Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Neusa Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Frison, Marli Dallagnol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8214
Resumo: No presente artigo socializamos e discutimos as proposições de um grupo de estudos constituído por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o professor do Atendimento Educacional Especializado, referente à aprendizagem e ao desenvolvimento psíquico de alunos com deficiência intelectual. A investigação projeta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa em educação, e é caracterizada pelos princípios da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada, realizada com cinco professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, e registros dos encontros de formação. Os dados foram organizados com base na Análise Textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A análise dos resultados levou em consideração contribuições teóricas de autores que tratam do desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), bem como de autores que tratam acerca da Deficiência Intelectual. Resultados apontam para a necessidade e os benefícios de se promover momentos de formação aos professores em relação ao desenvolvimento de processos de ensino direcionados e adequados às crianças com deficiência intelectual no que se refere a seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural.
id UNILASALLE-2_f30e6e03e2dcbb63a6212739903a4cab
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8214
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectualNo presente artigo socializamos e discutimos as proposições de um grupo de estudos constituído por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o professor do Atendimento Educacional Especializado, referente à aprendizagem e ao desenvolvimento psíquico de alunos com deficiência intelectual. A investigação projeta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa em educação, e é caracterizada pelos princípios da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada, realizada com cinco professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, e registros dos encontros de formação. Os dados foram organizados com base na Análise Textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A análise dos resultados levou em consideração contribuições teóricas de autores que tratam do desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), bem como de autores que tratam acerca da Deficiência Intelectual. Resultados apontam para a necessidade e os benefícios de se promover momentos de formação aos professores em relação ao desenvolvimento de processos de ensino direcionados e adequados às crianças com deficiência intelectual no que se refere a seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasPereira da Silva, Neusa CristinaFrison, Marli Dallagnol2021-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/821410.18316/recc.v26i2.8214Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-152236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8214/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/8214Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
title Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
spellingShingle Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
Pereira da Silva, Neusa Cristina
title_short Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
title_full Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
title_fullStr Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
title_full_unstemmed Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
title_sort Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
author Pereira da Silva, Neusa Cristina
author_facet Pereira da Silva, Neusa Cristina
Frison, Marli Dallagnol
author_role author
author2 Frison, Marli Dallagnol
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Neusa Cristina
Frison, Marli Dallagnol
dc.subject.none.fl_str_mv

description No presente artigo socializamos e discutimos as proposições de um grupo de estudos constituído por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o professor do Atendimento Educacional Especializado, referente à aprendizagem e ao desenvolvimento psíquico de alunos com deficiência intelectual. A investigação projeta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa em educação, e é caracterizada pelos princípios da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada, realizada com cinco professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, e registros dos encontros de formação. Os dados foram organizados com base na Análise Textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A análise dos resultados levou em consideração contribuições teóricas de autores que tratam do desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), bem como de autores que tratam acerca da Deficiência Intelectual. Resultados apontam para a necessidade e os benefícios de se promover momentos de formação aos professores em relação ao desenvolvimento de processos de ensino direcionados e adequados às crianças com deficiência intelectual no que se refere a seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8214
10.18316/recc.v26i2.8214
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8214
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i2.8214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/8214/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-15
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870211563520