ORTODONTIA NO SUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragiato Junior, Renato
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Renata Cristina Gobbi, de Oliveira, Ricardo Cesar Gobbi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/217
Resumo: RESUMO   Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) está em constante mudança para melhor adequação ao nosso modelo de Atenção Básica a saúde, havendo a necessidade de produzir novos conhecimentos que se adequarem às necessidades da comunidade-alvo, promovendo então uma transformação a nível social, cultural e comportamental. Assim, o profissional odontológico voltado ao serviço público de saúde tem enfrentado novos desafios nesse cenário, onde o desencontro entre a formação dos profissionais de saúde e a necessidade do serviço realizado se torna um dilema, havendo a necessidade de se priorizar o indicativo epidemiológico da saúde bucal e disponibilizar para a população o acesso à promoção da saúde oral impulsionada pelas práticas de intervenção. Essa nova organização do modelo de atenção básica de saúde exige profissionais capacitados que possuam ampla visão de saúde, sensibilidade e entendimento acerca de comunidade de maneira sistêmica e integral. Objetivo: enfocar no perfil do profissional de saúde odontológica e os principais desafios que ele se depara quando no cenário da saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados PUBMED, Scielo, Lilacs e artigos do Google Acadêmico, com as palavras-chave: Odontologia; Ortodontia; SUS; Saúde Pública. Conclusão: Mesmo diante de um cenário muitas vezes precário que os profissionais odontológicos encontram, o Brasil é um dos poucos países que oferecem serviço odontológico gratuito, se fazendo necessário uma participação mais efetiva destes profissionais no planejamento das políticas públicas, para que a Odontologia alcance um patamar digno dentro da Saúde Pública.
id UNINGA-1_bb9afdfee8428d3f8ac5002c373c471d
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/217
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling ORTODONTIA NO SUSRESUMO   Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) está em constante mudança para melhor adequação ao nosso modelo de Atenção Básica a saúde, havendo a necessidade de produzir novos conhecimentos que se adequarem às necessidades da comunidade-alvo, promovendo então uma transformação a nível social, cultural e comportamental. Assim, o profissional odontológico voltado ao serviço público de saúde tem enfrentado novos desafios nesse cenário, onde o desencontro entre a formação dos profissionais de saúde e a necessidade do serviço realizado se torna um dilema, havendo a necessidade de se priorizar o indicativo epidemiológico da saúde bucal e disponibilizar para a população o acesso à promoção da saúde oral impulsionada pelas práticas de intervenção. Essa nova organização do modelo de atenção básica de saúde exige profissionais capacitados que possuam ampla visão de saúde, sensibilidade e entendimento acerca de comunidade de maneira sistêmica e integral. Objetivo: enfocar no perfil do profissional de saúde odontológica e os principais desafios que ele se depara quando no cenário da saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados PUBMED, Scielo, Lilacs e artigos do Google Acadêmico, com as palavras-chave: Odontologia; Ortodontia; SUS; Saúde Pública. Conclusão: Mesmo diante de um cenário muitas vezes precário que os profissionais odontológicos encontram, o Brasil é um dos poucos países que oferecem serviço odontológico gratuito, se fazendo necessário uma participação mais efetiva destes profissionais no planejamento das políticas públicas, para que a Odontologia alcance um patamar digno dentro da Saúde Pública.Editora Uningá2018-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/21710.46311/2318-0579.55.eUJ217Revista Uningá; Vol. 55 No. 2 (2018): Revista Uningá; 154-168Revista Uningá; v. 55 n. 2 (2018): Revista Uningá; 154-1682318-057910.46311/ru.v55i2reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/217/169210.46311/ru.v55i2.217.g1692Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBragiato Junior, Renatode Oliveira, Renata Cristina Gobbide Oliveira, Ricardo Cesar Gobbi2019-10-07T21:45:11Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/217Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T21:45:11Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ORTODONTIA NO SUS
title ORTODONTIA NO SUS
spellingShingle ORTODONTIA NO SUS
Bragiato Junior, Renato
title_short ORTODONTIA NO SUS
title_full ORTODONTIA NO SUS
title_fullStr ORTODONTIA NO SUS
title_full_unstemmed ORTODONTIA NO SUS
title_sort ORTODONTIA NO SUS
author Bragiato Junior, Renato
author_facet Bragiato Junior, Renato
de Oliveira, Renata Cristina Gobbi
de Oliveira, Ricardo Cesar Gobbi
author_role author
author2 de Oliveira, Renata Cristina Gobbi
de Oliveira, Ricardo Cesar Gobbi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragiato Junior, Renato
de Oliveira, Renata Cristina Gobbi
de Oliveira, Ricardo Cesar Gobbi
description RESUMO   Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) está em constante mudança para melhor adequação ao nosso modelo de Atenção Básica a saúde, havendo a necessidade de produzir novos conhecimentos que se adequarem às necessidades da comunidade-alvo, promovendo então uma transformação a nível social, cultural e comportamental. Assim, o profissional odontológico voltado ao serviço público de saúde tem enfrentado novos desafios nesse cenário, onde o desencontro entre a formação dos profissionais de saúde e a necessidade do serviço realizado se torna um dilema, havendo a necessidade de se priorizar o indicativo epidemiológico da saúde bucal e disponibilizar para a população o acesso à promoção da saúde oral impulsionada pelas práticas de intervenção. Essa nova organização do modelo de atenção básica de saúde exige profissionais capacitados que possuam ampla visão de saúde, sensibilidade e entendimento acerca de comunidade de maneira sistêmica e integral. Objetivo: enfocar no perfil do profissional de saúde odontológica e os principais desafios que ele se depara quando no cenário da saúde pública, o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados PUBMED, Scielo, Lilacs e artigos do Google Acadêmico, com as palavras-chave: Odontologia; Ortodontia; SUS; Saúde Pública. Conclusão: Mesmo diante de um cenário muitas vezes precário que os profissionais odontológicos encontram, o Brasil é um dos poucos países que oferecem serviço odontológico gratuito, se fazendo necessário uma participação mais efetiva destes profissionais no planejamento das políticas públicas, para que a Odontologia alcance um patamar digno dentro da Saúde Pública.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/217
10.46311/2318-0579.55.eUJ217
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/217
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.55.eUJ217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/217/1692
10.46311/ru.v55i2.217.g1692
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 55 No. 2 (2018): Revista Uningá; 154-168
Revista Uningá; v. 55 n. 2 (2018): Revista Uningá; 154-168
2318-0579
10.46311/ru.v55i2
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042159515336704