ASSOCIAÇÕES E O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: UM OLHAR SOBRE BRASILEIRA, UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila Ribeiro, Kleber
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza Moreira, Edna, Marques Rodrigues, Aldinéia, Reis de Souza, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1866
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender por que os agricultores familiares da comunidade Brasileira não se organizam em associações com intuito de promover o fortalecimento da agricultura familiar no município de Bom Jesus da Lapa - BA. Buscou-se ainda, traçar o perfil dos agricultores familiares, identificar a concepção que eles têm de associações e compreender como elas podem contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar. A pesquisa foi realizada sob a ótica da abordagem qualitativa. Adotou-se a pesquisa participante para a condução da investigação e alcance dos objetivos propostos, sendo adotados ainda, procedimentos de coleta de dados, tais como, a aplicação de questionários estruturados e entrevistas semiestruturadas. Tais instrumentos foram importantes para o alcance de informações relevantes para a realização da análise de dados por meio da técnica de triangulação. Durante pesquisa de campo, realizou-se coleta de dados primários com todos os agricultores da comunidade objeto deste estudo, o que contribuiu significativamente para a o alcance dos resultados almejados. Com base nos dados coletados pode-se perceber a importância da agricultura familiar para a geração de emprego e renda, bem como a necessidade de organização da produção agrícola realizada dentro da comunidade Brasileira. Foi possível identificar a existência de uma associação no quilombo voltada apenas para atividades sociais, os agricultores pretendem organizá-la para que, por intermédio da associação, possam inserir os excedentes produzidos em suas respectivas propriedades em outros mercados.
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