CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Thais Kely da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Gabriela de Carvalho, Almeida, Luiza Helena Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/971
Resumo: RESUMO   O objetivo deste estudo foi de avaliar, através da revisão da literatura, as repercussões da cárie na primeira infância na vida do paciente infantil. A infância é considerada um período crítico pelo fato de que ali as crianças adquirem hábitos que carregam para o resto da vida. Crianças que são precocemente apresentadas ao açúcar têm maiores chances de desenvolver doenças de desordens bucais, uma vez que concomitante ao uso do açúcar muitos responsáveis deixam a desejar na higiene bucal da criança. Hábitos como introduzir bebidas açucaradas na mamadeira noturna torna o risco mais elevado de desenvolver a cárie na primeira infância quando comparado a crianças que não possuem este hábito, uma vez que no período noturno a tendência é a redução do fluxo salivar deixando o meio muito mais propício. A cárie dentária é a condição bucal que mais afeta negativamente a qualidade de vida na primeira infância. Os impactos na vida das crianças incluem dor, mudança no comportamento escolar e social, dificuldade na mastigação, dificuldade de ingerir líquidos e de dormir. Assim, a cárie na primeira infância, apresenta repercussões que podem comprometer o crescimento e desenvolvimento normais da criança e consequentemente a qualidade de vida, devendo-se, portanto, considerar uma abordagem psicológica e social, além da convencional abordagem biológica.    
id UNINGA-1_5bb972da0ff053106c183588fe16e7c6
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/971
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOSInfância. Cárie dentária. Qualidade de vida.CÁRIE DA PRIMEIRA INFÂNCIARESUMO   O objetivo deste estudo foi de avaliar, através da revisão da literatura, as repercussões da cárie na primeira infância na vida do paciente infantil. A infância é considerada um período crítico pelo fato de que ali as crianças adquirem hábitos que carregam para o resto da vida. Crianças que são precocemente apresentadas ao açúcar têm maiores chances de desenvolver doenças de desordens bucais, uma vez que concomitante ao uso do açúcar muitos responsáveis deixam a desejar na higiene bucal da criança. Hábitos como introduzir bebidas açucaradas na mamadeira noturna torna o risco mais elevado de desenvolver a cárie na primeira infância quando comparado a crianças que não possuem este hábito, uma vez que no período noturno a tendência é a redução do fluxo salivar deixando o meio muito mais propício. A cárie dentária é a condição bucal que mais afeta negativamente a qualidade de vida na primeira infância. Os impactos na vida das crianças incluem dor, mudança no comportamento escolar e social, dificuldade na mastigação, dificuldade de ingerir líquidos e de dormir. Assim, a cárie na primeira infância, apresenta repercussões que podem comprometer o crescimento e desenvolvimento normais da criança e consequentemente a qualidade de vida, devendo-se, portanto, considerar uma abordagem psicológica e social, além da convencional abordagem biológica.    Editora Uningá2019-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTEXTOapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/97110.46311/2318-0579.56.eUJ971Revista Uningá; Vol. 56 No. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 192-201Revista Uningá; v. 56 n. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 192-2012318-057910.46311/ru.v56iS3reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/971/193910.46311/ru.v56iS3.971.g1939Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Thais Kely da SilvaFerreira, Gabriela de CarvalhoAlmeida, Luiza Helena Silva de2019-03-28T22:50:56Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/971Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-03-28T22:50:56Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
title CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
spellingShingle CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
Dias, Thais Kely da Silva
Infância. Cárie dentária. Qualidade de vida.
CÁRIE DA PRIMEIRA INFÂNCIA
title_short CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
title_full CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
title_fullStr CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
title_full_unstemmed CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
title_sort CÁRIE NA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DE ZERO A 3 ANOS
author Dias, Thais Kely da Silva
author_facet Dias, Thais Kely da Silva
Ferreira, Gabriela de Carvalho
Almeida, Luiza Helena Silva de
author_role author
author2 Ferreira, Gabriela de Carvalho
Almeida, Luiza Helena Silva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Thais Kely da Silva
Ferreira, Gabriela de Carvalho
Almeida, Luiza Helena Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Cárie dentária. Qualidade de vida.
CÁRIE DA PRIMEIRA INFÂNCIA
topic Infância. Cárie dentária. Qualidade de vida.
CÁRIE DA PRIMEIRA INFÂNCIA
description RESUMO   O objetivo deste estudo foi de avaliar, através da revisão da literatura, as repercussões da cárie na primeira infância na vida do paciente infantil. A infância é considerada um período crítico pelo fato de que ali as crianças adquirem hábitos que carregam para o resto da vida. Crianças que são precocemente apresentadas ao açúcar têm maiores chances de desenvolver doenças de desordens bucais, uma vez que concomitante ao uso do açúcar muitos responsáveis deixam a desejar na higiene bucal da criança. Hábitos como introduzir bebidas açucaradas na mamadeira noturna torna o risco mais elevado de desenvolver a cárie na primeira infância quando comparado a crianças que não possuem este hábito, uma vez que no período noturno a tendência é a redução do fluxo salivar deixando o meio muito mais propício. A cárie dentária é a condição bucal que mais afeta negativamente a qualidade de vida na primeira infância. Os impactos na vida das crianças incluem dor, mudança no comportamento escolar e social, dificuldade na mastigação, dificuldade de ingerir líquidos e de dormir. Assim, a cárie na primeira infância, apresenta repercussões que podem comprometer o crescimento e desenvolvimento normais da criança e consequentemente a qualidade de vida, devendo-se, portanto, considerar uma abordagem psicológica e social, além da convencional abordagem biológica.    
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
TEXTO
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/971
10.46311/2318-0579.56.eUJ971
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/971
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.56.eUJ971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/971/1939
10.46311/ru.v56iS3.971.g1939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 56 No. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 192-201
Revista Uningá; v. 56 n. S3 (2019): Revista UNINGÁ Edição Especial Odontologia; 192-201
2318-0579
10.46311/ru.v56iS3
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042162190254080