O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS RODRIGUES, LORENA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: TIYO, ROGÉRIO, ANTONELLI USHIROBIRA, TANIAMARA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: UNINGÁ Review
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/512
Resumo: O esqueleto humano sofre um processo contínuo de remodelagem durante toda a vida, como reabsorção e deposição óssea. Com o avanço da idade há um aumento da possibilidade de deterioração da microarquitetura do tecido ós seo e diminuição da densidade mineral óssea, levando a fisiopatologia conhecida por osteoporose, uma doença crônica, degenerativa e progressiva . O sexo feminino é o que mais desenvolve quadros de osteoporose, sendo a menopausa o fator de risco. Diversos es tudos têm sido realizados com as isoflavonas (fitoestrógenos), com o objetivo de demonstrar a eficácia dessa classe de compostos na terapia de reposição hormonal, em auxílio ao tratamento da osteoporose. Dessa forma, esse trabalho objetivou realizar uma re visão e análise da literatura sobre o uso dessas substâncias ativas na terapêutica. As pesquisas científicas demonstraram ser as isoflavonas substâncias químicas com propriedades agonistas e antagonistas dos estrógenos, e quando utilizadas em indivíduos co m osteoporose ela mantém uma ação estrogênica positiva no metabolismo ósseo, sugerindo ainda ser os osteoblastos e osteoclastos as células alvo para a sua ação. Entretanto, novos estudos devem ser realizados , pois u ma vez elucidados os fatores e mecanismos pelos quais as isoflavonas atuam, elas poderão ser prescritas pelos médicos e utilizadas pela população com segurança.
id UNINGA-2_c02199c0a13e6c3c1363ab905582982b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/512
network_acronym_str UNINGA-2
network_name_str UNINGÁ Review
repository_id_str
spelling O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSAO esqueleto humano sofre um processo contínuo de remodelagem durante toda a vida, como reabsorção e deposição óssea. Com o avanço da idade há um aumento da possibilidade de deterioração da microarquitetura do tecido ós seo e diminuição da densidade mineral óssea, levando a fisiopatologia conhecida por osteoporose, uma doença crônica, degenerativa e progressiva . O sexo feminino é o que mais desenvolve quadros de osteoporose, sendo a menopausa o fator de risco. Diversos es tudos têm sido realizados com as isoflavonas (fitoestrógenos), com o objetivo de demonstrar a eficácia dessa classe de compostos na terapia de reposição hormonal, em auxílio ao tratamento da osteoporose. Dessa forma, esse trabalho objetivou realizar uma re visão e análise da literatura sobre o uso dessas substâncias ativas na terapêutica. As pesquisas científicas demonstraram ser as isoflavonas substâncias químicas com propriedades agonistas e antagonistas dos estrógenos, e quando utilizadas em indivíduos co m osteoporose ela mantém uma ação estrogênica positiva no metabolismo ósseo, sugerindo ainda ser os osteoblastos e osteoclastos as células alvo para a sua ação. Entretanto, novos estudos devem ser realizados , pois u ma vez elucidados os fatores e mecanismos pelos quais as isoflavonas atuam, elas poderão ser prescritas pelos médicos e utilizadas pela população com segurança.Editora Uningá2010-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/512Uningá Review ; Vol. 4 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 2Uningá Review Journal; v. 4 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 22178-2571reponame:UNINGÁ Reviewinstname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/512/169Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEWinfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS RODRIGUES, LORENATIYO, ROGÉRIOANTONELLI USHIROBIRA, TANIAMARA2019-10-08T21:00:08Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/512Revistahttps://revista.uninga.br/uningareviews/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uningareviews/oairevistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br2178-25712178-2571opendoar:2019-10-08T21:00:08UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
title O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
spellingShingle O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
MARTINS RODRIGUES, LORENA
title_short O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
title_full O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
title_fullStr O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
title_full_unstemmed O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
title_sort O USO DE ISOFLAVONAS NA PREVENÇÃO E/OU TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE EM MULHERES NA MENOPAUSA
author MARTINS RODRIGUES, LORENA
author_facet MARTINS RODRIGUES, LORENA
TIYO, ROGÉRIO
ANTONELLI USHIROBIRA, TANIAMARA
author_role author
author2 TIYO, ROGÉRIO
ANTONELLI USHIROBIRA, TANIAMARA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS RODRIGUES, LORENA
TIYO, ROGÉRIO
ANTONELLI USHIROBIRA, TANIAMARA
description O esqueleto humano sofre um processo contínuo de remodelagem durante toda a vida, como reabsorção e deposição óssea. Com o avanço da idade há um aumento da possibilidade de deterioração da microarquitetura do tecido ós seo e diminuição da densidade mineral óssea, levando a fisiopatologia conhecida por osteoporose, uma doença crônica, degenerativa e progressiva . O sexo feminino é o que mais desenvolve quadros de osteoporose, sendo a menopausa o fator de risco. Diversos es tudos têm sido realizados com as isoflavonas (fitoestrógenos), com o objetivo de demonstrar a eficácia dessa classe de compostos na terapia de reposição hormonal, em auxílio ao tratamento da osteoporose. Dessa forma, esse trabalho objetivou realizar uma re visão e análise da literatura sobre o uso dessas substâncias ativas na terapêutica. As pesquisas científicas demonstraram ser as isoflavonas substâncias químicas com propriedades agonistas e antagonistas dos estrógenos, e quando utilizadas em indivíduos co m osteoporose ela mantém uma ação estrogênica positiva no metabolismo ósseo, sugerindo ainda ser os osteoblastos e osteoclastos as células alvo para a sua ação. Entretanto, novos estudos devem ser realizados , pois u ma vez elucidados os fatores e mecanismos pelos quais as isoflavonas atuam, elas poderão ser prescritas pelos médicos e utilizadas pela população com segurança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/512
url https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uningareviews/article/view/512/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ REVIEW
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Uningá Review ; Vol. 4 No. 1 (2010): Revista Uningá Review; 2
Uningá Review Journal; v. 4 n. 1 (2010): Revista Uningá Review; 2
2178-2571
reponame:UNINGÁ Review
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str UNINGÁ Review
collection UNINGÁ Review
repository.name.fl_str_mv UNINGÁ Review - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauningareview@uninga.edu.br || sec.revistas@uninga.edu.br
_version_ 1797042211723935744