TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, PATRÍCIA SANCHES
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: DE OLIVEIRA, RENATO VICTOR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1923
Resumo: A implantodontia tem sido cada vez mais requisitada entrepacientes edentulos que querem reestabelecer sua funçãomastigatória e estética dentária. Contudo em alguns casos,os pacientes apresentam déficit ósseo na região posterior demaxila devido a pneumatização do seio maxilar após aperda dos dentes, tornando a área inadequada para receberos implantes. Diante destas condições o procedimento cirúrgicode levantamento de seio maxilar associado ao enxertoósseo sinusal, tem se tornado um método de reabilitaçãosatisfatório, devolvendo ao paciente um nível ósseonecessário para receber os implantes ósseointegraveís.Sendo assim o objetivo deste trabalho, foi informar aoscirurgiões dentistas através de uma revisão de literaturasobre os possíveis materiais utilizados no procedimento delevantamento de seio, ilustrando a técnica, através do relatode um caso clínico onde o paciente foi reabilitado atravésda enxertia utilizando o hidroxiapatita (Bio-Oss) e ossoautógeno em bloco. Concluiu-se que o osso autógeno é oúnico que possui potencial osteogênico, e o que melhor seencaixa a todos os requisitos para neoformação óssea. Noentanto há outros biomateriais sendo utilizados e obtendobons resultados, sendo a hidroxiapatita o biomaterial commaior previsibilidade e manutenção do volume ósseo, permitindosuportar a carga mastigatória.
id UNINGA-2_8f91fcf4aa314dcb9b9fada72c7c2b20
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1923
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAISA implantodontia tem sido cada vez mais requisitada entrepacientes edentulos que querem reestabelecer sua funçãomastigatória e estética dentária. Contudo em alguns casos,os pacientes apresentam déficit ósseo na região posterior demaxila devido a pneumatização do seio maxilar após aperda dos dentes, tornando a área inadequada para receberos implantes. Diante destas condições o procedimento cirúrgicode levantamento de seio maxilar associado ao enxertoósseo sinusal, tem se tornado um método de reabilitaçãosatisfatório, devolvendo ao paciente um nível ósseonecessário para receber os implantes ósseointegraveís.Sendo assim o objetivo deste trabalho, foi informar aoscirurgiões dentistas através de uma revisão de literaturasobre os possíveis materiais utilizados no procedimento delevantamento de seio, ilustrando a técnica, através do relatode um caso clínico onde o paciente foi reabilitado atravésda enxertia utilizando o hidroxiapatita (Bio-Oss) e ossoautógeno em bloco. Concluiu-se que o osso autógeno é oúnico que possui potencial osteogênico, e o que melhor seencaixa a todos os requisitos para neoformação óssea. Noentanto há outros biomateriais sendo utilizados e obtendobons resultados, sendo a hidroxiapatita o biomaterial commaior previsibilidade e manutenção do volume ósseo, permitindosuportar a carga mastigatória.Editora Uningá2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1923Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEWUningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW2178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1923/1520Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, PATRÍCIA SANCHESDE OLIVEIRA, RENATO VICTOR2019-10-09T22:25:06Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1923Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-09T22:25:06UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
title TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
spellingShingle TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
SILVA, PATRÍCIA SANCHES
title_short TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
title_full TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
title_fullStr TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
title_full_unstemmed TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
title_sort TÉCNICA DE “SINUS LIFT” COM DIFERENTES TIPOS DE BIOMATERIAIS
author SILVA, PATRÍCIA SANCHES
author_facet SILVA, PATRÍCIA SANCHES
DE OLIVEIRA, RENATO VICTOR
author_role author
author2 DE OLIVEIRA, RENATO VICTOR
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, PATRÍCIA SANCHES
DE OLIVEIRA, RENATO VICTOR
description A implantodontia tem sido cada vez mais requisitada entrepacientes edentulos que querem reestabelecer sua funçãomastigatória e estética dentária. Contudo em alguns casos,os pacientes apresentam déficit ósseo na região posterior demaxila devido a pneumatização do seio maxilar após aperda dos dentes, tornando a área inadequada para receberos implantes. Diante destas condições o procedimento cirúrgicode levantamento de seio maxilar associado ao enxertoósseo sinusal, tem se tornado um método de reabilitaçãosatisfatório, devolvendo ao paciente um nível ósseonecessário para receber os implantes ósseointegraveís.Sendo assim o objetivo deste trabalho, foi informar aoscirurgiões dentistas através de uma revisão de literaturasobre os possíveis materiais utilizados no procedimento delevantamento de seio, ilustrando a técnica, através do relatode um caso clínico onde o paciente foi reabilitado atravésda enxertia utilizando o hidroxiapatita (Bio-Oss) e ossoautógeno em bloco. Concluiu-se que o osso autógeno é oúnico que possui potencial osteogênico, e o que melhor seencaixa a todos os requisitos para neoformação óssea. Noentanto há outros biomateriais sendo utilizados e obtendobons resultados, sendo a hidroxiapatita o biomaterial commaior previsibilidade e manutenção do volume ósseo, permitindosuportar a carga mastigatória.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1923
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/1923/1520
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 29 No. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
Uningá Review Journal; v. 29 n. 1 (2017): REVISTA UNINGÁ REVIEW
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042214530973696