INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Mayane Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Junior, Carlos Alberto Alvim Franzini, Ferreira, Aline Duarte, Monteiro, Carlos Bandeira de Mello, Prado, Maria Tereza Artero, Gonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a influência da atividade psicomotora orientada (APO) sobre o crescimento e desenvolvimento de escolares. A amostra foi composta por 60 crianças de ambos os sexos (média de idade: 4,3±0,53 anos): 30 de uma instituição com APO e 30 de outra sem APO (Grupo controle-GC). A avaliação do crescimento foi realizada pela classificação do IMC/idade e para avaliar o desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Os dados do crescimento demonstram que 63,33% da amostra apresentou classificação normal para ambos os grupos. Já com relação ao desenvolvimento 56,66% do GC apresentou-se na classificação normal médio e 33,33% do APO muito superior. As crianças que receberam APO no ambiente escolar apresentaram melhor desempenho psicomotor comparado ao GC e ambos os grupos obtiveram taxas equitativas de normalidade para o crescimento.
id UNIOESTE-2_1e0e0de8a030531c37c3a5a3772273ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1197
network_acronym_str UNIOESTE-2
network_name_str Colloquium Vitae
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTILEducação infantilDesenvolvimento infantilDesempenho psicomotorO objetivo deste estudo foi analisar a influência da atividade psicomotora orientada (APO) sobre o crescimento e desenvolvimento de escolares. A amostra foi composta por 60 crianças de ambos os sexos (média de idade: 4,3±0,53 anos): 30 de uma instituição com APO e 30 de outra sem APO (Grupo controle-GC). A avaliação do crescimento foi realizada pela classificação do IMC/idade e para avaliar o desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Os dados do crescimento demonstram que 63,33% da amostra apresentou classificação normal para ambos os grupos. Já com relação ao desenvolvimento 56,66% do GC apresentou-se na classificação normal médio e 33,33% do APO muito superior. As crianças que receberam APO no ambiente escolar apresentaram melhor desempenho psicomotor comparado ao GC e ambos os grupos obtiveram taxas equitativas de normalidade para o crescimento.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2015-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 71-781984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197/1261Arantes, Mayane SantosJunior, Carlos Alberto Alvim FranziniFerreira, Aline DuarteMonteiro, Carlos Bandeira de MelloPrado, Maria Tereza ArteroGonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-27T14:42:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1197Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2015-05-27T14:42:15Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
spellingShingle INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Arantes, Mayane Santos
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Desempenho psicomotor
title_short INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_full INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_fullStr INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
title_sort INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE PSICOMOTORA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
author Arantes, Mayane Santos
author_facet Arantes, Mayane Santos
Junior, Carlos Alberto Alvim Franzini
Ferreira, Aline Duarte
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
Prado, Maria Tereza Artero
Gonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristina
author_role author
author2 Junior, Carlos Alberto Alvim Franzini
Ferreira, Aline Duarte
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
Prado, Maria Tereza Artero
Gonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Mayane Santos
Junior, Carlos Alberto Alvim Franzini
Ferreira, Aline Duarte
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
Prado, Maria Tereza Artero
Gonçalves Luiz Fernani, Deborah Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Desempenho psicomotor
topic Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Desempenho psicomotor
description O objetivo deste estudo foi analisar a influência da atividade psicomotora orientada (APO) sobre o crescimento e desenvolvimento de escolares. A amostra foi composta por 60 crianças de ambos os sexos (média de idade: 4,3±0,53 anos): 30 de uma instituição com APO e 30 de outra sem APO (Grupo controle-GC). A avaliação do crescimento foi realizada pela classificação do IMC/idade e para avaliar o desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. Os dados do crescimento demonstram que 63,33% da amostra apresentou classificação normal para ambos os grupos. Já com relação ao desenvolvimento 56,66% do GC apresentou-se na classificação normal médio e 33,33% do APO muito superior. As crianças que receberam APO no ambiente escolar apresentaram melhor desempenho psicomotor comparado ao GC e ambos os grupos obtiveram taxas equitativas de normalidade para o crescimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197
url http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197/1261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
dc.source.none.fl_str_mv Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 71-78
1984-6436
reponame:Colloquium Vitae
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Colloquium Vitae
collection Colloquium Vitae
repository.name.fl_str_mv Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br
_version_ 1800218924994789376