Análise Crítica Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Primeiro Período Do Curso De Biologia Da Universidade Católica De Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Eduardo José de Almeida
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Ferreira, Jussara Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1113
Resumo: Estudamos os cronotipos dos alunos do curso de biologia (40) da Universidade Católica de Goiás. Fizemos um trabalho descritivo, qualitativo – estudo de caso – onde o instrumento de medida fechado utilizado foi proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e adaptado por CARDINALI et al. (1992), e no aberto estabelecemos o rapport (TRIVIÑOS, 1987), para atingir a máxima profundidade dos fenômenos estudados. Baseado nos cronotipos discutimos: o interesse do grupo de alunos nas aulas, dificuldades, atenção, compromisso e fixação dos conteúdos. Dos indivíduos analisados 55% eram intermediários, 35% eram moderadamente matutinos, 7,5% moderadamente vespertinos e 2,5% definidamente matutinos. Interpretamos que a população estudada não tem perfil matutino; o planejamento pedagógico é programado para uma sociedade matutina; as atividades escolares não consideram os conhecimentos científicos que podem contribuir para melhorar o desempenho saudável da produtividade humana, porque além da luz, o fator social é um importante sincronizador; as características cronobiológicas deste grupo podem ter influído no rendimento escolar; a política educacional deve olhar mais tais aspectos em virtude do mercado exigir profissionais competitivos que irão, cada vez mais, enfrentar a insegurança; as barreiras pedagógicas negativas que observam conveniências unilaterais dos grupos proponentes estão desvinculadas do humanismo proposto para a construção do profissional cidadão combativo; a proposta pedagógica imposta não leva o indivíduo a vencer os desafios da globalização.
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