Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaio, Oriana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/502
Resumo: O presente trabalho propõe-se a identificar se a gamificação aplicada no MOOC para Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, influenciou na motivação e aprendizagem dos alunos. O curso, que é o produto da dissertação, foi ofertado de outubro de 2018 a março de 2019, com a adesão, inicial, de 1.426 inscritos; entretanto, obteve-se a amostra de 134 concluintes. Dessa forma, a problemática que orienta a pesquisa é: a aplicação da gamificação no Moodle pode motivar e contribuir para a aprendizagem dos alunos do MOOC FGPEaD? Para respondê-la, a pesquisa é caracterizada pela metodologia qualitativa, com base da abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pela observação participante da pesquisadora durante todo o processo, questionário aplicado com os alunos concluintes e pesquisa nos relatórios do Moodle. O referencial teórico desta pesquisa centra-se nos estudos de Deterding et al. (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach e Hunter (2012), Kappen e Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson e Dron (2011), Mattar (2013), Yuan e Powell (2013), Bates (2014) e Filatro (2010), dentre outros que têm como objetivo depreender os conceitos de conectivismo, massive open online course (MOOC) e gamificação. Por meio dos resultados obtidos na análise dos dados e buscando-se analisar a influência da gamificação na motivação e aprendizagem pelo uso dos elementos de games: narrativa, emblemas e barra de progresso, foi possível identificar que de modo geral os elementos de games aplicados no MOOC Formação para Gestores de Polos de Educação a Distância influenciaram a motivação e a aprendizagem dos alunos. No entanto, comparativamente, a barra de progresso foi o elemento mais bem avaliado e o que apresentou a menor rejeição dos discentes.
id UNINTER-3_55c60e81cbad3bd480a1dd7105f61214
oai_identifier_str oai:repositorio.uninter.com:1/502
network_acronym_str UNINTER-3
network_name_str Repositório Institucional Uninter
repository_id_str
spelling Gaio, OrianaCoelho, Patrícia Margarida FariasGarcia, Marilene Santana dos SantosMattar, João Augusto Neto2021-05-11T20:22:14Z2021-05-11T20:22:14Z2019https://repositorio.uninter.com/handle/1/502O presente trabalho propõe-se a identificar se a gamificação aplicada no MOOC para Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, influenciou na motivação e aprendizagem dos alunos. O curso, que é o produto da dissertação, foi ofertado de outubro de 2018 a março de 2019, com a adesão, inicial, de 1.426 inscritos; entretanto, obteve-se a amostra de 134 concluintes. Dessa forma, a problemática que orienta a pesquisa é: a aplicação da gamificação no Moodle pode motivar e contribuir para a aprendizagem dos alunos do MOOC FGPEaD? Para respondê-la, a pesquisa é caracterizada pela metodologia qualitativa, com base da abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pela observação participante da pesquisadora durante todo o processo, questionário aplicado com os alunos concluintes e pesquisa nos relatórios do Moodle. O referencial teórico desta pesquisa centra-se nos estudos de Deterding et al. (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach e Hunter (2012), Kappen e Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson e Dron (2011), Mattar (2013), Yuan e Powell (2013), Bates (2014) e Filatro (2010), dentre outros que têm como objetivo depreender os conceitos de conectivismo, massive open online course (MOOC) e gamificação. Por meio dos resultados obtidos na análise dos dados e buscando-se analisar a influência da gamificação na motivação e aprendizagem pelo uso dos elementos de games: narrativa, emblemas e barra de progresso, foi possível identificar que de modo geral os elementos de games aplicados no MOOC Formação para Gestores de Polos de Educação a Distância influenciaram a motivação e a aprendizagem dos alunos. No entanto, comparativamente, a barra de progresso foi o elemento mais bem avaliado e o que apresentou a menor rejeição dos discentes.This work aims to identify if the gamification applied in the MOOC for Training Distance Education Centers Managers, available in the virtual learning environment Moodle, influenced the students’ motivation and learning. The course, the dissertation product, was offered from October 2018 to March 2019, with the initial enrollment of 1,426 participants; however, a sample of 134 who concluded the course was obtained. Thus, the problem that guides the research is: can the application of gamification in Moodle motivate and contribute to the learning of MOOC FGPEaD students? To answer it, the research is characterized by a qualitative methodology, based on the case study method. Data were collected by the participant observation of the researcher throughout the process, questionnaire applied to the students who concluded the course and research in Moodle reports. The theoretical framework of this research focuses on the studies of Deterding et al (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach and Hunter (2012), Kappen and Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson and Dron (2011), Mattar (2013), Yuan and Powell (2013), Bates (2014) and Filatro (2010), among others, aiming to understand the concepts of connectivity, massive open online course (MOOC) and gamification. From the results obtained in the data analysis and seeking to analyze the influence of gamification on motivation and learning using the game elements: narrative, emblems and progress bar, it was possible to identify that in general the applied game elements MOOC Training Distance Education Centers Managers has influenced student motivation and learning. However, comparatively, the progress bar was the highest rated element and the one with the lowest student rejection.125application/pdfGamificaçãoConectivismoTecnologias educacionaisMOOCGamificationConnectivismEducational technologiesGamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Internacional UninterPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoCuritiba2109Mestrado Profissional em Educação e Novas TecnologiasMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdfVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdfapplication/pdf4134940https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/1/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf724d253eed1fd2e9b7645439d1a345c2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.txtVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.txtExtracted texttext/plain225726https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/3/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.txt89d020bae8a3397a3bbfe5e89c7b8535MD53THUMBNAILVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.jpgVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/4/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.jpg6129409848951fce7d1839f829d7ccc7MD541/5022022-03-21 20:02:02.989oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T23:02:02falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T23:02:02Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
title Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
spellingShingle Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
Gaio, Oriana
Gamificação
Conectivismo
Tecnologias educacionais
MOOC
Gamification
Connectivism
Educational technologies
title_short Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
title_full Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
title_fullStr Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
title_full_unstemmed Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
title_sort Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
author Gaio, Oriana
author_facet Gaio, Oriana
author_role author
dc.contributor.referee.none.fl_str_mv Coelho, Patrícia Margarida Farias
Garcia, Marilene Santana dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaio, Oriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattar, João Augusto Neto
contributor_str_mv Mattar, João Augusto Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Gamificação
Conectivismo
Tecnologias educacionais
topic Gamificação
Conectivismo
Tecnologias educacionais
MOOC
Gamification
Connectivism
Educational technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv MOOC
Gamification
Connectivism
Educational technologies
description O presente trabalho propõe-se a identificar se a gamificação aplicada no MOOC para Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, influenciou na motivação e aprendizagem dos alunos. O curso, que é o produto da dissertação, foi ofertado de outubro de 2018 a março de 2019, com a adesão, inicial, de 1.426 inscritos; entretanto, obteve-se a amostra de 134 concluintes. Dessa forma, a problemática que orienta a pesquisa é: a aplicação da gamificação no Moodle pode motivar e contribuir para a aprendizagem dos alunos do MOOC FGPEaD? Para respondê-la, a pesquisa é caracterizada pela metodologia qualitativa, com base da abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pela observação participante da pesquisadora durante todo o processo, questionário aplicado com os alunos concluintes e pesquisa nos relatórios do Moodle. O referencial teórico desta pesquisa centra-se nos estudos de Deterding et al. (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach e Hunter (2012), Kappen e Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson e Dron (2011), Mattar (2013), Yuan e Powell (2013), Bates (2014) e Filatro (2010), dentre outros que têm como objetivo depreender os conceitos de conectivismo, massive open online course (MOOC) e gamificação. Por meio dos resultados obtidos na análise dos dados e buscando-se analisar a influência da gamificação na motivação e aprendizagem pelo uso dos elementos de games: narrativa, emblemas e barra de progresso, foi possível identificar que de modo geral os elementos de games aplicados no MOOC Formação para Gestores de Polos de Educação a Distância influenciaram a motivação e a aprendizagem dos alunos. No entanto, comparativamente, a barra de progresso foi o elemento mais bem avaliado e o que apresentou a menor rejeição dos discentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-11T20:22:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-11T20:22:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/handle/1/502
url https://repositorio.uninter.com/handle/1/502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Uninter
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Repositório Institucional Uninter
collection Repositório Institucional Uninter
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/1/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/2/license.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/3/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/4/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 724d253eed1fd2e9b7645439d1a345c2
2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852
89d020bae8a3397a3bbfe5e89c7b8535
6129409848951fce7d1839f829d7ccc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801047282388303872