A vida “emocional” das coisas e o significado dos não humanos. Uma análise do valor dos objetos na vida cotidiana dos residentes de uma comunidade terapêutica: The "emotional" life of things and the meaning of non-humans. An analysis of the value of objects in the daily life of residents of a therapeutic community
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Argumentos (Montes Claros. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1153 |
Resumo: | Este artigo analisa a percepção sobre a política dos/as estudantes de duas escolas de Santa Maria - RS, uma pública e outra privada. Em termos teóricos, levou-se em conta duas abordagens que integram a Teoria Democrática, uma que entende a Democracia como um processo de competição pelo voto entre lideranças políticas, onde decisões menos verticalizadas e mais plurais possuem relação com a percepção positiva da política; e outra, por sua vez, argumenta que a participação mais horizontal, tende a gerar maior envolvimento com assuntos relacionados à política. Em termos metodológicos, aplicou-se questionários, configurando uma amostra quantitativa não probabilística. Os dados indicam que os estudantes da escola privada e os da pública possuem uma percepção positiva da política e dos governos não revertida em interesses de participação. Com isso, o pressuposto teórico que relaciona a percepção positiva da política com um maior envolvimento e participação não se verificou neste estudo. |
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A vida “emocional” das coisas e o significado dos não humanos. Uma análise do valor dos objetos na vida cotidiana dos residentes de uma comunidade terapêutica: The "emotional" life of things and the meaning of non-humans. An analysis of the value of objects in the daily life of residents of a therapeutic communityTeoria Democrática; Percepção Política; Participação; Envolvimento; Estudantes SecundaristasEste artigo analisa a percepção sobre a política dos/as estudantes de duas escolas de Santa Maria - RS, uma pública e outra privada. Em termos teóricos, levou-se em conta duas abordagens que integram a Teoria Democrática, uma que entende a Democracia como um processo de competição pelo voto entre lideranças políticas, onde decisões menos verticalizadas e mais plurais possuem relação com a percepção positiva da política; e outra, por sua vez, argumenta que a participação mais horizontal, tende a gerar maior envolvimento com assuntos relacionados à política. Em termos metodológicos, aplicou-se questionários, configurando uma amostra quantitativa não probabilística. Os dados indicam que os estudantes da escola privada e os da pública possuem uma percepção positiva da política e dos governos não revertida em interesses de participação. Com isso, o pressuposto teórico que relaciona a percepção positiva da política com um maior envolvimento e participação não se verificou neste estudo.Editora Unimontes2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1153Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 14 n. 1 (2017); 15-312527-25511806-5627reponame:Argumentos (Montes Claros. Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1153/3843https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1153/1189Copyright (c) 2020 Revista Argumentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto Soares, José Galdino Ori Cuti Martins, Cleber 2021-03-12T18:08:14Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1153Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentosPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/oairevista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br||2527-25511806-5627opendoar:2023-01-12T15:17:50.373095Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)true |
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