O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schubert, Gustavo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4938
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo situar sobre as consequências psíquicas de um luto não elaborado. O processo de luto se caracteriza por um momento de parada que restabelece as possibilidades do sujeito de criar novos vínculos. Uma vez que o objeto é perdido o sujeito reage profundamente através do luto, no qual procura reorganizar os investimentos libidinais, trabalhando psiquicamente. Ocorre assim uma limitação desse sujeito, uma vez que normalmente é difícil se desligar do objeto perdido e reinvestir num outro. Este trabalho tem como foco principal de estudo os fatores que podem interferir na não elaboração do luto e suas consequências psíquicas para o sujeito, pois existem situações em que esse não segue a evolução esperada, ou seja, o indivíduo não consegue se reestruturar, podendo ocorrer uma fixação numa das etapas do luto. Nesses casos observa-se uma dificuldade extrema em aceitar a perda. Este luto não resolvido pode interferir no estado emocional da pessoa, impactando significativamente na vida da mesma. Porém, a ideia de luto não se limita apenas a morte, mas ao enfrentamento das sucessivas perdas reais e simbólicas que ocorrem durante o desenvolvimento humano, os quais vão permitir que ao chegar na vida adulta, a pessoa possa lidar melhor com as suas frustrações. O luto, portanto, é um movimento que o sujeito realiza psiquicamente para superar momentos de perdas tanto reais quanto simbólicas. Ao perder algo que implica um investimento, é necessário reorganizar e reinvestir. Este trabalho psíquico então é denominado de luto. Quando este não for elaborado por sua vez, poderá trazer inúmeras consequências psíquicas para o sujeito, entre elas a depressão.
id UNIJ_e0d7abe48c4673a51b09225f7b141c32
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4938
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências2018-04-2320172018-04-23T17:45:59Z2018-04-23T17:45:59ZO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo situar sobre as consequências psíquicas de um luto não elaborado. O processo de luto se caracteriza por um momento de parada que restabelece as possibilidades do sujeito de criar novos vínculos. Uma vez que o objeto é perdido o sujeito reage profundamente através do luto, no qual procura reorganizar os investimentos libidinais, trabalhando psiquicamente. Ocorre assim uma limitação desse sujeito, uma vez que normalmente é difícil se desligar do objeto perdido e reinvestir num outro. Este trabalho tem como foco principal de estudo os fatores que podem interferir na não elaboração do luto e suas consequências psíquicas para o sujeito, pois existem situações em que esse não segue a evolução esperada, ou seja, o indivíduo não consegue se reestruturar, podendo ocorrer uma fixação numa das etapas do luto. Nesses casos observa-se uma dificuldade extrema em aceitar a perda. Este luto não resolvido pode interferir no estado emocional da pessoa, impactando significativamente na vida da mesma. Porém, a ideia de luto não se limita apenas a morte, mas ao enfrentamento das sucessivas perdas reais e simbólicas que ocorrem durante o desenvolvimento humano, os quais vão permitir que ao chegar na vida adulta, a pessoa possa lidar melhor com as suas frustrações. O luto, portanto, é um movimento que o sujeito realiza psiquicamente para superar momentos de perdas tanto reais quanto simbólicas. Ao perder algo que implica um investimento, é necessário reorganizar e reinvestir. Este trabalho psíquico então é denominado de luto. Quando este não for elaborado por sua vez, poderá trazer inúmeras consequências psíquicas para o sujeito, entre elas a depressão.43 f.Ciências humanas.Psicologia.Luto.Objeto.Perdas.Conseqüências psíquicas.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4938DMD_hdl_123456789/4938Schubert, Gustavoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGustavo%20Schubert.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4938/1/Gustavo%20Schubert.pdfapplication/pdf745674http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4938/1/Gustavo%20Schubert.pdf4f1ba24f3f442d66f4b3b6eaf30aba6fMD5123456789_4938_12019-01-21T12:45:43Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
title O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
spellingShingle O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
Schubert, Gustavo
Ciências humanas.
Psicologia.
Luto.
Objeto.
Perdas.
Conseqüências psíquicas.
title_short O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
title_full O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
title_fullStr O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
title_full_unstemmed O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
title_sort O processo de não elaboração do luto e suas possíveis consequências
author Schubert, Gustavo
author_facet Schubert, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schubert, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Psicologia.
Luto.
Objeto.
Perdas.
Conseqüências psíquicas.
topic Ciências humanas.
Psicologia.
Luto.
Objeto.
Perdas.
Conseqüências psíquicas.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo situar sobre as consequências psíquicas de um luto não elaborado. O processo de luto se caracteriza por um momento de parada que restabelece as possibilidades do sujeito de criar novos vínculos. Uma vez que o objeto é perdido o sujeito reage profundamente através do luto, no qual procura reorganizar os investimentos libidinais, trabalhando psiquicamente. Ocorre assim uma limitação desse sujeito, uma vez que normalmente é difícil se desligar do objeto perdido e reinvestir num outro. Este trabalho tem como foco principal de estudo os fatores que podem interferir na não elaboração do luto e suas consequências psíquicas para o sujeito, pois existem situações em que esse não segue a evolução esperada, ou seja, o indivíduo não consegue se reestruturar, podendo ocorrer uma fixação numa das etapas do luto. Nesses casos observa-se uma dificuldade extrema em aceitar a perda. Este luto não resolvido pode interferir no estado emocional da pessoa, impactando significativamente na vida da mesma. Porém, a ideia de luto não se limita apenas a morte, mas ao enfrentamento das sucessivas perdas reais e simbólicas que ocorrem durante o desenvolvimento humano, os quais vão permitir que ao chegar na vida adulta, a pessoa possa lidar melhor com as suas frustrações. O luto, portanto, é um movimento que o sujeito realiza psiquicamente para superar momentos de perdas tanto reais quanto simbólicas. Ao perder algo que implica um investimento, é necessário reorganizar e reinvestir. Este trabalho psíquico então é denominado de luto. Quando este não for elaborado por sua vez, poderá trazer inúmeras consequências psíquicas para o sujeito, entre elas a depressão.
43 f.
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo situar sobre as consequências psíquicas de um luto não elaborado. O processo de luto se caracteriza por um momento de parada que restabelece as possibilidades do sujeito de criar novos vínculos. Uma vez que o objeto é perdido o sujeito reage profundamente através do luto, no qual procura reorganizar os investimentos libidinais, trabalhando psiquicamente. Ocorre assim uma limitação desse sujeito, uma vez que normalmente é difícil se desligar do objeto perdido e reinvestir num outro. Este trabalho tem como foco principal de estudo os fatores que podem interferir na não elaboração do luto e suas consequências psíquicas para o sujeito, pois existem situações em que esse não segue a evolução esperada, ou seja, o indivíduo não consegue se reestruturar, podendo ocorrer uma fixação numa das etapas do luto. Nesses casos observa-se uma dificuldade extrema em aceitar a perda. Este luto não resolvido pode interferir no estado emocional da pessoa, impactando significativamente na vida da mesma. Porém, a ideia de luto não se limita apenas a morte, mas ao enfrentamento das sucessivas perdas reais e simbólicas que ocorrem durante o desenvolvimento humano, os quais vão permitir que ao chegar na vida adulta, a pessoa possa lidar melhor com as suas frustrações. O luto, portanto, é um movimento que o sujeito realiza psiquicamente para superar momentos de perdas tanto reais quanto simbólicas. Ao perder algo que implica um investimento, é necessário reorganizar e reinvestir. Este trabalho psíquico então é denominado de luto. Quando este não for elaborado por sua vez, poderá trazer inúmeras consequências psíquicas para o sujeito, entre elas a depressão.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-04-23T17:45:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-23T17:45:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4938
DMD_hdl_123456789/4938
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4938
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416543712903168