SoS C sO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Marilis de Castro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ius Gentium (Curitiba. Online)
Texto Completo: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/615
Resumo: O Anti-Édipo faz 50 anos, mas mantém o viço juvenil do movimento de 68, e por onde circula causa inquietação. Abala as estruturas das teorias psicanalíticas, assentadas na representação do triângulo edipiano, das quais o sistema capitalista se favorece.  O desejo edipiano é recalcado e se constitui como uma falta que se liga ao objeto originalmente perdido, interditado pela Lei do Pai, consoante à lei do significante. Esse objeto real que falta ao desejo remete a uma produção natural ou social extrínseca, enquanto que, intrinsecamente, o desejo produz um imaginário, um objeto fantasmático. A falta (ou o medo da falta) é “arranjada” na produção social, por uma classe dominante que pratica o vazio como economia de mercado, promovendo a busca incessante pelos objetos externos que ‘prometem” supri-la. Deleuze e Guattari, contrapõem-se a ideia freudiana/lacaniana do desejo como uma falta, pois para eles o desejo não se apoia nas necessidades, ao contrário, o desejo produz o real de onde aquelas derivarão. Inspirados na cartografia desejante do esquizofrênico, que cria seu próprio inconsciente, propõem um processo de dessubjetivação maquínica capitalística, através da criação de um corpo sem órgãos. Um corpo afetivo, em cuja superfície se registra o processo de produção do desejo. Um corpo para que os escravos, hegeliano e pós-moderno, não mais precisem abdicar do seu desejo em prol ao do seu senhor, e que, ante a aporia apontada por Lacan, possam escolher tanto a liberdade como a vida.
id UNINTER-1_339b09cf9b1a4cc1b2d501cd29aa267a
oai_identifier_str oai:ojs.iusgentium:article/615
network_acronym_str UNINTER-1
network_name_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository_id_str
spelling SoS C sOO Anti-Édipo faz 50 anos, mas mantém o viço juvenil do movimento de 68, e por onde circula causa inquietação. Abala as estruturas das teorias psicanalíticas, assentadas na representação do triângulo edipiano, das quais o sistema capitalista se favorece.  O desejo edipiano é recalcado e se constitui como uma falta que se liga ao objeto originalmente perdido, interditado pela Lei do Pai, consoante à lei do significante. Esse objeto real que falta ao desejo remete a uma produção natural ou social extrínseca, enquanto que, intrinsecamente, o desejo produz um imaginário, um objeto fantasmático. A falta (ou o medo da falta) é “arranjada” na produção social, por uma classe dominante que pratica o vazio como economia de mercado, promovendo a busca incessante pelos objetos externos que ‘prometem” supri-la. Deleuze e Guattari, contrapõem-se a ideia freudiana/lacaniana do desejo como uma falta, pois para eles o desejo não se apoia nas necessidades, ao contrário, o desejo produz o real de onde aquelas derivarão. Inspirados na cartografia desejante do esquizofrênico, que cria seu próprio inconsciente, propõem um processo de dessubjetivação maquínica capitalística, através da criação de um corpo sem órgãos. Um corpo afetivo, em cuja superfície se registra o processo de produção do desejo. Um corpo para que os escravos, hegeliano e pós-moderno, não mais precisem abdicar do seu desejo em prol ao do seu senhor, e que, ante a aporia apontada por Lacan, possam escolher tanto a liberdade como a vida.UNINTER2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/615IUS GENTIUM; v. 13 n. Especial (2022)2237-4965reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERporhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/615/446Copyright (c) 2022 IUS GENTIUMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuller, Marilis de Castro2022-12-15T21:44:42Zoai:ojs.iusgentium:article/615Revistahttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentiumPUBhttps://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/oaimartinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br2237-49652237-4965opendoar:2022-12-15T21:44:42Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.none.fl_str_mv SoS C sO
title SoS C sO
spellingShingle SoS C sO
Muller, Marilis de Castro
title_short SoS C sO
title_full SoS C sO
title_fullStr SoS C sO
title_full_unstemmed SoS C sO
title_sort SoS C sO
author Muller, Marilis de Castro
author_facet Muller, Marilis de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Marilis de Castro
description O Anti-Édipo faz 50 anos, mas mantém o viço juvenil do movimento de 68, e por onde circula causa inquietação. Abala as estruturas das teorias psicanalíticas, assentadas na representação do triângulo edipiano, das quais o sistema capitalista se favorece.  O desejo edipiano é recalcado e se constitui como uma falta que se liga ao objeto originalmente perdido, interditado pela Lei do Pai, consoante à lei do significante. Esse objeto real que falta ao desejo remete a uma produção natural ou social extrínseca, enquanto que, intrinsecamente, o desejo produz um imaginário, um objeto fantasmático. A falta (ou o medo da falta) é “arranjada” na produção social, por uma classe dominante que pratica o vazio como economia de mercado, promovendo a busca incessante pelos objetos externos que ‘prometem” supri-la. Deleuze e Guattari, contrapõem-se a ideia freudiana/lacaniana do desejo como uma falta, pois para eles o desejo não se apoia nas necessidades, ao contrário, o desejo produz o real de onde aquelas derivarão. Inspirados na cartografia desejante do esquizofrênico, que cria seu próprio inconsciente, propõem um processo de dessubjetivação maquínica capitalística, através da criação de um corpo sem órgãos. Um corpo afetivo, em cuja superfície se registra o processo de produção do desejo. Um corpo para que os escravos, hegeliano e pós-moderno, não mais precisem abdicar do seu desejo em prol ao do seu senhor, e que, ante a aporia apontada por Lacan, possam escolher tanto a liberdade como a vida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/615
url https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgentium/article/view/615/446
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 IUS GENTIUM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 IUS GENTIUM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINTER
publisher.none.fl_str_mv UNINTER
dc.source.none.fl_str_mv IUS GENTIUM; v. 13 n. Especial (2022)
2237-4965
reponame:Ius Gentium (Curitiba. Online)
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Ius Gentium (Curitiba. Online)
collection Ius Gentium (Curitiba. Online)
repository.name.fl_str_mv Ius Gentium (Curitiba. Online) - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv martinho.botelho@yahoo.com.br||alexandrepagliarini@terra.com.br
_version_ 1800218904917704704