INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Colloquium Vitae |
Texto Completo: | http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a influência da atividade psicomotora orientada (APO) sobre o crescimento e desenvolvimento de escolares. A amostra foi composta por 60 crianças de ambos os sexos (média de idade: 4,3±0,53 anos): 30 de uma instituição com APO e 30 de outra sem APO (Grupo controle-GC). A avaliação do crescimento foi realizada pela classificação do IMC/idade e para avaliar o desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Os dados do crescimento demonstram que 63,33% da amostra apresentou classificação normal para ambos os grupos. Já com relação ao desenvolvimento 56,66% do GC apresentou-se na classificação normal médio e 33,33% do APO muito superior. As crianças que receberam APO no ambiente escolar apresentaram melhor desempenho psicomotor comparado ao GC e ambos os grupos obtiveram taxas equitativas de normalidade para o crescimento. |
id |
UNIOESTE-2_1e0e0de8a030531c37c3a5a3772273ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1197 |
network_acronym_str |
UNIOESTE-2 |
network_name_str |
Colloquium Vitae |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTILEducação infantilDesenvolvimento infantilDesempenho psicomotorO objetivo deste estudo foi analisar a influência da atividade psicomotora orientada (APO) sobre o crescimento e desenvolvimento de escolares. A amostra foi composta por 60 crianças de ambos os sexos (média de idade: 4,3±0,53 anos): 30 de uma instituição com APO e 30 de outra sem APO (Grupo controle-GC). A avaliação do crescimento foi realizada pela classificação do IMC/idade e para avaliar o desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Os dados do crescimento demonstram que 63,33% da amostra apresentou classificação normal para ambos os grupos. Já com relação ao desenvolvimento 56,66% do GC apresentou-se na classificação normal médio e 33,33% do APO muito superior. As crianças que receberam APO no ambiente escolar apresentaram melhor desempenho psicomotor comparado ao GC e ambos os grupos obtiveram taxas equitativas de normalidade para o crescimento.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2015-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 71-781984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197/1261Arantes, Mayane SantosJunior, Carlos Alberto Alvim FranziniFerreira, Aline DuarteMonteiro, Carlos Bandeira de MelloPrado, Maria Tereza ArteroGonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-27T14:42:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1197Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2015-05-27T14:42:15Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL Arantes, Mayane Santos Educação infantil Desenvolvimento infantil Desempenho psicomotor |
title_short |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_full |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
title_sort |
INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
author |
Arantes, Mayane Santos |
author_facet |
Arantes, Mayane Santos Junior, Carlos Alberto Alvim Franzini Ferreira, Aline Duarte Monteiro, Carlos Bandeira de Mello Prado, Maria Tereza Artero Gonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Carlos Alberto Alvim Franzini Ferreira, Aline Duarte Monteiro, Carlos Bandeira de Mello Prado, Maria Tereza Artero Gonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Mayane Santos Junior, Carlos Alberto Alvim Franzini Ferreira, Aline Duarte Monteiro, Carlos Bandeira de Mello Prado, Maria Tereza Artero Gonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Desenvolvimento infantil Desempenho psicomotor |
topic |
Educação infantil Desenvolvimento infantil Desempenho psicomotor |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar a influência da atividade psicomotora orientada (APO) sobre o crescimento e desenvolvimento de escolares. A amostra foi composta por 60 crianças de ambos os sexos (média de idade: 4,3±0,53 anos): 30 de uma instituição com APO e 30 de outra sem APO (Grupo controle-GC). A avaliação do crescimento foi realizada pela classificação do IMC/idade e para avaliar o desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Os dados do crescimento demonstram que 63,33% da amostra apresentou classificação normal para ambos os grupos. Já com relação ao desenvolvimento 56,66% do GC apresentou-se na classificação normal médio e 33,33% do APO muito superior. As crianças que receberam APO no ambiente escolar apresentaram melhor desempenho psicomotor comparado ao GC e ambos os grupos obtiveram taxas equitativas de normalidade para o crescimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197 |
url |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197/1261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 71-78 1984-6436 reponame:Colloquium Vitae instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNIOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNIOESTE |
institution |
UNIOESTE |
reponame_str |
Colloquium Vitae |
collection |
Colloquium Vitae |
repository.name.fl_str_mv |
Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br |
_version_ |
1800218924994789376 |