Cimentação de pinos de fibra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MADI, JOSÉ ALBERTO
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: CORRÊA, GIOVANI DE OLIVEIRA, CONTRERAS, EDWIN FERNANDO RUIZ, DE SOUZA JUNIOR, JOANE AUGUSTO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/410
Resumo: A utilização de pinos de fibra tem como finalidade principal reforçar oremanescente dental para suportar uma restauração seja ela direta ouindireta. Quando bem indicados são excelentes coadjuvantes na preservaçãoda estrutura dental, no entanto temos a cimentação desses pinos defibra como uma das mais importantes fases no reforço e sucesso darestauração da estrutura dental, pois a união entre o pino e a estruturadental é imprescindível para sua manutenção além de propiciar a absorçãodas cargas mastigatórias. Atualmente tem se estudado essa união comdiversos tipos de materiais. Cimentos como ionômero de vidro e fosfatode zinco são os mais tradicionais devido ao custo e técnica simplificadade utilização. Os cimentos resinosos são hoje os mais indicados, devidoaos inúmeros estudos sobre suas características e propriedades, algunsdestes se destacam, como o Panávia e o Rely-X dentre outros, quandocomparados com os cimentos tradicionais em diversos testes de resistênciamecânica, como o ensaio de tração. Para a utilização dos cimentosresinosos é de fundamental importância o conhecimento dos sistemasadesivos. O conhecimento das propriedades destes sistemas e principalmentede sua interação com os cimentos resinosos é que vai determinar osucesso ou o fracasso da união e conseqüentemente da cimentação final.Dentre os diversos estudos podemos identificar vários componentes quepodem afetar essa união sistema adesivo/cimento resinoso como os cimentos endodônticos que contém óxido de zinco e eugenol na sua composição.O sucesso da cimentação pode ser avaliado e comprovado emdiversos estudos e as conclusões mostram a eficiência, compatibilidadebiológica e as dificuldades de se trabalhar com esses materiais.
id UNINGA-1_0b99ecd713d2eb27bc98a6cc90d5eae0
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/410
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling Cimentação de pinos de fibraA utilização de pinos de fibra tem como finalidade principal reforçar oremanescente dental para suportar uma restauração seja ela direta ouindireta. Quando bem indicados são excelentes coadjuvantes na preservaçãoda estrutura dental, no entanto temos a cimentação desses pinos defibra como uma das mais importantes fases no reforço e sucesso darestauração da estrutura dental, pois a união entre o pino e a estruturadental é imprescindível para sua manutenção além de propiciar a absorçãodas cargas mastigatórias. Atualmente tem se estudado essa união comdiversos tipos de materiais. Cimentos como ionômero de vidro e fosfatode zinco são os mais tradicionais devido ao custo e técnica simplificadade utilização. Os cimentos resinosos são hoje os mais indicados, devidoaos inúmeros estudos sobre suas características e propriedades, algunsdestes se destacam, como o Panávia e o Rely-X dentre outros, quandocomparados com os cimentos tradicionais em diversos testes de resistênciamecânica, como o ensaio de tração. Para a utilização dos cimentosresinosos é de fundamental importância o conhecimento dos sistemasadesivos. O conhecimento das propriedades destes sistemas e principalmentede sua interação com os cimentos resinosos é que vai determinar osucesso ou o fracasso da união e conseqüentemente da cimentação final.Dentre os diversos estudos podemos identificar vários componentes quepodem afetar essa união sistema adesivo/cimento resinoso como os cimentos endodônticos que contém óxido de zinco e eugenol na sua composição.O sucesso da cimentação pode ser avaliado e comprovado emdiversos estudos e as conclusões mostram a eficiência, compatibilidadebiológica e as dificuldades de se trabalhar com esses materiais.Editora Uningá2005-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/41010.46311/2318-0579.6.eUJ410Revista Uningá; Vol. 6 No. 1 (2005): Revista UningáRevista Uningá; v. 6 n. 1 (2005): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v6i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/410/7610.46311/ru.v6i1.410.g76Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessMADI, JOSÉ ALBERTOCORRÊA, GIOVANI DE OLIVEIRACONTRERAS, EDWIN FERNANDO RUIZDE SOUZA JUNIOR, JOANE AUGUSTO2019-10-01T16:51:23Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/410Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T16:51:23Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Cimentação de pinos de fibra
title Cimentação de pinos de fibra
spellingShingle Cimentação de pinos de fibra
MADI, JOSÉ ALBERTO
title_short Cimentação de pinos de fibra
title_full Cimentação de pinos de fibra
title_fullStr Cimentação de pinos de fibra
title_full_unstemmed Cimentação de pinos de fibra
title_sort Cimentação de pinos de fibra
author MADI, JOSÉ ALBERTO
author_facet MADI, JOSÉ ALBERTO
CORRÊA, GIOVANI DE OLIVEIRA
CONTRERAS, EDWIN FERNANDO RUIZ
DE SOUZA JUNIOR, JOANE AUGUSTO
author_role author
author2 CORRÊA, GIOVANI DE OLIVEIRA
CONTRERAS, EDWIN FERNANDO RUIZ
DE SOUZA JUNIOR, JOANE AUGUSTO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MADI, JOSÉ ALBERTO
CORRÊA, GIOVANI DE OLIVEIRA
CONTRERAS, EDWIN FERNANDO RUIZ
DE SOUZA JUNIOR, JOANE AUGUSTO
description A utilização de pinos de fibra tem como finalidade principal reforçar oremanescente dental para suportar uma restauração seja ela direta ouindireta. Quando bem indicados são excelentes coadjuvantes na preservaçãoda estrutura dental, no entanto temos a cimentação desses pinos defibra como uma das mais importantes fases no reforço e sucesso darestauração da estrutura dental, pois a união entre o pino e a estruturadental é imprescindível para sua manutenção além de propiciar a absorçãodas cargas mastigatórias. Atualmente tem se estudado essa união comdiversos tipos de materiais. Cimentos como ionômero de vidro e fosfatode zinco são os mais tradicionais devido ao custo e técnica simplificadade utilização. Os cimentos resinosos são hoje os mais indicados, devidoaos inúmeros estudos sobre suas características e propriedades, algunsdestes se destacam, como o Panávia e o Rely-X dentre outros, quandocomparados com os cimentos tradicionais em diversos testes de resistênciamecânica, como o ensaio de tração. Para a utilização dos cimentosresinosos é de fundamental importância o conhecimento dos sistemasadesivos. O conhecimento das propriedades destes sistemas e principalmentede sua interação com os cimentos resinosos é que vai determinar osucesso ou o fracasso da união e conseqüentemente da cimentação final.Dentre os diversos estudos podemos identificar vários componentes quepodem afetar essa união sistema adesivo/cimento resinoso como os cimentos endodônticos que contém óxido de zinco e eugenol na sua composição.O sucesso da cimentação pode ser avaliado e comprovado emdiversos estudos e as conclusões mostram a eficiência, compatibilidadebiológica e as dificuldades de se trabalhar com esses materiais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/410
10.46311/2318-0579.6.eUJ410
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/410
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.6.eUJ410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/410/76
10.46311/ru.v6i1.410.g76
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 6 No. 1 (2005): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 6 n. 1 (2005): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v6i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042160110927872