Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raquel Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/5693
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana. Orientadora: Prof. Dra. Senilde Alcântara Guanaes
id UNIL_c868d17bd615b2bcc08405d22a07d9a3
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5693
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Souza, Raquel SantosGuanaes, Senilde Alcântara2020-03-31T00:29:24Z2020-03-31T00:29:24Z2020-04-01SOUZA, Raquel Santos. ​Toda Carolina é um ato de auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na vida e Obra de Carolina Maria De Jesus. 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Antropologia: Diversidade Cultural Latino-Americana) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.http://dspace.unila.edu.br/123456789/5693Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana. Orientadora: Prof. Dra. Senilde Alcântara GuanaesEste estudio analiza la trayectoria de Carolina María de Jesús como intelectual negra y periférica a la luz de los escritos autoetnográficos producidos durante los años 60-70 en Canindé Favela, y el testimonio de Vera Eunice, su hija menor. La escritura de Carolina es responsable de denunciar la marginación de los espacios y la precariedad de la vida de los residentes de las afueras de la ciudad de São Paulo durante la urbanización espacial. Por lo tanto, este texto se basa en conceptos como la autoetnografía y la interseccionalidad para analizar las condiciones bajo las cuales Carolina Maria de Jesus escribió sus trabajos. Como intelectual, madre y trabajadora informal abierta, Carolina María de Jesús se siente impactada por la resistencia de la escritura, incluso cuando las condiciones socioeconómicas la han privado de tiempo y recursos. En los relatos de Vera Eunice, Carolina es principalmente la madre que no es sumisa mas que sueña que sus escritos sean eternos.Este estudo analisa a trajetória de Carolina Maria de Jesus como intelectual negra e de periferia à luz dos escritos auto etnográficos produzidos durante as décadas de 60-70 na Favela do Canindé-SP e, do testemunho de Vera Eunice, sua filha caçula. Através de sua escrita de Carolina denuncia a marginalização e a precariedade da vida dos moradores dessa periferia localizada próxima às margens do Rio Tietê. Para tanto, este texto se apoia em conceitos, tais como etnografia e interseccionalidade para analisar as condições sob as quais Carolina Maria de Jesus escrevia suas obras. Carolina Maria de Jesus impressiona pela resistência de seguir escrevendo mesmo em escassez de condições socioeconômicas que a privaram de tempo e recursos. Este texto conta com os relatos de Vera Eunice sobre a trajetória insubmissa e resiliente de Carolina de Jesus.porAuto etnografiaCarolina Maria de Jesus (1914-1977) - escritora brasileiraResistência - FavelaToda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAORIGINALToda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de JesusToda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesusapplication/pdf490810https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/5693/5/Toda%20Carolina%20%c3%a9%20um%20Ato%20de%20Auto%3a%20intersec%c3%a7%c3%b5es%20de%20G%c3%aanero%2c%20Ra%c3%a7a%20e%20Classe%20na%20Obra%20de%20Carolina%20Maria%20de%20Jesusefeaeafeda633f09c687e5639bfa2a4cMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/5693/2/license.txt2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8MD52THUMBNAILCapa REP.jpgCapa REP.jpgimage/jpeg18040https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/5693/4/Capa%20REP.jpg61e91319369b6b876cd7aca830842a53MD54123456789/56932021-03-29 08:36:04.434oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362021-03-29T11:36:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
title Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
spellingShingle Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
Souza, Raquel Santos
Auto etnografia
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) - escritora brasileira
Resistência - Favela
title_short Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
title_full Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
title_fullStr Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
title_full_unstemmed Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
title_sort Toda Carolina é um Ato de Auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na Obra de Carolina Maria de Jesus
author Souza, Raquel Santos
author_facet Souza, Raquel Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raquel Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guanaes, Senilde Alcântara
contributor_str_mv Guanaes, Senilde Alcântara
dc.subject.por.fl_str_mv Auto etnografia
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) - escritora brasileira
Resistência - Favela
topic Auto etnografia
Carolina Maria de Jesus (1914-1977) - escritora brasileira
Resistência - Favela
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana. Orientadora: Prof. Dra. Senilde Alcântara Guanaes
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-31T00:29:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-31T00:29:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Raquel Santos. ​Toda Carolina é um ato de auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na vida e Obra de Carolina Maria De Jesus. 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Antropologia: Diversidade Cultural Latino-Americana) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/5693
identifier_str_mv SOUZA, Raquel Santos. ​Toda Carolina é um ato de auto: intersecções de Gênero, Raça e Classe na vida e Obra de Carolina Maria De Jesus. 2019. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Antropologia: Diversidade Cultural Latino-Americana) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/5693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/5693/5/Toda%20Carolina%20%c3%a9%20um%20Ato%20de%20Auto%3a%20intersec%c3%a7%c3%b5es%20de%20G%c3%aanero%2c%20Ra%c3%a7a%20e%20Classe%20na%20Obra%20de%20Carolina%20Maria%20de%20Jesus
https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/5693/2/license.txt
https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/5693/4/Capa%20REP.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv efeaeafeda633f09c687e5639bfa2a4c
2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8
61e91319369b6b876cd7aca830842a53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227518502109184