Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554 |
Resumo: | Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira. |
id |
UNILASALLE-2_6dd16e3b4c3ab26043481bc8466cd236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10554 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de PedagogiaEducação a distânciaPerfil socioeconômicoIgualdade e Diversidade.Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira. Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1055410.18316/recc.v28i1.10554Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554/4093Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzales, Neidimar Vieira LopesRaitz, Tânia Regina2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10554Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia |
title |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia |
spellingShingle |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia Gonzales, Neidimar Vieira Lopes Educação a distância Perfil socioeconômico Igualdade e Diversidade. |
title_short |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia |
title_full |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia |
title_fullStr |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia |
title_sort |
Educação, igualdade e diversidade: Perfil dos professores do norte do Brasil egressos de cursos de Pedagogia |
author |
Gonzales, Neidimar Vieira Lopes |
author_facet |
Gonzales, Neidimar Vieira Lopes Raitz, Tânia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Raitz, Tânia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzales, Neidimar Vieira Lopes Raitz, Tânia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Perfil socioeconômico Igualdade e Diversidade. |
topic |
Educação a distância Perfil socioeconômico Igualdade e Diversidade. |
description |
Resumo: O Brasil é um país que contrasta riqueza e pobreza marcadamente visíveis nas suas cinco regiões. É possível perceber a desigualdade de condições e acesso aos bens econômicos, culturais e educacionais existente entre as regiões brasileiras. Considerando tais disparidades, este trabalho é recorte de uma tese e tem como objetivo apresentar o perfil socioeconômico de professores de Rondônia, região norte do Brasil, egressos de cursos de Pedagogia. Quanto a estrutura metodológica, trata-se de pesquisa analítica/descritiva de abordagem quanti-qualitativa, cuja interpretação prima pelo enfoque qualitativo. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário on line (google forms) aplicado a 48 egressos. Os estudos de Moret (2021), Arroyo (2011), Gatti et al. (2019) e Canclini (2011) foram fundamentais para o conhecimento histórico e análise crítica. Concluiu-se que o perfil socioeconômico dos egressos dos cursos de Pedagogia muito se assemelha ao perfil levantado pelo Relatório Síntese do curso de Pedagogia do Enade-2017, divergindo quanto a idade (entre 35 e 39 anos), mas convergindo na atratividade pela docência que ocorre como possibilidade de ascensão social. A feminização do magistério pode estar associada a construção social da diferença entre os sexos (dominação masculina). E que os resultados do Enade-2017 não estão sendo considerados para melhorar a qualidade da educação superior brasileira. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554 10.18316/recc.v28i1.10554 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i1.10554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10554/4093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320130347008 |