Ensinando ao Contrário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921 |
Resumo: | A experiência docente nos levou a reflexões na relação ensinar/aprender. Mediante análise documental e depoimentos de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás, e embasado em um referencial teórico e em dois anos de observações, procuramos analisar os fatores complicadores da aprendizagem detectados no ensino de anatomia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, descritiva, de observação participante. Constatamos que a reforma universitária com a implantação do ciclo básico, a queda na qualidade do ensino de primeiro e segundo graus, a influência de antecedentes sócio-culturais que elitizaram os colégios pré-vestibulares, a mudança de costume no enterro dos mortos, além de outros fatores, promoveram gradativamente mudanças no perfil do estudante. As normas de convivência entre professores e alunos está centrada na figura do professor. As formas de ensinar se prendem a detalhes, as avaliações são na maioria quantitativas e autoritárias. O saber no seu conjunto é fragmentado, mas o estudante confere um grau de importância à disciplina por entender o seu valor como alicerce prático e suporte teórico-filosófico para a vida profissional. Resta aos planejadores do ensino mudar os paradigmas de ensinar o aluno a aprender, para atender as reais necessidades das populações, saindo da posição de aceitação/acomodação e projetando um ensino melhor para o futuro. É imperativo continuar a trajetória, aprendendo com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos moços, para que ao finalizar nossa lição de anatomia não tenhamos andado na contramão da história ou ensinando ao contrário. |
id |
UNIPAR-1_05258dd307b15c2ab7e48735488815a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/921 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinando ao ContrárioA experiência docente nos levou a reflexões na relação ensinar/aprender. Mediante análise documental e depoimentos de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás, e embasado em um referencial teórico e em dois anos de observações, procuramos analisar os fatores complicadores da aprendizagem detectados no ensino de anatomia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, descritiva, de observação participante. Constatamos que a reforma universitária com a implantação do ciclo básico, a queda na qualidade do ensino de primeiro e segundo graus, a influência de antecedentes sócio-culturais que elitizaram os colégios pré-vestibulares, a mudança de costume no enterro dos mortos, além de outros fatores, promoveram gradativamente mudanças no perfil do estudante. As normas de convivência entre professores e alunos está centrada na figura do professor. As formas de ensinar se prendem a detalhes, as avaliações são na maioria quantitativas e autoritárias. O saber no seu conjunto é fragmentado, mas o estudante confere um grau de importância à disciplina por entender o seu valor como alicerce prático e suporte teórico-filosófico para a vida profissional. Resta aos planejadores do ensino mudar os paradigmas de ensinar o aluno a aprender, para atender as reais necessidades das populações, saindo da posição de aceitação/acomodação e projetando um ensino melhor para o futuro. É imperativo continuar a trajetória, aprendendo com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos moços, para que ao finalizar nossa lição de anatomia não tenhamos andado na contramão da história ou ensinando ao contrário.UNIPAR2008-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 2 n. 3 (1998)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921/808Ferreira, Jussara Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:48:58Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/921Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:48:58Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando ao Contrário |
title |
Ensinando ao Contrário |
spellingShingle |
Ensinando ao Contrário Ferreira, Jussara Rocha |
title_short |
Ensinando ao Contrário |
title_full |
Ensinando ao Contrário |
title_fullStr |
Ensinando ao Contrário |
title_full_unstemmed |
Ensinando ao Contrário |
title_sort |
Ensinando ao Contrário |
author |
Ferreira, Jussara Rocha |
author_facet |
Ferreira, Jussara Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jussara Rocha |
description |
A experiência docente nos levou a reflexões na relação ensinar/aprender. Mediante análise documental e depoimentos de alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás, e embasado em um referencial teórico e em dois anos de observações, procuramos analisar os fatores complicadores da aprendizagem detectados no ensino de anatomia. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, descritiva, de observação participante. Constatamos que a reforma universitária com a implantação do ciclo básico, a queda na qualidade do ensino de primeiro e segundo graus, a influência de antecedentes sócio-culturais que elitizaram os colégios pré-vestibulares, a mudança de costume no enterro dos mortos, além de outros fatores, promoveram gradativamente mudanças no perfil do estudante. As normas de convivência entre professores e alunos está centrada na figura do professor. As formas de ensinar se prendem a detalhes, as avaliações são na maioria quantitativas e autoritárias. O saber no seu conjunto é fragmentado, mas o estudante confere um grau de importância à disciplina por entender o seu valor como alicerce prático e suporte teórico-filosófico para a vida profissional. Resta aos planejadores do ensino mudar os paradigmas de ensinar o aluno a aprender, para atender as reais necessidades das populações, saindo da posição de aceitação/acomodação e projetando um ensino melhor para o futuro. É imperativo continuar a trajetória, aprendendo com a sabedoria dos mais velhos e o entusiasmo dos moços, para que ao finalizar nossa lição de anatomia não tenhamos andado na contramão da história ou ensinando ao contrário. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/921/808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 2 n. 3 (1998) 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218851654238208 |