Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/502 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a identificar se a gamificação aplicada no MOOC para Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, influenciou na motivação e aprendizagem dos alunos. O curso, que é o produto da dissertação, foi ofertado de outubro de 2018 a março de 2019, com a adesão, inicial, de 1.426 inscritos; entretanto, obteve-se a amostra de 134 concluintes. Dessa forma, a problemática que orienta a pesquisa é: a aplicação da gamificação no Moodle pode motivar e contribuir para a aprendizagem dos alunos do MOOC FGPEaD? Para respondê-la, a pesquisa é caracterizada pela metodologia qualitativa, com base da abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pela observação participante da pesquisadora durante todo o processo, questionário aplicado com os alunos concluintes e pesquisa nos relatórios do Moodle. O referencial teórico desta pesquisa centra-se nos estudos de Deterding et al. (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach e Hunter (2012), Kappen e Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson e Dron (2011), Mattar (2013), Yuan e Powell (2013), Bates (2014) e Filatro (2010), dentre outros que têm como objetivo depreender os conceitos de conectivismo, massive open online course (MOOC) e gamificação. Por meio dos resultados obtidos na análise dos dados e buscando-se analisar a influência da gamificação na motivação e aprendizagem pelo uso dos elementos de games: narrativa, emblemas e barra de progresso, foi possível identificar que de modo geral os elementos de games aplicados no MOOC Formação para Gestores de Polos de Educação a Distância influenciaram a motivação e a aprendizagem dos alunos. No entanto, comparativamente, a barra de progresso foi o elemento mais bem avaliado e o que apresentou a menor rejeição dos discentes. |
id |
UNINTER-3_55c60e81cbad3bd480a1dd7105f61214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uninter.com:1/502 |
network_acronym_str |
UNINTER-3 |
network_name_str |
Repositório Institucional Uninter |
repository_id_str |
|
spelling |
Gaio, OrianaCoelho, Patrícia Margarida FariasGarcia, Marilene Santana dos SantosMattar, João Augusto Neto2021-05-11T20:22:14Z2021-05-11T20:22:14Z2019https://repositorio.uninter.com/handle/1/502O presente trabalho propõe-se a identificar se a gamificação aplicada no MOOC para Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, influenciou na motivação e aprendizagem dos alunos. O curso, que é o produto da dissertação, foi ofertado de outubro de 2018 a março de 2019, com a adesão, inicial, de 1.426 inscritos; entretanto, obteve-se a amostra de 134 concluintes. Dessa forma, a problemática que orienta a pesquisa é: a aplicação da gamificação no Moodle pode motivar e contribuir para a aprendizagem dos alunos do MOOC FGPEaD? Para respondê-la, a pesquisa é caracterizada pela metodologia qualitativa, com base da abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pela observação participante da pesquisadora durante todo o processo, questionário aplicado com os alunos concluintes e pesquisa nos relatórios do Moodle. O referencial teórico desta pesquisa centra-se nos estudos de Deterding et al. (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach e Hunter (2012), Kappen e Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson e Dron (2011), Mattar (2013), Yuan e Powell (2013), Bates (2014) e Filatro (2010), dentre outros que têm como objetivo depreender os conceitos de conectivismo, massive open online course (MOOC) e gamificação. Por meio dos resultados obtidos na análise dos dados e buscando-se analisar a influência da gamificação na motivação e aprendizagem pelo uso dos elementos de games: narrativa, emblemas e barra de progresso, foi possível identificar que de modo geral os elementos de games aplicados no MOOC Formação para Gestores de Polos de Educação a Distância influenciaram a motivação e a aprendizagem dos alunos. No entanto, comparativamente, a barra de progresso foi o elemento mais bem avaliado e o que apresentou a menor rejeição dos discentes.This work aims to identify if the gamification applied in the MOOC for Training Distance Education Centers Managers, available in the virtual learning environment Moodle, influenced the students’ motivation and learning. The course, the dissertation product, was offered from October 2018 to March 2019, with the initial enrollment of 1,426 participants; however, a sample of 134 who concluded the course was obtained. Thus, the problem that guides the research is: can the application of gamification in Moodle motivate and contribute to the learning of MOOC FGPEaD students? To answer it, the research is characterized by a qualitative methodology, based on the case study method. Data were collected by the participant observation of the researcher throughout the process, questionnaire applied to the students who concluded the course and research in Moodle reports. The theoretical framework of this research focuses on the studies of Deterding et al (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach and Hunter (2012), Kappen and Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson and Dron (2011), Mattar (2013), Yuan and Powell (2013), Bates (2014) and Filatro (2010), among others, aiming to understand the concepts of connectivity, massive open online course (MOOC) and gamification. From the results obtained in the data analysis and seeking to analyze the influence of gamification on motivation and learning using the game elements: narrative, emblems and progress bar, it was possible to identify that in general the applied game elements MOOC Training Distance Education Centers Managers has influenced student motivation and learning. However, comparatively, the progress bar was the highest rated element and the one with the lowest student rejection.125application/pdfGamificaçãoConectivismoTecnologias educacionaisMOOCGamificationConnectivismEducational technologiesGamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Internacional UninterPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoCuritiba2109Mestrado Profissional em Educação e Novas TecnologiasMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdfVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdfapplication/pdf4134940https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/1/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf724d253eed1fd2e9b7645439d1a345c2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.txtVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.txtExtracted texttext/plain225726https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/3/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.txt89d020bae8a3397a3bbfe5e89c7b8535MD53THUMBNAILVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.jpgVersão Final_Dissertação_Oriana Gaio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/4/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.jpg6129409848951fce7d1839f829d7ccc7MD541/5022022-03-21 20:02:02.989oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T23:02:02falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T23:02:02Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso |
title |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso |
spellingShingle |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso Gaio, Oriana Gamificação Conectivismo Tecnologias educacionais MOOC Gamification Connectivism Educational technologies |
title_short |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso |
title_full |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso |
title_fullStr |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso |
title_sort |
Gamificação aplicada em um MOOC para o ensino da administração: estudo de caso |
author |
Gaio, Oriana |
author_facet |
Gaio, Oriana |
author_role |
author |
dc.contributor.referee.none.fl_str_mv |
Coelho, Patrícia Margarida Farias Garcia, Marilene Santana dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaio, Oriana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mattar, João Augusto Neto |
contributor_str_mv |
Mattar, João Augusto Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Conectivismo Tecnologias educacionais |
topic |
Gamificação Conectivismo Tecnologias educacionais MOOC Gamification Connectivism Educational technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
MOOC Gamification Connectivism Educational technologies |
description |
O presente trabalho propõe-se a identificar se a gamificação aplicada no MOOC para Formação de Gestores de Polos de Educação a Distância, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, influenciou na motivação e aprendizagem dos alunos. O curso, que é o produto da dissertação, foi ofertado de outubro de 2018 a março de 2019, com a adesão, inicial, de 1.426 inscritos; entretanto, obteve-se a amostra de 134 concluintes. Dessa forma, a problemática que orienta a pesquisa é: a aplicação da gamificação no Moodle pode motivar e contribuir para a aprendizagem dos alunos do MOOC FGPEaD? Para respondê-la, a pesquisa é caracterizada pela metodologia qualitativa, com base da abordagem de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada pela observação participante da pesquisadora durante todo o processo, questionário aplicado com os alunos concluintes e pesquisa nos relatórios do Moodle. O referencial teórico desta pesquisa centra-se nos estudos de Deterding et al. (2011), Busarello (2016, 2018), Alves (2015), Bedwell et al. (2012), Landers (2014), Werbach e Hunter (2012), Kappen e Nacke (2013), Siemens (2004), Downes (2005, 2012, 2016), Anderson e Dron (2011), Mattar (2013), Yuan e Powell (2013), Bates (2014) e Filatro (2010), dentre outros que têm como objetivo depreender os conceitos de conectivismo, massive open online course (MOOC) e gamificação. Por meio dos resultados obtidos na análise dos dados e buscando-se analisar a influência da gamificação na motivação e aprendizagem pelo uso dos elementos de games: narrativa, emblemas e barra de progresso, foi possível identificar que de modo geral os elementos de games aplicados no MOOC Formação para Gestores de Polos de Educação a Distância influenciaram a motivação e a aprendizagem dos alunos. No entanto, comparativamente, a barra de progresso foi o elemento mais bem avaliado e o que apresentou a menor rejeição dos discentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-11T20:22:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-11T20:22:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/502 |
url |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Uninter instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Repositório Institucional Uninter |
collection |
Repositório Institucional Uninter |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/1/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/2/license.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/3/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/502/4/Vers%c3%a3o%20Final_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Oriana%20Gaio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
724d253eed1fd2e9b7645439d1a345c2 2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852 89d020bae8a3397a3bbfe5e89c7b8535 6129409848951fce7d1839f829d7ccc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801047282388303872 |