Estratégias de marketing na empresa esquadrias Tomm
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4773 |
Resumo: | Introdução: Pelo fato de existir a competição no mercado, que o Marketing é tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamentos, estudar concorrentes, monitorar marca, pesquisar tendências, planejar ações, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa. Segue então o interesse de analisar e sugerir quais as estratégias de marketing são as mais adequadas para potencialização das vendas da empresa Esquadrias Tomm em Ijuí e na região. Verificar as estratégias que a empresa já possui, sugerir melhorias, e estratégias que serão de proveito da empresa, analisando-a como um todo, e conhecer as oportunidades e ameaças no setor de esquadrias de madeira. Os gestores da empresa Esquadrias Tomm não querem se basear apenas nessa maneira de divulgação, eles estão querendo potencializar suas vendas a partir de estratégias, por isso surgiu a oportunidade de realização de um trabalho junto a universidade, que pode resultar em sugestões e novas ideias. Metodologia: “Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento” (ANDRADE, 2005, p. 129). As pesquisas quanto à natureza podem se classificar em Básica e Aplicada. O presente estudo é tido como pesquisa básica, permite ao acadêmico aumentar ou gerar conhecimento sobre as áreas funcionais, seja o teórico ou o prático. A pesquisa é aplicada pelos motivos que visa a geração de conhecimentos para a aplicação voltada a solução de problemas específicos. A pesquisa aplicada refere-se a discussão de problemas, empregando um referencial teórico e a apresentação de soluções alternativas. Neste estudo pode-se classificar como pesquisa aplicada e descritiva, pois os autores afirmam que esta descreve características de uma determinada população, fenômeno ou relações entre variáveis, o que é o caso deste estudo que vai descrever o fenômeno da dinâmica organizacional da empresa Esquadrias Tomm. Como sujeitos de pesquisa são definidos quais as pessoas que forneceram os dados de que o pesquisador necessitou. Já fica definido que a população sempre será uma só organização, no caso a empresa Esquadrias Tomm LTDA. Os sujeitos de pesquisa para permitir a obtenção adequada dos dados são: os sócios-proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e o supervisor de produção Rubin Writzl. Neste estudo fica evidenciado que foi executado: a) a pesquisa bibliográfica que foi feita para ter a base conceitual completa para sustentar a análise; b) a pesquisa documental que se foi realizada nos documentos disponibilizados pela empresa que está sendo estudada entre outros; c) a pesquisa de campo que se deu na organização, por meio de entrevistas aos sócios proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e observações no local. Com os dados coletados foi elaborado um capítulo específico para a apresentação e análise dos dados, o qual relata a dinâmica organizacional da organização em estudo, e sempre que necessário foi corroborado por base conceitual. A partir do referencial teórico foram elaborados com quadro onde apresentara uma comparação da empresa que está sendo estudada, a Esquadrias Tomm, com outras empresas do mesmo ramo. Dando assim um suporte para realização uma análise e possíveis melhorias das estratégias de marketing. Resultados: A empresa estudada está localizada em Ijuí, ela atua em toda a região noroeste, também já realizou trabalhos em Porto Alegre e na cidade de Rio Grande atualmente está fechando um orçamento para o estado do Mato Grosso, mas seu foco maior sempre dentro do estado do Rio Grande do Sul. As Esquadrias Tomm na maioria dos seus clientes são de classe média alta segundo os próprios sócios proprietários Renate e Guido, e todos os seus clientes são pessoas que estão construindo ou reformando casas ou apartamentos, outros indicativos são desconhecidos, pois não tem uma idade especifica para compra do produto e também não tem um sexo definido. A grande maioria dos clientes da empresa é de classe média alta, pois a empresa mesmo reconhece que o seu produto tem valor alto, mas isso ocorre pela qualidade da matéria prima e o diferencial no produto. Os produtos como portas, janelas, portas internas, escadas entre outros na área de esquadrias de madeira a empresa Esquadrias Tomm disponibiliza para os seus clientes, os produtos vendidos pela empresa Esquadrias Tomm são de qualidade e sempre buscando satisfazer o cliente. Um dos seus diferenciais é em relação que todos só seus produtos são feitos sob medida, com isso dando mais liberdade para o cliente na hora da escolha o mesmo pode optar por detalhes, pois todos os produtos são desenhados conforme a necessidade do cliente. Esse diferencial, ao mesmo tempo é bom para a empresa, pois ela sempre busca fazer produtos que os seus clientes vão querem, mas ao mesmo tempo para cada cliente a empresa necessita fazer novos desenhos, cada cliente a abertura tem medidas diferente, então o custo do produto acaba sendo elevado, pois tem esse diferencial que cada abertura é pensada na necessidade do cliente. A definição do preço de um produto deve ter em conta o custo gerado para cada consumidor, não nos foi informado o valor que é cobrado por metro. No entanto, há empresas sempre produz produtos com qualidade e com isso agrega mais valor ao produto e a definição de preços é baseados nos custos. A empresa possui um ponto de vendas único na Rua do Comércio, nº 1997, há mais de 55 anos no mesmo local. Muitos dos seus clientes já conhecem o trabalho da empresa ou até mesmo já tem os produtos e muitas vezes os próprios clientes acabam indicando a empresa para pessoas próximas. Por estar localizada a anos no mesmo local e tem uma boa movimentação no mesmo a empresa acaba não investindo em vendedores externos. Mas os próprios funcionários que são capacitados para visitar obras e tirar medidas acabam fazendo esse serviço de divulgação, principalmente em casas fora da cidade de Ijuí. A partir do estudo teórico e empírico realizado, é possível propor algumas estratégias para a empresa Esquadrias Tomm, a fim de melhorar a sua competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Então, de acordo com análise realizada, podem ser sugeridas algumas ações a serem tomadas pela empresa para o seu crescimento. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. A empresa Esquadrias Tomm ao longo do tempo sempre vem lutando para produzir seus produtos com uma qualidade superior ao dos seus clientes, a visão da empresa é de que o cliente hoje em dia não está só em busca de produtos com um preço acessível, mas também está em busca de produtos de qualidade. Com isso a empresa já está passando para a próxima geração que o mais importante é produzir com qualidade e ver a satisfação do cliente quando vê as aberturas escolinhas na sua residência. A sugestão para a empresa e tentar aumentar a sua região de abrangência, pois a grande parte dos serviços prestados é localizada na região noroeste. E a empresa percebe que tem algumas cidades ou até mesmo regiões que tem dificuldades de prestar serviços. Mas mesmo com essas dificuldades seria interessante buscar novos clientes em diversas regiões, pois assim o seu produto será mais divulgado e a empresa terá um reconhecimento maior. Em relação ao perfil dos compradores da empresa este bem definido como já foi citado anteriormente à maioria do seu cliente são de classe média alta. Uma sugestão seria pensar em produtos com um valor mais baixo, mas sem perder a qualidade que é tão importante para a empresa, mas ao mesmo tempo recebe-se que seria muito complicado, pois teria uma concorrência entre os produtos. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. E esse é o maior desejo da empresa em estudo, se tomar a cada dia mais conhecida e forte no mercado que é tão competitivo. Para isso a mesma não precisa realizar grande munas apenas tentar abranger mais o seu campo de vendas e pensar na possibilidade de ter vendedores externos, mas para isso acontecer devesse planejar e ver se tem a viabilidade e se terá um bom retorno. Inicialmente a sugestão seria que a empresa atualizasse o seu site e também crase uma página em uma rede social assim estreitando a comunicação com o cliente. Conclusões: A realização deste trabalho de conclusão de curso proporcionou ao acadêmico, o complemento e enriquecimento dos conhecimentos obtidos durante todo o período cursado. Foi uma experiência importante que levou o estudo de teorias de administração, mais diretamente ao estudo de marketing, dando subsidio para realização de sugestões, como a empresa Esquadrias Tomm pode se tornar-se ainda mais competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Foram detectados alguns problemas neste trabalho, um deles foi à falta de atualização do site e a falta de uma rede social, que com isso a relação cliente e empresa se tornariam mais próximas. A autora buscou sugerir práticas de marketing a serem utilizadas pela organização, além de avaliar as estratégias usadas, avaliar os seus concorrentes e propor novas estratégias. |
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Os gestores da empresa Esquadrias Tomm não querem se basear apenas nessa maneira de divulgação, eles estão querendo potencializar suas vendas a partir de estratégias, por isso surgiu a oportunidade de realização de um trabalho junto a universidade, que pode resultar em sugestões e novas ideias. Metodologia: “Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento” (ANDRADE, 2005, p. 129). As pesquisas quanto à natureza podem se classificar em Básica e Aplicada. O presente estudo é tido como pesquisa básica, permite ao acadêmico aumentar ou gerar conhecimento sobre as áreas funcionais, seja o teórico ou o prático. A pesquisa é aplicada pelos motivos que visa a geração de conhecimentos para a aplicação voltada a solução de problemas específicos. A pesquisa aplicada refere-se a discussão de problemas, empregando um referencial teórico e a apresentação de soluções alternativas. Neste estudo pode-se classificar como pesquisa aplicada e descritiva, pois os autores afirmam que esta descreve características de uma determinada população, fenômeno ou relações entre variáveis, o que é o caso deste estudo que vai descrever o fenômeno da dinâmica organizacional da empresa Esquadrias Tomm. Como sujeitos de pesquisa são definidos quais as pessoas que forneceram os dados de que o pesquisador necessitou. Já fica definido que a população sempre será uma só organização, no caso a empresa Esquadrias Tomm LTDA. Os sujeitos de pesquisa para permitir a obtenção adequada dos dados são: os sócios-proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e o supervisor de produção Rubin Writzl. Neste estudo fica evidenciado que foi executado: a) a pesquisa bibliográfica que foi feita para ter a base conceitual completa para sustentar a análise; b) a pesquisa documental que se foi realizada nos documentos disponibilizados pela empresa que está sendo estudada entre outros; c) a pesquisa de campo que se deu na organização, por meio de entrevistas aos sócios proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e observações no local. Com os dados coletados foi elaborado um capítulo específico para a apresentação e análise dos dados, o qual relata a dinâmica organizacional da organização em estudo, e sempre que necessário foi corroborado por base conceitual. A partir do referencial teórico foram elaborados com quadro onde apresentara uma comparação da empresa que está sendo estudada, a Esquadrias Tomm, com outras empresas do mesmo ramo. Dando assim um suporte para realização uma análise e possíveis melhorias das estratégias de marketing. Resultados: A empresa estudada está localizada em Ijuí, ela atua em toda a região noroeste, também já realizou trabalhos em Porto Alegre e na cidade de Rio Grande atualmente está fechando um orçamento para o estado do Mato Grosso, mas seu foco maior sempre dentro do estado do Rio Grande do Sul. As Esquadrias Tomm na maioria dos seus clientes são de classe média alta segundo os próprios sócios proprietários Renate e Guido, e todos os seus clientes são pessoas que estão construindo ou reformando casas ou apartamentos, outros indicativos são desconhecidos, pois não tem uma idade especifica para compra do produto e também não tem um sexo definido. A grande maioria dos clientes da empresa é de classe média alta, pois a empresa mesmo reconhece que o seu produto tem valor alto, mas isso ocorre pela qualidade da matéria prima e o diferencial no produto. Os produtos como portas, janelas, portas internas, escadas entre outros na área de esquadrias de madeira a empresa Esquadrias Tomm disponibiliza para os seus clientes, os produtos vendidos pela empresa Esquadrias Tomm são de qualidade e sempre buscando satisfazer o cliente. Um dos seus diferenciais é em relação que todos só seus produtos são feitos sob medida, com isso dando mais liberdade para o cliente na hora da escolha o mesmo pode optar por detalhes, pois todos os produtos são desenhados conforme a necessidade do cliente. Esse diferencial, ao mesmo tempo é bom para a empresa, pois ela sempre busca fazer produtos que os seus clientes vão querem, mas ao mesmo tempo para cada cliente a empresa necessita fazer novos desenhos, cada cliente a abertura tem medidas diferente, então o custo do produto acaba sendo elevado, pois tem esse diferencial que cada abertura é pensada na necessidade do cliente. A definição do preço de um produto deve ter em conta o custo gerado para cada consumidor, não nos foi informado o valor que é cobrado por metro. No entanto, há empresas sempre produz produtos com qualidade e com isso agrega mais valor ao produto e a definição de preços é baseados nos custos. A empresa possui um ponto de vendas único na Rua do Comércio, nº 1997, há mais de 55 anos no mesmo local. Muitos dos seus clientes já conhecem o trabalho da empresa ou até mesmo já tem os produtos e muitas vezes os próprios clientes acabam indicando a empresa para pessoas próximas. Por estar localizada a anos no mesmo local e tem uma boa movimentação no mesmo a empresa acaba não investindo em vendedores externos. Mas os próprios funcionários que são capacitados para visitar obras e tirar medidas acabam fazendo esse serviço de divulgação, principalmente em casas fora da cidade de Ijuí. A partir do estudo teórico e empírico realizado, é possível propor algumas estratégias para a empresa Esquadrias Tomm, a fim de melhorar a sua competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Então, de acordo com análise realizada, podem ser sugeridas algumas ações a serem tomadas pela empresa para o seu crescimento. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. A empresa Esquadrias Tomm ao longo do tempo sempre vem lutando para produzir seus produtos com uma qualidade superior ao dos seus clientes, a visão da empresa é de que o cliente hoje em dia não está só em busca de produtos com um preço acessível, mas também está em busca de produtos de qualidade. Com isso a empresa já está passando para a próxima geração que o mais importante é produzir com qualidade e ver a satisfação do cliente quando vê as aberturas escolinhas na sua residência. A sugestão para a empresa e tentar aumentar a sua região de abrangência, pois a grande parte dos serviços prestados é localizada na região noroeste. E a empresa percebe que tem algumas cidades ou até mesmo regiões que tem dificuldades de prestar serviços. Mas mesmo com essas dificuldades seria interessante buscar novos clientes em diversas regiões, pois assim o seu produto será mais divulgado e a empresa terá um reconhecimento maior. Em relação ao perfil dos compradores da empresa este bem definido como já foi citado anteriormente à maioria do seu cliente são de classe média alta. Uma sugestão seria pensar em produtos com um valor mais baixo, mas sem perder a qualidade que é tão importante para a empresa, mas ao mesmo tempo recebe-se que seria muito complicado, pois teria uma concorrência entre os produtos. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. E esse é o maior desejo da empresa em estudo, se tomar a cada dia mais conhecida e forte no mercado que é tão competitivo. Para isso a mesma não precisa realizar grande munas apenas tentar abranger mais o seu campo de vendas e pensar na possibilidade de ter vendedores externos, mas para isso acontecer devesse planejar e ver se tem a viabilidade e se terá um bom retorno. Inicialmente a sugestão seria que a empresa atualizasse o seu site e também crase uma página em uma rede social assim estreitando a comunicação com o cliente. Conclusões: A realização deste trabalho de conclusão de curso proporcionou ao acadêmico, o complemento e enriquecimento dos conhecimentos obtidos durante todo o período cursado. Foi uma experiência importante que levou o estudo de teorias de administração, mais diretamente ao estudo de marketing, dando subsidio para realização de sugestões, como a empresa Esquadrias Tomm pode se tornar-se ainda mais competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Foram detectados alguns problemas neste trabalho, um deles foi à falta de atualização do site e a falta de uma rede social, que com isso a relação cliente e empresa se tornariam mais próximas. A autora buscou sugerir práticas de marketing a serem utilizadas pela organização, além de avaliar as estratégias usadas, avaliar os seus concorrentes e propor novas estratégias.75 f.Ciências sociais aplicadasAdministração4Ps do marketingEstratégias de marketingConcorrênciaEsquadrias em madeirahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4773DMD_hdl_123456789/4773Writzl, Roberta Tais Tommporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoberta%20Writzl.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4773/1/Roberta%20Writzl.pdfapplication/pdf893937http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4773/1/Roberta%20Writzl.pdfdcd81960198f18e3e6955bc0593ae247MD5123456789_4773_12019-01-21T12:45:36Zmail@mail.com - |
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Introdução: Pelo fato de existir a competição no mercado, que o Marketing é tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamentos, estudar concorrentes, monitorar marca, pesquisar tendências, planejar ações, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa. Segue então o interesse de analisar e sugerir quais as estratégias de marketing são as mais adequadas para potencialização das vendas da empresa Esquadrias Tomm em Ijuí e na região. Verificar as estratégias que a empresa já possui, sugerir melhorias, e estratégias que serão de proveito da empresa, analisando-a como um todo, e conhecer as oportunidades e ameaças no setor de esquadrias de madeira. Os gestores da empresa Esquadrias Tomm não querem se basear apenas nessa maneira de divulgação, eles estão querendo potencializar suas vendas a partir de estratégias, por isso surgiu a oportunidade de realização de um trabalho junto a universidade, que pode resultar em sugestões e novas ideias. Metodologia: “Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento” (ANDRADE, 2005, p. 129). As pesquisas quanto à natureza podem se classificar em Básica e Aplicada. O presente estudo é tido como pesquisa básica, permite ao acadêmico aumentar ou gerar conhecimento sobre as áreas funcionais, seja o teórico ou o prático. A pesquisa é aplicada pelos motivos que visa a geração de conhecimentos para a aplicação voltada a solução de problemas específicos. A pesquisa aplicada refere-se a discussão de problemas, empregando um referencial teórico e a apresentação de soluções alternativas. Neste estudo pode-se classificar como pesquisa aplicada e descritiva, pois os autores afirmam que esta descreve características de uma determinada população, fenômeno ou relações entre variáveis, o que é o caso deste estudo que vai descrever o fenômeno da dinâmica organizacional da empresa Esquadrias Tomm. Como sujeitos de pesquisa são definidos quais as pessoas que forneceram os dados de que o pesquisador necessitou. Já fica definido que a população sempre será uma só organização, no caso a empresa Esquadrias Tomm LTDA. Os sujeitos de pesquisa para permitir a obtenção adequada dos dados são: os sócios-proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e o supervisor de produção Rubin Writzl. Neste estudo fica evidenciado que foi executado: a) a pesquisa bibliográfica que foi feita para ter a base conceitual completa para sustentar a análise; b) a pesquisa documental que se foi realizada nos documentos disponibilizados pela empresa que está sendo estudada entre outros; c) a pesquisa de campo que se deu na organização, por meio de entrevistas aos sócios proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e observações no local. Com os dados coletados foi elaborado um capítulo específico para a apresentação e análise dos dados, o qual relata a dinâmica organizacional da organização em estudo, e sempre que necessário foi corroborado por base conceitual. A partir do referencial teórico foram elaborados com quadro onde apresentara uma comparação da empresa que está sendo estudada, a Esquadrias Tomm, com outras empresas do mesmo ramo. Dando assim um suporte para realização uma análise e possíveis melhorias das estratégias de marketing. Resultados: A empresa estudada está localizada em Ijuí, ela atua em toda a região noroeste, também já realizou trabalhos em Porto Alegre e na cidade de Rio Grande atualmente está fechando um orçamento para o estado do Mato Grosso, mas seu foco maior sempre dentro do estado do Rio Grande do Sul. As Esquadrias Tomm na maioria dos seus clientes são de classe média alta segundo os próprios sócios proprietários Renate e Guido, e todos os seus clientes são pessoas que estão construindo ou reformando casas ou apartamentos, outros indicativos são desconhecidos, pois não tem uma idade especifica para compra do produto e também não tem um sexo definido. A grande maioria dos clientes da empresa é de classe média alta, pois a empresa mesmo reconhece que o seu produto tem valor alto, mas isso ocorre pela qualidade da matéria prima e o diferencial no produto. Os produtos como portas, janelas, portas internas, escadas entre outros na área de esquadrias de madeira a empresa Esquadrias Tomm disponibiliza para os seus clientes, os produtos vendidos pela empresa Esquadrias Tomm são de qualidade e sempre buscando satisfazer o cliente. Um dos seus diferenciais é em relação que todos só seus produtos são feitos sob medida, com isso dando mais liberdade para o cliente na hora da escolha o mesmo pode optar por detalhes, pois todos os produtos são desenhados conforme a necessidade do cliente. Esse diferencial, ao mesmo tempo é bom para a empresa, pois ela sempre busca fazer produtos que os seus clientes vão querem, mas ao mesmo tempo para cada cliente a empresa necessita fazer novos desenhos, cada cliente a abertura tem medidas diferente, então o custo do produto acaba sendo elevado, pois tem esse diferencial que cada abertura é pensada na necessidade do cliente. A definição do preço de um produto deve ter em conta o custo gerado para cada consumidor, não nos foi informado o valor que é cobrado por metro. No entanto, há empresas sempre produz produtos com qualidade e com isso agrega mais valor ao produto e a definição de preços é baseados nos custos. A empresa possui um ponto de vendas único na Rua do Comércio, nº 1997, há mais de 55 anos no mesmo local. Muitos dos seus clientes já conhecem o trabalho da empresa ou até mesmo já tem os produtos e muitas vezes os próprios clientes acabam indicando a empresa para pessoas próximas. Por estar localizada a anos no mesmo local e tem uma boa movimentação no mesmo a empresa acaba não investindo em vendedores externos. Mas os próprios funcionários que são capacitados para visitar obras e tirar medidas acabam fazendo esse serviço de divulgação, principalmente em casas fora da cidade de Ijuí. A partir do estudo teórico e empírico realizado, é possível propor algumas estratégias para a empresa Esquadrias Tomm, a fim de melhorar a sua competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Então, de acordo com análise realizada, podem ser sugeridas algumas ações a serem tomadas pela empresa para o seu crescimento. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. A empresa Esquadrias Tomm ao longo do tempo sempre vem lutando para produzir seus produtos com uma qualidade superior ao dos seus clientes, a visão da empresa é de que o cliente hoje em dia não está só em busca de produtos com um preço acessível, mas também está em busca de produtos de qualidade. Com isso a empresa já está passando para a próxima geração que o mais importante é produzir com qualidade e ver a satisfação do cliente quando vê as aberturas escolinhas na sua residência. A sugestão para a empresa e tentar aumentar a sua região de abrangência, pois a grande parte dos serviços prestados é localizada na região noroeste. E a empresa percebe que tem algumas cidades ou até mesmo regiões que tem dificuldades de prestar serviços. Mas mesmo com essas dificuldades seria interessante buscar novos clientes em diversas regiões, pois assim o seu produto será mais divulgado e a empresa terá um reconhecimento maior. Em relação ao perfil dos compradores da empresa este bem definido como já foi citado anteriormente à maioria do seu cliente são de classe média alta. Uma sugestão seria pensar em produtos com um valor mais baixo, mas sem perder a qualidade que é tão importante para a empresa, mas ao mesmo tempo recebe-se que seria muito complicado, pois teria uma concorrência entre os produtos. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. E esse é o maior desejo da empresa em estudo, se tomar a cada dia mais conhecida e forte no mercado que é tão competitivo. Para isso a mesma não precisa realizar grande munas apenas tentar abranger mais o seu campo de vendas e pensar na possibilidade de ter vendedores externos, mas para isso acontecer devesse planejar e ver se tem a viabilidade e se terá um bom retorno. Inicialmente a sugestão seria que a empresa atualizasse o seu site e também crase uma página em uma rede social assim estreitando a comunicação com o cliente. Conclusões: A realização deste trabalho de conclusão de curso proporcionou ao acadêmico, o complemento e enriquecimento dos conhecimentos obtidos durante todo o período cursado. Foi uma experiência importante que levou o estudo de teorias de administração, mais diretamente ao estudo de marketing, dando subsidio para realização de sugestões, como a empresa Esquadrias Tomm pode se tornar-se ainda mais competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Foram detectados alguns problemas neste trabalho, um deles foi à falta de atualização do site e a falta de uma rede social, que com isso a relação cliente e empresa se tornariam mais próximas. A autora buscou sugerir práticas de marketing a serem utilizadas pela organização, além de avaliar as estratégias usadas, avaliar os seus concorrentes e propor novas estratégias. 75 f. |
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Introdução: Pelo fato de existir a competição no mercado, que o Marketing é tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamentos, estudar concorrentes, monitorar marca, pesquisar tendências, planejar ações, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa. Segue então o interesse de analisar e sugerir quais as estratégias de marketing são as mais adequadas para potencialização das vendas da empresa Esquadrias Tomm em Ijuí e na região. Verificar as estratégias que a empresa já possui, sugerir melhorias, e estratégias que serão de proveito da empresa, analisando-a como um todo, e conhecer as oportunidades e ameaças no setor de esquadrias de madeira. Os gestores da empresa Esquadrias Tomm não querem se basear apenas nessa maneira de divulgação, eles estão querendo potencializar suas vendas a partir de estratégias, por isso surgiu a oportunidade de realização de um trabalho junto a universidade, que pode resultar em sugestões e novas ideias. Metodologia: “Metodologia é o conjunto de métodos ou caminhos que são percorridos na busca do conhecimento” (ANDRADE, 2005, p. 129). As pesquisas quanto à natureza podem se classificar em Básica e Aplicada. O presente estudo é tido como pesquisa básica, permite ao acadêmico aumentar ou gerar conhecimento sobre as áreas funcionais, seja o teórico ou o prático. A pesquisa é aplicada pelos motivos que visa a geração de conhecimentos para a aplicação voltada a solução de problemas específicos. A pesquisa aplicada refere-se a discussão de problemas, empregando um referencial teórico e a apresentação de soluções alternativas. Neste estudo pode-se classificar como pesquisa aplicada e descritiva, pois os autores afirmam que esta descreve características de uma determinada população, fenômeno ou relações entre variáveis, o que é o caso deste estudo que vai descrever o fenômeno da dinâmica organizacional da empresa Esquadrias Tomm. Como sujeitos de pesquisa são definidos quais as pessoas que forneceram os dados de que o pesquisador necessitou. Já fica definido que a população sempre será uma só organização, no caso a empresa Esquadrias Tomm LTDA. Os sujeitos de pesquisa para permitir a obtenção adequada dos dados são: os sócios-proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e o supervisor de produção Rubin Writzl. Neste estudo fica evidenciado que foi executado: a) a pesquisa bibliográfica que foi feita para ter a base conceitual completa para sustentar a análise; b) a pesquisa documental que se foi realizada nos documentos disponibilizados pela empresa que está sendo estudada entre outros; c) a pesquisa de campo que se deu na organização, por meio de entrevistas aos sócios proprietários Renate M. Tomm Writzl e Guido Tomm e observações no local. Com os dados coletados foi elaborado um capítulo específico para a apresentação e análise dos dados, o qual relata a dinâmica organizacional da organização em estudo, e sempre que necessário foi corroborado por base conceitual. A partir do referencial teórico foram elaborados com quadro onde apresentara uma comparação da empresa que está sendo estudada, a Esquadrias Tomm, com outras empresas do mesmo ramo. Dando assim um suporte para realização uma análise e possíveis melhorias das estratégias de marketing. Resultados: A empresa estudada está localizada em Ijuí, ela atua em toda a região noroeste, também já realizou trabalhos em Porto Alegre e na cidade de Rio Grande atualmente está fechando um orçamento para o estado do Mato Grosso, mas seu foco maior sempre dentro do estado do Rio Grande do Sul. As Esquadrias Tomm na maioria dos seus clientes são de classe média alta segundo os próprios sócios proprietários Renate e Guido, e todos os seus clientes são pessoas que estão construindo ou reformando casas ou apartamentos, outros indicativos são desconhecidos, pois não tem uma idade especifica para compra do produto e também não tem um sexo definido. A grande maioria dos clientes da empresa é de classe média alta, pois a empresa mesmo reconhece que o seu produto tem valor alto, mas isso ocorre pela qualidade da matéria prima e o diferencial no produto. Os produtos como portas, janelas, portas internas, escadas entre outros na área de esquadrias de madeira a empresa Esquadrias Tomm disponibiliza para os seus clientes, os produtos vendidos pela empresa Esquadrias Tomm são de qualidade e sempre buscando satisfazer o cliente. Um dos seus diferenciais é em relação que todos só seus produtos são feitos sob medida, com isso dando mais liberdade para o cliente na hora da escolha o mesmo pode optar por detalhes, pois todos os produtos são desenhados conforme a necessidade do cliente. Esse diferencial, ao mesmo tempo é bom para a empresa, pois ela sempre busca fazer produtos que os seus clientes vão querem, mas ao mesmo tempo para cada cliente a empresa necessita fazer novos desenhos, cada cliente a abertura tem medidas diferente, então o custo do produto acaba sendo elevado, pois tem esse diferencial que cada abertura é pensada na necessidade do cliente. A definição do preço de um produto deve ter em conta o custo gerado para cada consumidor, não nos foi informado o valor que é cobrado por metro. No entanto, há empresas sempre produz produtos com qualidade e com isso agrega mais valor ao produto e a definição de preços é baseados nos custos. A empresa possui um ponto de vendas único na Rua do Comércio, nº 1997, há mais de 55 anos no mesmo local. Muitos dos seus clientes já conhecem o trabalho da empresa ou até mesmo já tem os produtos e muitas vezes os próprios clientes acabam indicando a empresa para pessoas próximas. Por estar localizada a anos no mesmo local e tem uma boa movimentação no mesmo a empresa acaba não investindo em vendedores externos. Mas os próprios funcionários que são capacitados para visitar obras e tirar medidas acabam fazendo esse serviço de divulgação, principalmente em casas fora da cidade de Ijuí. A partir do estudo teórico e empírico realizado, é possível propor algumas estratégias para a empresa Esquadrias Tomm, a fim de melhorar a sua competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Então, de acordo com análise realizada, podem ser sugeridas algumas ações a serem tomadas pela empresa para o seu crescimento. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. A empresa Esquadrias Tomm ao longo do tempo sempre vem lutando para produzir seus produtos com uma qualidade superior ao dos seus clientes, a visão da empresa é de que o cliente hoje em dia não está só em busca de produtos com um preço acessível, mas também está em busca de produtos de qualidade. Com isso a empresa já está passando para a próxima geração que o mais importante é produzir com qualidade e ver a satisfação do cliente quando vê as aberturas escolinhas na sua residência. A sugestão para a empresa e tentar aumentar a sua região de abrangência, pois a grande parte dos serviços prestados é localizada na região noroeste. E a empresa percebe que tem algumas cidades ou até mesmo regiões que tem dificuldades de prestar serviços. Mas mesmo com essas dificuldades seria interessante buscar novos clientes em diversas regiões, pois assim o seu produto será mais divulgado e a empresa terá um reconhecimento maior. Em relação ao perfil dos compradores da empresa este bem definido como já foi citado anteriormente à maioria do seu cliente são de classe média alta. Uma sugestão seria pensar em produtos com um valor mais baixo, mas sem perder a qualidade que é tão importante para a empresa, mas ao mesmo tempo recebe-se que seria muito complicado, pois teria uma concorrência entre os produtos. Para Kotler, (2000, p.3) “Todas as empresas lutam para estabelecer uma marca sólida – ou seja, uma imagem de marca forte e favorável”. E esse é o maior desejo da empresa em estudo, se tomar a cada dia mais conhecida e forte no mercado que é tão competitivo. Para isso a mesma não precisa realizar grande munas apenas tentar abranger mais o seu campo de vendas e pensar na possibilidade de ter vendedores externos, mas para isso acontecer devesse planejar e ver se tem a viabilidade e se terá um bom retorno. Inicialmente a sugestão seria que a empresa atualizasse o seu site e também crase uma página em uma rede social assim estreitando a comunicação com o cliente. Conclusões: A realização deste trabalho de conclusão de curso proporcionou ao acadêmico, o complemento e enriquecimento dos conhecimentos obtidos durante todo o período cursado. Foi uma experiência importante que levou o estudo de teorias de administração, mais diretamente ao estudo de marketing, dando subsidio para realização de sugestões, como a empresa Esquadrias Tomm pode se tornar-se ainda mais competitiva utilizando novas estratégias de marketing. Foram detectados alguns problemas neste trabalho, um deles foi à falta de atualização do site e a falta de uma rede social, que com isso a relação cliente e empresa se tornariam mais próximas. A autora buscou sugerir práticas de marketing a serem utilizadas pela organização, além de avaliar as estratégias usadas, avaliar os seus concorrentes e propor novas estratégias. |
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