Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Fabiane Fischer
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235
Resumo: Neste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque. 
id UNILASALLE-2_ff23ccaf9535c97f32422659b22aa203
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4235
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiáriosNeste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque. Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasFigueiredo, Fabiane FischerGroenwald, Claudia Lisete Oliveira2019-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/423510.18316/recc.v24i1.4235Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 221-2342236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235/pdfDireitos autorais 2019 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T19:59:28Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/4235Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T19:59:28Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
title Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
spellingShingle Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
Figueiredo, Fabiane Fischer
title_short Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
title_full Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
title_fullStr Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
title_full_unstemmed Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
title_sort Design de problemas matemáticos com o uso de Tecnologias Digitais sob o enfoque da formulação de problemas subsidiários
author Figueiredo, Fabiane Fischer
author_facet Figueiredo, Fabiane Fischer
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
author_role author
author2 Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Fabiane Fischer
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv

description Neste artigo apresenta-se um recorte de uma investigação, que tem como um dos objetivos investigar as possibilidades que podem emergir a partir do Design de problemas sob o enfoque da formulação de problemas com o uso de Tecnologias Digitais. O Design de problemas é uma perspectiva que visa à produção de problemas abertos, contextualizados e com o uso de recursos tecnológicos, para que os alunos, ao resolvê-los, também utilizem tais recursos para aprender conhecimentos matemáticos, tecnológicos e relativos ao tema de relevância social abordado. O enfoque da formulação de problemas, quando associado a essa perspectiva, pode contribuir com o processo de produção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e para explicitar os processos de pensamento através da resolução de problemas. Essa investigação seguiu as características de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo foco foi reconhecer, entender e discutir sobre os aspectos relativos ao objeto em estudo, bem como apresentar e analisar um problema, que foi produzido sob tal enfoque. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235
10.18316/recc.v24i1.4235
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i1.4235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4235/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 1 (2019); p. 221-234
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165868961660928