de pessoas que vivem sob condição indigna, isto é, são desprovidas de um Estado que lhes garanta a dignidade. Dessa forma o presente estudo monográfico objetiva fazer uma análise crítica por considerar a dignidade como o principal patrimônio jurídico da pessoa humana, afirmando ser indispensável que se conceda a máxima eficácia e efetividade possível, a fim de que todas as pessoas tenham garantidos os seus direitos fundamentais.
id UNIJ_d95b966532a090cc5c9ed6b06c3c239c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1968
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil2014-01-0320132014-01-03T19:17:14Z2014-01-03T19:17:14ZO presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise do princípio da dignidade da pessoa humana, dos direitos fundamentais, bem como uma apreciação crítica quanto às violações ocorridas no Brasil. A Constituição Federal de 1988 instituiu o Estado Democrático de Direito, o qual visa assegurar a todos os brasileiros o exercício dos direitos sociais e individuais, tendo como valores supremos, a liberdade, a segurança, o bem estar, a igualdade, o desenvolvimento e a justiça, a fim de que se tenha uma sociedade justa. O princípio da dignidade da pessoa humana é decorrência do referido Estado Democrático de Direito, e está elencado no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal de 1988, onde a pessoa é o valor máximo do Estado e a dignidade é inerente àquela. Por ser base da República e por sua grande relevância, o aludido princípio, tem grande reflexos no Ordenamento Jurídico e em todos os ramos da Ciência Jurídica, motivo que é tratado como valor supremo, orientando a criação, a interpretação e a aplicação das normas no constitucionalismo brasileiro contemporâneo. Embora se exija e pressuponha-se o reconhecimento e proteção dos direitos fundamentais em todas as dimensões percebe-se uma enorme falha do Estado, pois ainda existem milhares de pessoas que vivem sob condição indigna, isto é, são desprovidas de um Estado que lhes garanta a dignidade. Dessa forma o presente estudo monográfico objetiva fazer uma análise crítica por considerar a dignidade como o principal patrimônio jurídico da pessoa humana, afirmando ser indispensável que se conceda a máxima eficácia e efetividade possível, a fim de que todas as pessoas tenham garantidos os seus direitos fundamentais.56 f.PrincípiosNormasPrincípio da dignidade da pessoa humanaDireitos fundamentaisViolaçõesDireitoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1968DMD_hdl_123456789/1968Scheibler, Julianaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJULIANA%20FINAL.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1968/1/JULIANA%20FINAL.pdfapplication/pdf298459http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1968/1/JULIANA%20FINAL.pdfbfd203165e3c6fd49b75c62c52aff391MD5123456789_1968_12019-01-21T12:44:08Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
title A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
spellingShingle A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
Scheibler, Juliana
Princípios
Normas
Princípio da dignidade da pessoa humana
Direitos fundamentais
Violações
Direito
Ciências Sociais Aplicadas
title_short A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
title_full A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
title_fullStr A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
title_full_unstemmed A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
title_sort A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: análise crítica de violações no Brasil
author Scheibler, Juliana
author_facet Scheibler, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheibler, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Princípios
Normas
Princípio da dignidade da pessoa humana
Direitos fundamentais
Violações
Direito
Ciências Sociais Aplicadas
topic Princípios
Normas
Princípio da dignidade da pessoa humana
Direitos fundamentais
Violações
Direito
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise do princípio da dignidade da pessoa humana, dos direitos fundamentais, bem como uma apreciação crítica quanto às violações ocorridas no Brasil. A Constituição Federal de 1988 instituiu o Estado Democrático de Direito, o qual visa assegurar a todos os brasileiros o exercício dos direitos sociais e individuais, tendo como valores supremos, a liberdade, a segurança, o bem estar, a igualdade, o desenvolvimento e a justiça, a fim de que se tenha uma sociedade justa. O princípio da dignidade da pessoa humana é decorrência do referido Estado Democrático de Direito, e está elencado no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal de 1988, onde a pessoa é o valor máximo do Estado e a dignidade é inerente àquela. Por ser base da República e por sua grande relevância, o aludido princípio, tem grande reflexos no Ordenamento Jurídico e em todos os ramos da Ciência Jurídica, motivo que é tratado como valor supremo, orientando a criação, a interpretação e a aplicação das normas no constitucionalismo brasileiro contemporâneo. Embora se exija e pressuponha-se o reconhecimento e proteção dos direitos fundamentais em todas as dimensões percebe-se uma enorme falha do Estado, pois ainda existem milhares de pessoas que vivem sob condição indigna, isto é, são desprovidas de um Estado que lhes garanta a dignidade. Dessa forma o presente estudo monográfico objetiva fazer uma análise crítica por considerar a dignidade como o principal patrimônio jurídico da pessoa humana, afirmando ser indispensável que se conceda a máxima eficácia e efetividade possível, a fim de que todas as pessoas tenham garantidos os seus direitos fundamentais.
56 f.
description O presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise do princípio da dignidade da pessoa humana, dos direitos fundamentais, bem como uma apreciação crítica quanto às violações ocorridas no Brasil. A Constituição Federal de 1988 instituiu o Estado Democrático de Direito, o qual visa assegurar a todos os brasileiros o exercício dos direitos sociais e individuais, tendo como valores supremos, a liberdade, a segurança, o bem estar, a igualdade, o desenvolvimento e a justiça, a fim de que se tenha uma sociedade justa. O princípio da dignidade da pessoa humana é decorrência do referido Estado Democrático de Direito, e está elencado no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal de 1988, onde a pessoa é o valor máximo do Estado e a dignidade é inerente àquela. Por ser base da República e por sua grande relevância, o aludido princípio, tem grande reflexos no Ordenamento Jurídico e em todos os ramos da Ciência Jurídica, motivo que é tratado como valor supremo, orientando a criação, a interpretação e a aplicação das normas no constitucionalismo brasileiro contemporâneo. Embora se exija e pressuponha-se o reconhecimento e proteção dos direitos fundamentais em todas as dimensões percebe-se uma enorme falha do Estado, pois ainda existem milhares de pessoas que vivem sob condição indigna, isto é, são desprovidas de um Estado que lhes garanta a dignidade. Dessa forma o presente estudo monográfico objetiva fazer uma análise crítica por considerar a dignidade como o principal patrimônio jurídico da pessoa humana, afirmando ser indispensável que se conceda a máxima eficácia e efetividade possível, a fim de que todas as pessoas tenham garantidos os seus direitos fundamentais.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2014-01-03T19:17:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-01-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-03T19:17:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1968
DMD_hdl_123456789/1968
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1968
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413888646119424