RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Fábio Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Andrea Soares Rocha, da Nóbrega, Paula Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1350
Resumo: O campo educacional se redefiniu em função da disseminação do conhecimento em rede, assim, modificou-se a forma como o sujeito aprende e acessa o conhecimento. Nesse contexto, a teoria Conectivista de Siemens (2004) e a Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) tornam-se importantes marcos para o surgimento de novos métodos e estratégias de aprendizagem a partir do avanço da internet e da utilização dos recursos educacionais digitais (RED). O  objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção de alunos de uma escola de ensino médio quanto à utilização dos RED para a aprendizagem significativa no modelo Conectivista. A metodologia escolhida foi uma pesquisa de campo com 15 alunos, correspondendo a uma amostragem de 10% referentes à população de 150 discentes. A abordagem foi a quanti-qualitativa e o instrumental um questionário no Google Forms, considerando o modelo de escala Likert para obtenção das respostas. Os resultados apontaram que 67,7% dos participantes concordaram totalmente que a utilização dos RED contribuíram para o seu aprendizado; 53,3% concordaram que os conteúdos abordados são importantes e podem ser aplicados; 46,7% conceituaram excelente a interação professor e aluno nas atividades utilizando os RED;  80% atribuíram excelente para a mediação docente; 53,3% descreveram excelente a explicação do professor sobre os RED e 66,7% atribuíram o conceito de excelente para a avaliação do professor.  Portanto, o modelo Conectivista e a Aprendizagem Significativa enriquecem o processo educativo, desenvolvendo uma cultura de aprendizagem dinâmica, democrática e protagonista na utilização dos RED, como foi o caso do Padlet, apontado como RED preferido pelos alunos.
id UNIMES-1_e5bc06aaab39c4068e1d0209ddba339a
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1350
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTAEducação; Educação a DistânciaRecurso Educacional Digital; Conectivismo; Aprendizagem SignificativaO campo educacional se redefiniu em função da disseminação do conhecimento em rede, assim, modificou-se a forma como o sujeito aprende e acessa o conhecimento. Nesse contexto, a teoria Conectivista de Siemens (2004) e a Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) tornam-se importantes marcos para o surgimento de novos métodos e estratégias de aprendizagem a partir do avanço da internet e da utilização dos recursos educacionais digitais (RED). O  objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção de alunos de uma escola de ensino médio quanto à utilização dos RED para a aprendizagem significativa no modelo Conectivista. A metodologia escolhida foi uma pesquisa de campo com 15 alunos, correspondendo a uma amostragem de 10% referentes à população de 150 discentes. A abordagem foi a quanti-qualitativa e o instrumental um questionário no Google Forms, considerando o modelo de escala Likert para obtenção das respostas. Os resultados apontaram que 67,7% dos participantes concordaram totalmente que a utilização dos RED contribuíram para o seu aprendizado; 53,3% concordaram que os conteúdos abordados são importantes e podem ser aplicados; 46,7% conceituaram excelente a interação professor e aluno nas atividades utilizando os RED;  80% atribuíram excelente para a mediação docente; 53,3% descreveram excelente a explicação do professor sobre os RED e 66,7% atribuíram o conceito de excelente para a avaliação do professor.  Portanto, o modelo Conectivista e a Aprendizagem Significativa enriquecem o processo educativo, desenvolvendo uma cultura de aprendizagem dinâmica, democrática e protagonista na utilização dos RED, como foi o caso do Padlet, apontado como RED preferido pelos alunos.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaBezerra, Fábio Araújoda Silva, Andrea Soares Rochada Nóbrega, Paula Pinheiro2022-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1350Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1350/1196https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1350/525Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-15T22:12:47Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1350Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-08-15T22:12:47Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
title RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
spellingShingle RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
Bezerra, Fábio Araújo
Educação; Educação a Distância
Recurso Educacional Digital; Conectivismo; Aprendizagem Significativa
title_short RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
title_full RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
title_fullStr RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
title_full_unstemmed RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
title_sort RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
author Bezerra, Fábio Araújo
author_facet Bezerra, Fábio Araújo
da Silva, Andrea Soares Rocha
da Nóbrega, Paula Pinheiro
author_role author
author2 da Silva, Andrea Soares Rocha
da Nóbrega, Paula Pinheiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Fábio Araújo
da Silva, Andrea Soares Rocha
da Nóbrega, Paula Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação a Distância
Recurso Educacional Digital; Conectivismo; Aprendizagem Significativa
topic Educação; Educação a Distância
Recurso Educacional Digital; Conectivismo; Aprendizagem Significativa
description O campo educacional se redefiniu em função da disseminação do conhecimento em rede, assim, modificou-se a forma como o sujeito aprende e acessa o conhecimento. Nesse contexto, a teoria Conectivista de Siemens (2004) e a Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) tornam-se importantes marcos para o surgimento de novos métodos e estratégias de aprendizagem a partir do avanço da internet e da utilização dos recursos educacionais digitais (RED). O  objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção de alunos de uma escola de ensino médio quanto à utilização dos RED para a aprendizagem significativa no modelo Conectivista. A metodologia escolhida foi uma pesquisa de campo com 15 alunos, correspondendo a uma amostragem de 10% referentes à população de 150 discentes. A abordagem foi a quanti-qualitativa e o instrumental um questionário no Google Forms, considerando o modelo de escala Likert para obtenção das respostas. Os resultados apontaram que 67,7% dos participantes concordaram totalmente que a utilização dos RED contribuíram para o seu aprendizado; 53,3% concordaram que os conteúdos abordados são importantes e podem ser aplicados; 46,7% conceituaram excelente a interação professor e aluno nas atividades utilizando os RED;  80% atribuíram excelente para a mediação docente; 53,3% descreveram excelente a explicação do professor sobre os RED e 66,7% atribuíram o conceito de excelente para a avaliação do professor.  Portanto, o modelo Conectivista e a Aprendizagem Significativa enriquecem o processo educativo, desenvolvendo uma cultura de aprendizagem dinâmica, democrática e protagonista na utilização dos RED, como foi o caso do Padlet, apontado como RED preferido pelos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1350
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1350/1196
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1350/525
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 26 (2022)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1754639112778809344