O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavorenti, Camila do Amaral
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cortez, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5805
Resumo: Este número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.
id UNIL_c8e44362278991b396a6cb3c967e83c1
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5805
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótiposDidact material of SLF/PLF: discussing prejudice and stereotypesEl material didactico de ELE/PLE: discutindo prejuicios y estereotiposEnsino de línguasMaterial didáticoPreconceitos e estereótiposEste número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.Aprender uma nova língua significa descobrir um diferente mundo, pois uma nova cultura é transmitida neste processo. Com este trabalho analisamos possíveis preconceitos e estereótipos registrados nos livros de LPE/ELE, analisando suas imagens e questionar criticamente como estes materiais didáticos apresentam-se ao mundo, pois tendem a ser a “porta de entrada” dos países a diferentes pessoas de diversas nacionalidades. Elegemos os livros “FLE”, de Lima e Iunes e “Síntesis”, de Martin. Nosso referencial teórico circula por Mendonça (2014) por refletir a formação de professores latinos, Amossy (2003) sua análise de estereótipos e, Leffa (2014) com discussões sobre ensino de línguas.Learn a new language means to discover a diferent world, because a new culture is diffused through this process. This work analyze the possibility of prejudices and stereotypes in the textbooks, analyzing their images and questioning how those didactical books show themselves to the world, because as usually, they are an “front door” of these countries to diferent people. We choose the books “FLE”, by Lima and “Síntesis”, by Martin. Our theoretical reference are based on Medonça (2014), with a reflection on the formation of Latin teachers, Amossy (2003) with your analisis of stereotypes and, Leffa (2014) discussing teaching languages.Aprender una nueva lengua significa descubrir un mundo distinto, pues una nueva cultura se transmite en este proceso. Este trabajo analiza posibles preconceptos y estereotipos registrados en libros de LPE / ELE, verificando sus imágenes y mirando críticamente cómo estos materiales didácticos presentanse al mundo, pues son "puerta de entrada" de los países, personas de distintas nacionalidades . Elegimos los libros "FLE", de Lima e Iunes y "Síntesis", de Martin. Nuestro referencial teórico pasa por Mendonça (2014) por reflejar la formación de profesores latinos, Amossy (2003) su análisis de estereotipos y, Leffa (2014) con discusiones sobre enseñanza de lenguas.2018info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLAVORENTI, Camila do Amaral; CORTEZ, Mariana. O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 161-183, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1206>.ISSN: 2359-232xhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessLavorenti, Camila do AmaralCortez, Marianareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:02:05Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5805Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:02:05Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
Didact material of SLF/PLF: discussing prejudice and stereotypes
El material didactico de ELE/PLE: discutindo prejuicios y estereotipos
title O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
spellingShingle O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
Lavorenti, Camila do Amaral
Ensino de línguas
Material didático
Preconceitos e estereótipos
title_short O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
title_full O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
title_fullStr O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
title_full_unstemmed O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
title_sort O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos
author Lavorenti, Camila do Amaral
author_facet Lavorenti, Camila do Amaral
Cortez, Mariana
author_role author
author2 Cortez, Mariana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavorenti, Camila do Amaral
Cortez, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Material didático
Preconceitos e estereótipos
topic Ensino de línguas
Material didático
Preconceitos e estereótipos
description Este número da Revista Brasileira de Iniciação Científica publica os artigos com os resultados das pesquisas de Iniciação Científica 2016/17 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A UNILA é uma das novas universidades federais brasileiras, iniciando suas atividades em 2010. Já em 2011, começa a funcionar seu Programa de Iniciação Científica (IC). A IC é uma das prioridades da política de pesquisa da UNILA. Seu aporte em bolsas de IC é superior ao de fontes externas como CNPq e Fundação Araucária. Em seus seis anos de existência, o Programa de IC tem promovido a difusão da cultura científica entre os estudantes, contribuído com sua formação e os estimulado ao ingresso na pós-graduação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAVORENTI, Camila do Amaral; CORTEZ, Mariana. O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 161-183, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1206>.
ISSN: 2359-232x
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5805
identifier_str_mv LAVORENTI, Camila do Amaral; CORTEZ, Mariana. O material didático de ELE/PLE: discutindo preconceitos e estereótipos. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC), Itapetininga, v. 5, n.2, p. 161-183, 2018. Edição Especial Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Disponível em <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1206>.
ISSN: 2359-232x
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285252280614912