SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreiro, Bruno Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Soares, Ricardo de Sousa, de Melo Neto, Alexandre José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2318
Resumo: O objetivo do trabalho foi estabelecer uma revisão narrativa da literatura sobre o estado da arte da síndrome de burnout na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo, Bireme e PUBMED, utilizando as palavras chave “burnout”, “Burnout, professional”, “Primary health care” e “Physicians, Family”. Analisamos 721 estudos e vinte artigos foram escolhidos. Foram incluídos estudos que utilizaram o Maslach Burnout Inventory como instrumento para quantificar a síndrome de burnout e que foram realizados com profissionais de saúde que trabalhavam em cuidados primários, ao passo que foram excluídos estudos realizados em diferentes níveis de complexidade e com profissionais em processo de formação, bem como na forma de teses e dissertações. Os médicos foram a categoria profissional mais estudada, e os níveis de burnout se mostraram variados entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde. As associações encontradas com burnout diziam respeito a: sexo, faixa etária, tempo de trabalho, filhos, raça, estressores mentais, relação interprofissional, condições de vulnerabilidade social. Concluímos que a variabilidade nos resultados encontrados requer métodos de padronização da caracterização do burnout, assim como maior número de estudos na Atenção Primária à Saúde, principalmente em profissionais não médicos, bem como aprofundamento das características institucionais e do processo de trabalho que interferem no surgimento da síndrome de burnout.
id UNINGA-1_539141dc8f6f74a4f44201bb015e71e5
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2318
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURAAtenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.Atenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.O objetivo do trabalho foi estabelecer uma revisão narrativa da literatura sobre o estado da arte da síndrome de burnout na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo, Bireme e PUBMED, utilizando as palavras chave “burnout”, “Burnout, professional”, “Primary health care” e “Physicians, Family”. Analisamos 721 estudos e vinte artigos foram escolhidos. Foram incluídos estudos que utilizaram o Maslach Burnout Inventory como instrumento para quantificar a síndrome de burnout e que foram realizados com profissionais de saúde que trabalhavam em cuidados primários, ao passo que foram excluídos estudos realizados em diferentes níveis de complexidade e com profissionais em processo de formação, bem como na forma de teses e dissertações. Os médicos foram a categoria profissional mais estudada, e os níveis de burnout se mostraram variados entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde. As associações encontradas com burnout diziam respeito a: sexo, faixa etária, tempo de trabalho, filhos, raça, estressores mentais, relação interprofissional, condições de vulnerabilidade social. Concluímos que a variabilidade nos resultados encontrados requer métodos de padronização da caracterização do burnout, assim como maior número de estudos na Atenção Primária à Saúde, principalmente em profissionais não médicos, bem como aprofundamento das características institucionais e do processo de trabalho que interferem no surgimento da síndrome de burnout.Editora Uningá2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/231810.46311/2318-0579.55.eUJ2318Revista Uningá; Vol. 55 No. 4 (2018): Revista UNINGÁ; 39-55Revista Uningá; v. 55 n. 4 (2018): Revista UNINGÁ; 39-552318-057910.46311/ru.v55i4reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/2318/177310.46311/ru.v55i4.2318.g1773Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarreiro, Bruno OliveiraSoares, Ricardo de Sousade Melo Neto, Alexandre José2019-09-25T19:16:44Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2318Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-09-25T19:16:44Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Carreiro, Bruno Oliveira
Atenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.
Atenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.
title_short SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort SÍNDROME DE BURNOUT NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Carreiro, Bruno Oliveira
author_facet Carreiro, Bruno Oliveira
Soares, Ricardo de Sousa
de Melo Neto, Alexandre José
author_role author
author2 Soares, Ricardo de Sousa
de Melo Neto, Alexandre José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreiro, Bruno Oliveira
Soares, Ricardo de Sousa
de Melo Neto, Alexandre José
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.
Atenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.
topic Atenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.
Atenção Primária à Saúde. Epidemiologia. Saúde do Trabalhador.
description O objetivo do trabalho foi estabelecer uma revisão narrativa da literatura sobre o estado da arte da síndrome de burnout na Atenção Primária à Saúde. Realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo, Bireme e PUBMED, utilizando as palavras chave “burnout”, “Burnout, professional”, “Primary health care” e “Physicians, Family”. Analisamos 721 estudos e vinte artigos foram escolhidos. Foram incluídos estudos que utilizaram o Maslach Burnout Inventory como instrumento para quantificar a síndrome de burnout e que foram realizados com profissionais de saúde que trabalhavam em cuidados primários, ao passo que foram excluídos estudos realizados em diferentes níveis de complexidade e com profissionais em processo de formação, bem como na forma de teses e dissertações. Os médicos foram a categoria profissional mais estudada, e os níveis de burnout se mostraram variados entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde. As associações encontradas com burnout diziam respeito a: sexo, faixa etária, tempo de trabalho, filhos, raça, estressores mentais, relação interprofissional, condições de vulnerabilidade social. Concluímos que a variabilidade nos resultados encontrados requer métodos de padronização da caracterização do burnout, assim como maior número de estudos na Atenção Primária à Saúde, principalmente em profissionais não médicos, bem como aprofundamento das características institucionais e do processo de trabalho que interferem no surgimento da síndrome de burnout.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2318
10.46311/2318-0579.55.eUJ2318
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2318
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.55.eUJ2318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2318/1773
10.46311/ru.v55i4.2318.g1773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 55 No. 4 (2018): Revista UNINGÁ; 39-55
Revista Uningá; v. 55 n. 4 (2018): Revista UNINGÁ; 39-55
2318-0579
10.46311/ru.v55i4
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042164786528256