Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzales, Neidimar Vieira Lopes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Raitz, Tânia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554
Resumo: Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira. 
id UNILASALLE-2_6dd16e3b4c3ab26043481bc8466cd236
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10554
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de PedagogiaEducação a distânciaPerfil socioeconômicoIgualdade e Diversidade.Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1055410.18316/recc.v28i1.10554Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554/4093Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzales, Neidimar Vieira LopesRaitz, Tânia Regina2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10554Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
title Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
spellingShingle Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
Gonzales, Neidimar Vieira Lopes
Educação a distância
Perfil socioeconômico
Igualdade e Diversidade.
title_short Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
title_full Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
title_fullStr Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
title_full_unstemmed Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
title_sort Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
author Gonzales, Neidimar Vieira Lopes
author_facet Gonzales, Neidimar Vieira Lopes
Raitz, Tânia Regina
author_role author
author2 Raitz, Tânia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzales, Neidimar Vieira Lopes
Raitz, Tânia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Perfil socioeconômico
Igualdade e Diversidade.
topic Educação a distância
Perfil socioeconômico
Igualdade e Diversidade.
description Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554
10.18316/recc.v28i1.10554
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.10554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554/4093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320130347008