A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Conhecimentos e Saberes, disciplina essa que faz parte do Programa de Pós Graduação “Strito-Sensu” Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, tendo como tema: A Reflexividade na Prática Docente: Professores Construtores de Saberes. Este estudo tem como proposta discutir a respeito dos Saberes necessários para prática docente, a partir de uma análise da reflexividade dos sujeitos pesquisados no que concerne a sua ação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Lages- SC. Quanto à metodologia tratou-se de um estudo de caso com observação direta. Pesquisa de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e posterior coleta de dados. Fizeram parte do estudo cinco professores, sendo que duas entrevistas semiestruturadas foram escolhidas para a discussão dos dados tendo em vista a pertinência da mesma. Os professores escolhidos eram do ensino fundamental, porém um (a) de anos iniciais (1º ao 5º) e outro (a) dos anos finais da referida escola. A seleção desses dois entrevistados, de etapas distintas do ensino fundamental, foi fundamental para o desenvolvimento desse estudo, uma vez que permitiu-nos realizar comparativos entre as percepções, o que vem ao encontro do objetivo proposto. O referente estudo nos possibilitou perceber que o professor é considerado sujeito de sua prática docente, pois suas vivências estão enraizadas na construção de seu conhecimento, sendo assim possui características que fomentam para articular sua prática por meio da dialógica e da construção de seus saberes. |
id |
UNIPLAC_db5f979201004fe8344c85561d158a6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/204 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERESReflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente.educaçãoO presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Conhecimentos e Saberes, disciplina essa que faz parte do Programa de Pós Graduação “Strito-Sensu” Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, tendo como tema: A Reflexividade na Prática Docente: Professores Construtores de Saberes. Este estudo tem como proposta discutir a respeito dos Saberes necessários para prática docente, a partir de uma análise da reflexividade dos sujeitos pesquisados no que concerne a sua ação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Lages- SC. Quanto à metodologia tratou-se de um estudo de caso com observação direta. Pesquisa de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e posterior coleta de dados. Fizeram parte do estudo cinco professores, sendo que duas entrevistas semiestruturadas foram escolhidas para a discussão dos dados tendo em vista a pertinência da mesma. Os professores escolhidos eram do ensino fundamental, porém um (a) de anos iniciais (1º ao 5º) e outro (a) dos anos finais da referida escola. A seleção desses dois entrevistados, de etapas distintas do ensino fundamental, foi fundamental para o desenvolvimento desse estudo, uma vez que permitiu-nos realizar comparativos entre as percepções, o que vem ao encontro do objetivo proposto. O referente estudo nos possibilitou perceber que o professor é considerado sujeito de sua prática docente, pois suas vivências estão enraizadas na construção de seu conhecimento, sendo assim possui características que fomentam para articular sua prática por meio da dialógica e da construção de seus saberes.Editora ICEPde Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLACCaetano, Evelyn Diconcili; uniplacde Lima, Lucia Ceccato; uniplac2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204/94info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T23:03:40Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/204Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-07-06T23:03:40Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES |
title |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES |
spellingShingle |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC Reflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente. educação |
title_short |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES |
title_full |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES |
title_fullStr |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES |
title_full_unstemmed |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES |
title_sort |
A REFLEXIVIDADE NA PRÁTICA DOCENTE: PROFESSORES CONSTRUTORES DE SABERES |
author |
de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC |
author_facet |
de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC Caetano, Evelyn Diconcili; uniplac de Lima, Lucia Ceccato; uniplac |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Evelyn Diconcili; uniplac de Lima, Lucia Ceccato; uniplac |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Cristian Roberto Antunes; UNIPLAC Caetano, Evelyn Diconcili; uniplac de Lima, Lucia Ceccato; uniplac |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente. educação |
topic |
Reflexividade; Saberes Docentes; Prática Docente. educação |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido na disciplina de Conhecimentos e Saberes, disciplina essa que faz parte do Programa de Pós Graduação “Strito-Sensu” Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, tendo como tema: A Reflexividade na Prática Docente: Professores Construtores de Saberes. Este estudo tem como proposta discutir a respeito dos Saberes necessários para prática docente, a partir de uma análise da reflexividade dos sujeitos pesquisados no que concerne a sua ação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Lages- SC. Quanto à metodologia tratou-se de um estudo de caso com observação direta. Pesquisa de abordagem qualitativa, revisão bibliográfica e posterior coleta de dados. Fizeram parte do estudo cinco professores, sendo que duas entrevistas semiestruturadas foram escolhidas para a discussão dos dados tendo em vista a pertinência da mesma. Os professores escolhidos eram do ensino fundamental, porém um (a) de anos iniciais (1º ao 5º) e outro (a) dos anos finais da referida escola. A seleção desses dois entrevistados, de etapas distintas do ensino fundamental, foi fundamental para o desenvolvimento desse estudo, uma vez que permitiu-nos realizar comparativos entre as percepções, o que vem ao encontro do objetivo proposto. O referente estudo nos possibilitou perceber que o professor é considerado sujeito de sua prática docente, pois suas vivências estão enraizadas na construção de seu conhecimento, sendo assim possui características que fomentam para articular sua prática por meio da dialógica e da construção de seus saberes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/204/94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 3, n. 5 (2017): Pesquisas e Experiências inovadoras 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699179900928 |