Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1113 |
Resumo: | Estudamos os cronotipos dos alunos do curso de biologia (40) da Universidade Católica de Goiás. Fizemos um trabalho descritivo, qualitativo – estudo de caso – onde o instrumento de medida fechado utilizado foi proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e adaptado por CARDINALI et al. (1992), e no aberto estabelecemos o rapport (TRIVIÑOS, 1987), para atingir a máxima profundidade dos fenômenos estudados. Baseado nos cronotipos discutimos: o interesse do grupo de alunos nas aulas, dificuldades, atenção, compromisso e fixação dos conteúdos. Dos indivíduos analisados 55% eram intermediários, 35% eram moderadamente matutinos, 7,5% moderadamente vespertinos e 2,5% definidamente matutinos. Interpretamos que a população estudada não tem perfil matutino; o planejamento pedagógico é programado para uma sociedade matutina; as atividades escolares não consideram os conhecimentos científicos que podem contribuir para melhorar o desempenho saudável da produtividade humana, porque além da luz, o fator social é um importante sincronizador; as características cronobiológicas deste grupo podem ter influído no rendimento escolar; a política educacional deve olhar mais tais aspectos em virtude do mercado exigir profissionais competitivos que irão, cada vez mais, enfrentar a insegurança; as barreiras pedagógicas negativas que observam conveniências unilaterais dos grupos proponentes estão desvinculadas do humanismo proposto para a construção do profissional cidadão combativo; a proposta pedagógica imposta não leva o indivíduo a vencer os desafios da globalização. |
id |
UNIPAR-1_37a10e8c915727d24dc234fc9e8f4347 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1113 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De GoiásEstudamos os cronotipos dos alunos do curso de biologia (40) da Universidade Católica de Goiás. Fizemos um trabalho descritivo, qualitativo – estudo de caso – onde o instrumento de medida fechado utilizado foi proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e adaptado por CARDINALI et al. (1992), e no aberto estabelecemos o rapport (TRIVIÑOS, 1987), para atingir a máxima profundidade dos fenômenos estudados. Baseado nos cronotipos discutimos: o interesse do grupo de alunos nas aulas, dificuldades, atenção, compromisso e fixação dos conteúdos. Dos indivíduos analisados 55% eram intermediários, 35% eram moderadamente matutinos, 7,5% moderadamente vespertinos e 2,5% definidamente matutinos. Interpretamos que a população estudada não tem perfil matutino; o planejamento pedagógico é programado para uma sociedade matutina; as atividades escolares não consideram os conhecimentos científicos que podem contribuir para melhorar o desempenho saudável da produtividade humana, porque além da luz, o fator social é um importante sincronizador; as características cronobiológicas deste grupo podem ter influído no rendimento escolar; a política educacional deve olhar mais tais aspectos em virtude do mercado exigir profissionais competitivos que irão, cada vez mais, enfrentar a insegurança; as barreiras pedagógicas negativas que observam conveniências unilaterais dos grupos proponentes estão desvinculadas do humanismo proposto para a construção do profissional cidadão combativo; a proposta pedagógica imposta não leva o indivíduo a vencer os desafios da globalização.UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1113Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 5 n. 2 (2001)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1113/976Araújo, Eduardo José de AlmeidaFerreira, Jussara Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:53:35Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1113Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:53:35Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás |
title |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás |
spellingShingle |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás Araújo, Eduardo José de Almeida |
title_short |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás |
title_full |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás |
title_fullStr |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás |
title_full_unstemmed |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás |
title_sort |
Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás |
author |
Araújo, Eduardo José de Almeida |
author_facet |
Araújo, Eduardo José de Almeida Ferreira, Jussara Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Jussara Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Eduardo José de Almeida Ferreira, Jussara Rocha |
description |
Estudamos os cronotipos dos alunos do curso de biologia (40) da Universidade Católica de Goiás. Fizemos um trabalho descritivo, qualitativo – estudo de caso – onde o instrumento de medida fechado utilizado foi proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e adaptado por CARDINALI et al. (1992), e no aberto estabelecemos o rapport (TRIVIÑOS, 1987), para atingir a máxima profundidade dos fenômenos estudados. Baseado nos cronotipos discutimos: o interesse do grupo de alunos nas aulas, dificuldades, atenção, compromisso e fixação dos conteúdos. Dos indivíduos analisados 55% eram intermediários, 35% eram moderadamente matutinos, 7,5% moderadamente vespertinos e 2,5% definidamente matutinos. Interpretamos que a população estudada não tem perfil matutino; o planejamento pedagógico é programado para uma sociedade matutina; as atividades escolares não consideram os conhecimentos científicos que podem contribuir para melhorar o desempenho saudável da produtividade humana, porque além da luz, o fator social é um importante sincronizador; as características cronobiológicas deste grupo podem ter influído no rendimento escolar; a política educacional deve olhar mais tais aspectos em virtude do mercado exigir profissionais competitivos que irão, cada vez mais, enfrentar a insegurança; as barreiras pedagógicas negativas que observam conveniências unilaterais dos grupos proponentes estão desvinculadas do humanismo proposto para a construção do profissional cidadão combativo; a proposta pedagógica imposta não leva o indivíduo a vencer os desafios da globalização. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1113 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1113/976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 5 n. 2 (2001) 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1787894938805993472 |