PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade de Medeiros, Renata
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mecabô Oliveira, Mariane, Coscodai Souza, Marli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/272
Resumo: Através dessa pesquisa, pretende-se identificar quais os principais fatores que proporcionam o dilema sobre a dificuldade do ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. A Matemática é utilizada no cotidiano e nos centros de pesquisas, considerado instrumento útil na solução de problemas científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento. No imaginário popular, aprender Matemática não é tarefa fácil, o professor mediador do conhecimento deve oportunizar aos estudantes situações que os tornem sujeitos críticos e participativos, para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir naturalmente. Desta forma é preciso inovar o ensino, mostrando cada vez mais a importância dessa área do conhecimento no dia-dia. Diante do exposto, torna-se premente questionar se: existem dificuldades no ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. Como objetivo geral: procura-se identificar as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Lages. Os objetivos específicos sinalizam para a necessidade de pesquisar quais os conteúdos do ensino de Matemática apresentam dificuldades e as possíveis explicações para este fato; aplicar um questionário para o levantamento de conhecimento dos estudantes e em analisar as teorias e metodologias da Matemática utilizadas na escola. Essa pesquisa é apresentada de forma descritiva, bibliográfica e de campo. Quanto aos aspectos metodológicos o projeto prevê a observação e levantamento de dados, com aplicação de um questionário aos estudantes, contendo questões objetivas e a aplicação de questionário aos professores, contendo questões objetivas e subjetivas sobre o objeto de estudo. Foram considerados na análise os aspectos qualitativos e quantitativos dos resultados apresentados pelo levantamento da pesquisa. Como proposta de encaminhamento aos professores de Matemática, o estudo apontou que os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental apresentam maiores dificuldades em abstrair as situações problemas. Considera-se que essas situações problemas deveriam permear todos os conteúdos da disciplina de Matemática. Para tanto, recomenda-se a utilização de metodologia diferenciada, onde o professor possa na medida do possível, proporcionar um atendimento individualizado em sala de aula, sem colocar os estudantes em situação constrangedora.
id UNIPLAC_b5d531dfce94795fffd4ec58f1958ac6
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/272
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SCDificuldades de aprendizagem. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.Através dessa pesquisa, pretende-se identificar quais os principais fatores que proporcionam o dilema sobre a dificuldade do ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. A Matemática é utilizada no cotidiano e nos centros de pesquisas, considerado instrumento útil na solução de problemas científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento. No imaginário popular, aprender Matemática não é tarefa fácil, o professor mediador do conhecimento deve oportunizar aos estudantes situações que os tornem sujeitos críticos e participativos, para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir naturalmente. Desta forma é preciso inovar o ensino, mostrando cada vez mais a importância dessa área do conhecimento no dia-dia. Diante do exposto, torna-se premente questionar se: existem dificuldades no ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. Como objetivo geral: procura-se identificar as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Lages. Os objetivos específicos sinalizam para a necessidade de pesquisar quais os conteúdos do ensino de Matemática apresentam dificuldades e as possíveis explicações para este fato; aplicar um questionário para o levantamento de conhecimento dos estudantes e em analisar as teorias e metodologias da Matemática utilizadas na escola. Essa pesquisa é apresentada de forma descritiva, bibliográfica e de campo. Quanto aos aspectos metodológicos o projeto prevê a observação e levantamento de dados, com aplicação de um questionário aos estudantes, contendo questões objetivas e a aplicação de questionário aos professores, contendo questões objetivas e subjetivas sobre o objeto de estudo. Foram considerados na análise os aspectos qualitativos e quantitativos dos resultados apresentados pelo levantamento da pesquisa. Como proposta de encaminhamento aos professores de Matemática, o estudo apontou que os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental apresentam maiores dificuldades em abstrair as situações problemas. Considera-se que essas situações problemas deveriam permear todos os conteúdos da disciplina de Matemática. Para tanto, recomenda-se a utilização de metodologia diferenciada, onde o professor possa na medida do possível, proporcionar um atendimento individualizado em sala de aula, sem colocar os estudantes em situação constrangedora.Editora ICEPAndrade de Medeiros, RenataMecabô Oliveira, MarianeCoscodai Souza, Marli2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/272Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/272/122info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T00:34:28Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/272Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-07-30T00:34:28Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
title PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
spellingShingle PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
Andrade de Medeiros, Renata
Dificuldades de aprendizagem. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.
title_short PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
title_full PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
title_fullStr PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
title_full_unstemmed PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
title_sort PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE LAGES/SC
author Andrade de Medeiros, Renata
author_facet Andrade de Medeiros, Renata
Mecabô Oliveira, Mariane
Coscodai Souza, Marli
author_role author
author2 Mecabô Oliveira, Mariane
Coscodai Souza, Marli
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade de Medeiros, Renata
Mecabô Oliveira, Mariane
Coscodai Souza, Marli
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.
topic Dificuldades de aprendizagem. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.
description Através dessa pesquisa, pretende-se identificar quais os principais fatores que proporcionam o dilema sobre a dificuldade do ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. A Matemática é utilizada no cotidiano e nos centros de pesquisas, considerado instrumento útil na solução de problemas científicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento. No imaginário popular, aprender Matemática não é tarefa fácil, o professor mediador do conhecimento deve oportunizar aos estudantes situações que os tornem sujeitos críticos e participativos, para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir naturalmente. Desta forma é preciso inovar o ensino, mostrando cada vez mais a importância dessa área do conhecimento no dia-dia. Diante do exposto, torna-se premente questionar se: existem dificuldades no ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. Como objetivo geral: procura-se identificar as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Lages. Os objetivos específicos sinalizam para a necessidade de pesquisar quais os conteúdos do ensino de Matemática apresentam dificuldades e as possíveis explicações para este fato; aplicar um questionário para o levantamento de conhecimento dos estudantes e em analisar as teorias e metodologias da Matemática utilizadas na escola. Essa pesquisa é apresentada de forma descritiva, bibliográfica e de campo. Quanto aos aspectos metodológicos o projeto prevê a observação e levantamento de dados, com aplicação de um questionário aos estudantes, contendo questões objetivas e a aplicação de questionário aos professores, contendo questões objetivas e subjetivas sobre o objeto de estudo. Foram considerados na análise os aspectos qualitativos e quantitativos dos resultados apresentados pelo levantamento da pesquisa. Como proposta de encaminhamento aos professores de Matemática, o estudo apontou que os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental apresentam maiores dificuldades em abstrair as situações problemas. Considera-se que essas situações problemas deveriam permear todos os conteúdos da disciplina de Matemática. Para tanto, recomenda-se a utilização de metodologia diferenciada, onde o professor possa na medida do possível, proporcionar um atendimento individualizado em sala de aula, sem colocar os estudantes em situação constrangedora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/272
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/272/122
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699435753472