Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, LIVIA MARIA ANDRADE
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: PINZAN, ARNALDO, JANSON, GUILHERME, CREPALDI, MARCUS VINICIUS, FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE, FREITAS, DANIEL SALVATORE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/696
Resumo: Atualmente, as áreas metropolitanas apresentam umapopulação diversificada, estabelecendo a necessidade de reconhecer queum único padrão de estética facial não é apropriado para as decisões dediagnóstico e plano de tratamento ortodôntico, para indivíduos de váriasorigens étnicas, que migraram para distintas regiões geográficas. Com opropósito de apresentar a importância de um padrão cefalométricoespecífico para os jovens brasileiros melanodermas, este estudo propôsobter os valores médios de normalidade para as grandezas cefalométricasesqueléticas, dentárias e tegumentares e verificar a presença dedimorfismo entre os gêneros. A amostra constituiu-se de 56telerradiografias em norma lateral de indivíduos jovens brasileiros não tratados, apresentando “oclusão normal”, divididos em: 56 indivíduosmelanodermas (28 de cada gênero) com idade média de 13,24 anos. Paraa obtenção dos resultados e avaliação do dimorfismo entre os gêneros,realizou-se o teste t independente. Os melanodermas apresentaramprotrusão maxilar e mandibular, discrepância maxilomandibular, maiorconvexidade facial óssea, padrão de crescimento horizontal e os incisivossuperiores e inferiores vestibularizados e protruídos. Além disso,demonstraram o ângulo nasolabial mais agudo e os lábios superior einferior mais proeminentes. Encontrou-se também, dimorfismo entregêneros para algumas variáveis cefalométricas: SNA; ANB; NAP; 1.NA;1-NA; Sn-Stms; Ls-Sn-Pog’; Stms-IS; Stms-Stmi; Ls-E.
id UNINGA-1_39443e4fc31dbc54b3c610a0fb338db0
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/696
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”Atualmente, as áreas metropolitanas apresentam umapopulação diversificada, estabelecendo a necessidade de reconhecer queum único padrão de estética facial não é apropriado para as decisões dediagnóstico e plano de tratamento ortodôntico, para indivíduos de váriasorigens étnicas, que migraram para distintas regiões geográficas. Com opropósito de apresentar a importância de um padrão cefalométricoespecífico para os jovens brasileiros melanodermas, este estudo propôsobter os valores médios de normalidade para as grandezas cefalométricasesqueléticas, dentárias e tegumentares e verificar a presença dedimorfismo entre os gêneros. A amostra constituiu-se de 56telerradiografias em norma lateral de indivíduos jovens brasileiros não tratados, apresentando “oclusão normal”, divididos em: 56 indivíduosmelanodermas (28 de cada gênero) com idade média de 13,24 anos. Paraa obtenção dos resultados e avaliação do dimorfismo entre os gêneros,realizou-se o teste t independente. Os melanodermas apresentaramprotrusão maxilar e mandibular, discrepância maxilomandibular, maiorconvexidade facial óssea, padrão de crescimento horizontal e os incisivossuperiores e inferiores vestibularizados e protruídos. Além disso,demonstraram o ângulo nasolabial mais agudo e os lábios superior einferior mais proeminentes. Encontrou-se também, dimorfismo entregêneros para algumas variáveis cefalométricas: SNA; ANB; NAP; 1.NA;1-NA; Sn-Stms; Ls-Sn-Pog’; Stms-IS; Stms-Stmi; Ls-E.Editora Uningá2008-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/69610.46311/2318-0579.17.eUJ696Revista Uningá; Vol. 17 No. 1 (2008): Revista UningáRevista Uningá; v. 17 n. 1 (2008): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v17i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/696/34410.46311/ru.v17i1.696.g344Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessFREITAS, LIVIA MARIA ANDRADEPINZAN, ARNALDOJANSON, GUILHERMECREPALDI, MARCUS VINICIUSFREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADEFREITAS, DANIEL SALVATORE2019-10-01T20:17:37Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/696Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:17:37Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
title Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
spellingShingle Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
FREITAS, LIVIA MARIA ANDRADE
title_short Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
title_full Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
title_fullStr Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
title_full_unstemmed Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
title_sort Padrão esquelético, dentário e tegumentar de jovens brasileiros melanodermas com "oclusão normal”
author FREITAS, LIVIA MARIA ANDRADE
author_facet FREITAS, LIVIA MARIA ANDRADE
PINZAN, ARNALDO
JANSON, GUILHERME
CREPALDI, MARCUS VINICIUS
FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE
FREITAS, DANIEL SALVATORE
author_role author
author2 PINZAN, ARNALDO
JANSON, GUILHERME
CREPALDI, MARCUS VINICIUS
FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE
FREITAS, DANIEL SALVATORE
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, LIVIA MARIA ANDRADE
PINZAN, ARNALDO
JANSON, GUILHERME
CREPALDI, MARCUS VINICIUS
FREITAS, MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE
FREITAS, DANIEL SALVATORE
description Atualmente, as áreas metropolitanas apresentam umapopulação diversificada, estabelecendo a necessidade de reconhecer queum único padrão de estética facial não é apropriado para as decisões dediagnóstico e plano de tratamento ortodôntico, para indivíduos de váriasorigens étnicas, que migraram para distintas regiões geográficas. Com opropósito de apresentar a importância de um padrão cefalométricoespecífico para os jovens brasileiros melanodermas, este estudo propôsobter os valores médios de normalidade para as grandezas cefalométricasesqueléticas, dentárias e tegumentares e verificar a presença dedimorfismo entre os gêneros. A amostra constituiu-se de 56telerradiografias em norma lateral de indivíduos jovens brasileiros não tratados, apresentando “oclusão normal”, divididos em: 56 indivíduosmelanodermas (28 de cada gênero) com idade média de 13,24 anos. Paraa obtenção dos resultados e avaliação do dimorfismo entre os gêneros,realizou-se o teste t independente. Os melanodermas apresentaramprotrusão maxilar e mandibular, discrepância maxilomandibular, maiorconvexidade facial óssea, padrão de crescimento horizontal e os incisivossuperiores e inferiores vestibularizados e protruídos. Além disso,demonstraram o ângulo nasolabial mais agudo e os lábios superior einferior mais proeminentes. Encontrou-se também, dimorfismo entregêneros para algumas variáveis cefalométricas: SNA; ANB; NAP; 1.NA;1-NA; Sn-Stms; Ls-Sn-Pog’; Stms-IS; Stms-Stmi; Ls-E.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/696
10.46311/2318-0579.17.eUJ696
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/696
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.17.eUJ696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/696/344
10.46311/ru.v17i1.696.g344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 17 No. 1 (2008): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 17 n. 1 (2008): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v17i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042161168941056