Ensinando ao Contrário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jussara Rocha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921
Resumo: A experiência docente nos levou a reflexões na relação ensinar/aprender. Mediante análise documental e depoimentos de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás, e embasado em um referencial teórico e em dois anos de observações, procuramos analisar os fatores complicadores da aprendizagem detectados no ensino de anatomia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, descritiva, de observação participante. Constatamos que a reforma universitária com a implantação do ciclo básico, a queda na qualidade do ensino de primeiro e segundo graus, a influência de antecedentes sócio-culturais que elitizaram os colégios pré-vestibulares, a mudança de costume no enterro dos mortos, além de outros fatores, promoveram gradativamente mudanças no perfil do estudante. As normas de convivência entre professores e alunos está centrada na figura do professor. As formas de ensinar se prendem a detalhes, as avaliações são na maioria quantitativas e autoritárias. O saber no seu conjunto é fragmentado, mas o estudante confere um grau de importância à disciplina por entender o seu valor como alicerce prático e suporte teórico-filosófico para a vida profissional. Resta aos planejadores do ensino mudar os paradigmas de ensinar o aluno a aprender, para atender as reais necessidades das populações, saindo da posição de aceitação/acomodação e projetando um ensino melhor para o futuro. É imperativo continuar a trajetória, aprendendo com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos moços, para que ao finalizar nossa lição de anatomia não tenhamos andado na contramão da história ou ensinando ao contrário.
id UNIPAR-1_05258dd307b15c2ab7e48735488815a9
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/921
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Ensinando ao ContrárioA experiência docente nos levou a reflexões na relação ensinar/aprender. Mediante análise documental e depoimentos de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás, e embasado em um referencial teórico e em dois anos de observações, procuramos analisar os fatores complicadores da aprendizagem detectados no ensino de anatomia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, descritiva, de observação participante. Constatamos que a reforma universitária com a implantação do ciclo básico, a queda na qualidade do ensino de primeiro e segundo graus, a influência de antecedentes sócio-culturais que elitizaram os colégios pré-vestibulares, a mudança de costume no enterro dos mortos, além de outros fatores, promoveram gradativamente mudanças no perfil do estudante. As normas de convivência entre professores e alunos está centrada na figura do professor. As formas de ensinar se prendem a detalhes, as avaliações são na maioria quantitativas e autoritárias. O saber no seu conjunto é fragmentado, mas o estudante confere um grau de importância à disciplina por entender o seu valor como alicerce prático e suporte teórico-filosófico para a vida profissional. Resta aos planejadores do ensino mudar os paradigmas de ensinar o aluno a aprender, para atender as reais necessidades das populações, saindo da posição de aceitação/acomodação e projetando um ensino melhor para o futuro. É imperativo continuar a trajetória, aprendendo com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos moços, para que ao finalizar nossa lição de anatomia não tenhamos andado na contramão da história ou ensinando ao contrário.UNIPAR2008-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 2 n. 3 (1998)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921/808Ferreira, Jussara Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:48:58Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/921Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:48:58Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinando ao Contrário
title Ensinando ao Contrário
spellingShingle Ensinando ao Contrário
Ferreira, Jussara Rocha
title_short Ensinando ao Contrário
title_full Ensinando ao Contrário
title_fullStr Ensinando ao Contrário
title_full_unstemmed Ensinando ao Contrário
title_sort Ensinando ao Contrário
author Ferreira, Jussara Rocha
author_facet Ferreira, Jussara Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jussara Rocha
description A experiência docente nos levou a reflexões na relação ensinar/aprender. Mediante análise documental e depoimentos de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás, e embasado em um referencial teórico e em dois anos de observações, procuramos analisar os fatores complicadores da aprendizagem detectados no ensino de anatomia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, descritiva, de observação participante. Constatamos que a reforma universitária com a implantação do ciclo básico, a queda na qualidade do ensino de primeiro e segundo graus, a influência de antecedentes sócio-culturais que elitizaram os colégios pré-vestibulares, a mudança de costume no enterro dos mortos, além de outros fatores, promoveram gradativamente mudanças no perfil do estudante. As normas de convivência entre professores e alunos está centrada na figura do professor. As formas de ensinar se prendem a detalhes, as avaliações são na maioria quantitativas e autoritárias. O saber no seu conjunto é fragmentado, mas o estudante confere um grau de importância à disciplina por entender o seu valor como alicerce prático e suporte teórico-filosófico para a vida profissional. Resta aos planejadores do ensino mudar os paradigmas de ensinar o aluno a aprender, para atender as reais necessidades das populações, saindo da posição de aceitação/acomodação e projetando um ensino melhor para o futuro. É imperativo continuar a trajetória, aprendendo com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos moços, para que ao finalizar nossa lição de anatomia não tenhamos andado na contramão da história ou ensinando ao contrário.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921/808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 2 n. 3 (1998)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851654238208