A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Jefferson Duarte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1970
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Orientadora: Profa. MSc. Karen Santos Honório
id UNIL_e999bbb6ff25b49aa11f8220e743992c
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1970
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILAEscola Latino Americana de Agroecologia – ELAAInstituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/GuaraníAmérica LatinaMovimentos Sociais do CampoDesenvolvimento Rural e Segurança AlimentarAgroecologiaEducaçãoTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Orientadora: Profa. MSc. Karen Santos HonórioA busca pela integração no continente latino-americano tem passado por diversos ciclos que datam desde a primeira metade do século XIX até o período atual, cada iniciativa rumo à integração da América Latina foi reflexo do cenário político e econômico do período em que foi proposta. Desde o surgimento da instituição universitária no continente, sempre foi priorizada oficialmente uma educação que refletiu muito pouco sobre as experiências históricas dos povos latino-americanos. O trabalho debate sobre as propostas de integração latino-americana expressas na práxis educativa da Escola Latino- Americana de Agroecologia- Elaa e da Universidade Federal da Integração Latino- Americana- Unila. O objetivo central da pesquisa descrita aqui é analisar as práticas educativas e as propostas pedagógicas desenvolvidas pela Elaa e Unila no âmbito dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Enquanto a Ela tem suas origens no processo de integração proposto pela Alba e nos Movimentos Sociais Populares do Campo organizados a partir da Cloc-Via Campesina onde busca-se articular à luta pela terra com a demanda por uma educação concebida no sentido mais amplo, onde o processo formativo esteja vinculado à perspectiva de transformação social. A Unila é uma instituição que se configura através de uma iniciativa do governo brasileiro, cujo objetivo maior seria formar recursos humanos em múltiplas áreas do conhecimento, com enfoque no contexto latino-americano e especificamente no âmbito do Mercosul. As metodologias utilizadas durante o desenvolvimento desse trabalho se embasaram na revisão bibliográfica sobre o tema, na análise dos projetos políticos pedagógicos dos cursos pesquisados, além do acesso a fontes primárias produzidas pelas instituições investigadas. Também foram utilizadas abordagens como: a observação participante e a pesquisa ação e na interpretação dos dados obtidos optou-se pela análise a partir do método dialético. Por fim verificou-se um conjunto de elementos que serviram para avaliar os pontos de diferenças e convergências propiciados pela trajetória ainda em construção de cada uma das experiências estudadas, apontando inclusive a oportunidade de uma possível interação entre os espaços estudadosLa búsqueda por la integración en el continente latinoamericano, ha pasado por diversas etapas que se inician con la primera mitad del siglo XIX hasta el período actual, cada iniciativa rumbo a la integración de América Latina reflejó el escenario político y económico del período en que fue propuesta. Desde el surgimiento de la institución universitaria en el continente, siempre fue priorizada oficialmente una educación que representa muy poco las experiencias históricas de los pueblos latinoamericanos. El siguiente trabajo, debate sobre las propuestas de integración latinoamericana expresadas en la praxis educativa de la Escuela Latinoamericana de Agroecología-Elaa y de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana- Unila. El objetivo central de la investigación aquí descrita, es analizar las prácticas educativas y las propuestas pedagógicas desenvueltas por la Elaa y la Unila en el ambito de los cursos de Tecnología en Agroecología y Desenvolvimiento Rural y Seguridad Alimentaria. La Elaa tiene sus orígenes en el proceso de integración propuesto por el Alba y en los Movimientos Sociales Populares del Campo, organizados a partir de la Cloc-Via Campesina donde se busca articular la lucha por la tierra con la demanda por una educación concebida en el sentido mas amplio, donde el proceso formativo esté vinculado a la perspectiva de transformación social. La Unila es una institución que se configura a través de una iniciativa del gobierno brasilero, cuyo objetivo mayor, sería formar recursos humanos en múltiples áreas de conocimiento con enfoque en el contexto latinoamericano y especificamente en el ámbito de Mercosur. Las metodologías utilizadas durante el desenvolvimiento de este trabajo se fundamentaron en la revisión bibliográfica sobre el tema, en el análisis de los proyectos políticos pedagogicos de las carreras investigadas, además del acceso a fuentes primarias producidas por las instituciones arriba mencionadas. También, fueron utilizadas abordajes como la observación participante, pesquisa acción y en la interpretación de los datos obtenidos, se optó por el análisis a partir del método dialéctico. Al final se verificó un conjunto de elementos que sirvieron para determinar los puntos de diferencias y convergencias propiciados por la trayectoria aún en construcción de cada una de las experiencias estudiadas, verificando inclusive la oportunidad de una posible interacción entre los espacios investigadosHonório, Karen dos SantosBrandão, Jefferson Duarte2014info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfBRANDÃO, Jefferson Duarte. Educação e Integração: A Práxis Educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia- ELAA e da Universidade Federal da Integração Latino- Americana- UNILA ed. 2014. 71p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar)- Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2014https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:38:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1970Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:38:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
title A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
spellingShingle A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
Brandão, Jefferson Duarte
Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA
Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní
América Latina
Movimentos Sociais do Campo
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
Agroecologia
Educação
title_short A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
title_full A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
title_fullStr A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
title_full_unstemmed A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
title_sort A práxis educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA e Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana- UNILA
author Brandão, Jefferson Duarte
author_facet Brandão, Jefferson Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Honório, Karen dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Jefferson Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA
Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní
América Latina
Movimentos Sociais do Campo
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
Agroecologia
Educação
topic Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA
Instituto Latino Americano de Agroecologia – IALA/Guaraní
América Latina
Movimentos Sociais do Campo
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
Agroecologia
Educação
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Orientadora: Profa. MSc. Karen Santos Honório
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRANDÃO, Jefferson Duarte. Educação e Integração: A Práxis Educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia- ELAA e da Universidade Federal da Integração Latino- Americana- UNILA ed. 2014. 71p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar)- Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2014
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1970
identifier_str_mv BRANDÃO, Jefferson Duarte. Educação e Integração: A Práxis Educativa da Escola Latino Americana de Agroecologia- ELAA e da Universidade Federal da Integração Latino- Americana- UNILA ed. 2014. 71p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar)- Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2014
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285231709650944