A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caetano, Evelyn Diconcili; uniplac, de Lima, Lucia Ceccato; uniplac
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Conhecimentos e Saberes, disciplina essa que faz parte do Programa de Pós Graduação “Strito-Sensu” Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, tendo como tema: A Reflexividade na Prática Docente: Professores Construtores de Saberes. Este estudo tem como proposta discutir a respeito dos Saberes necessários para prática docente, a partir de uma análise da reflexividade dos sujeitos pesquisados no que concerne a sua ação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Lages- SC. Quanto à metodologia tratou-se de um estudo de caso com observação direta. Pesquisa de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e posterior coleta de dados. Fizeram parte do estudo cinco professores, sendo que duas entrevistas semiestruturadas foram escolhidas para a discussão dos dados tendo em vista a pertinência da mesma. Os professores escolhidos eram do ensino fundamental, porém um (a) de anos iniciais (1º ao 5º) e outro (a) dos anos finais da referida escola. A seleção desses dois entrevistados, de etapas distintas do ensino fundamental, foi fundamental para o desenvolvimento desse estudo, uma vez que permitiu-nos realizar comparativos entre as percepções, o que vem ao encontro do objetivo proposto.  O referente estudo nos possibilitou perceber que o professor é considerado sujeito de sua prática docente, pois suas vivências estão enraizadas na construção de seu conhecimento, sendo assim possui características que fomentam para articular sua prática por meio da dialógica e da construção de seus saberes.
id UNIPLAC_db5f979201004fe8344c85561d158a6e
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/204
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERESReflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente.educaçãoO presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Conhecimentos e Saberes, disciplina essa que faz parte do Programa de Pós Graduação “Strito-Sensu” Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, tendo como tema: A Reflexividade na Prática Docente: Professores Construtores de Saberes. Este estudo tem como proposta discutir a respeito dos Saberes necessários para prática docente, a partir de uma análise da reflexividade dos sujeitos pesquisados no que concerne a sua ação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Lages- SC. Quanto à metodologia tratou-se de um estudo de caso com observação direta. Pesquisa de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e posterior coleta de dados. Fizeram parte do estudo cinco professores, sendo que duas entrevistas semiestruturadas foram escolhidas para a discussão dos dados tendo em vista a pertinência da mesma. Os professores escolhidos eram do ensino fundamental, porém um (a) de anos iniciais (1º ao 5º) e outro (a) dos anos finais da referida escola. A seleção desses dois entrevistados, de etapas distintas do ensino fundamental, foi fundamental para o desenvolvimento desse estudo, uma vez que permitiu-nos realizar comparativos entre as percepções, o que vem ao encontro do objetivo proposto.  O referente estudo nos possibilitou perceber que o professor é considerado sujeito de sua prática docente, pois suas vivências estão enraizadas na construção de seu conhecimento, sendo assim possui características que fomentam para articular sua prática por meio da dialógica e da construção de seus saberes.Editora ICEPde Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLACCaetano, Evelyn Diconcili; uniplacde Lima, Lucia Ceccato; uniplac2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204/94info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T23:03:40Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/204Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-07-06T23:03:40Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
title A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
spellingShingle A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC
Reflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente.
educação
title_short A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
title_full A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
title_fullStr A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
title_full_unstemmed A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
title_sort A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
author de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC
author_facet de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC
Caetano, Evelyn Diconcili; uniplac
de Lima, Lucia Ceccato; uniplac
author_role author
author2 Caetano, Evelyn Diconcili; uniplac
de Lima, Lucia Ceccato; uniplac
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC
Caetano, Evelyn Diconcili; uniplac
de Lima, Lucia Ceccato; uniplac
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente.
educação
topic Reflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente.
educação
description O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Conhecimentos e Saberes, disciplina essa que faz parte do Programa de Pós Graduação “Strito-Sensu” Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, tendo como tema: A Reflexividade na Prática Docente: Professores Construtores de Saberes. Este estudo tem como proposta discutir a respeito dos Saberes necessários para prática docente, a partir de uma análise da reflexividade dos sujeitos pesquisados no que concerne a sua ação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Lages- SC. Quanto à metodologia tratou-se de um estudo de caso com observação direta. Pesquisa de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e posterior coleta de dados. Fizeram parte do estudo cinco professores, sendo que duas entrevistas semiestruturadas foram escolhidas para a discussão dos dados tendo em vista a pertinência da mesma. Os professores escolhidos eram do ensino fundamental, porém um (a) de anos iniciais (1º ao 5º) e outro (a) dos anos finais da referida escola. A seleção desses dois entrevistados, de etapas distintas do ensino fundamental, foi fundamental para o desenvolvimento desse estudo, uma vez que permitiu-nos realizar comparativos entre as percepções, o que vem ao encontro do objetivo proposto.  O referente estudo nos possibilitou perceber que o professor é considerado sujeito de sua prática docente, pois suas vivências estão enraizadas na construção de seu conhecimento, sendo assim possui características que fomentam para articular sua prática por meio da dialógica e da construção de seus saberes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204/94
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699179900928