APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silvestri, Sônia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356
Resumo: O propósito desse artigo é apresentar a experiência vivenciada no Projeto da Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) que ocorreu num Colégio Municipal na sala de alfabetização. A presença dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental é assunto que tem conquistado espaço nas práticas dos educadores. O desafio da RP partiu da ideia de que é possível conjugar a alfabetização das crianças com jogos e brincadeiras, num diálogo profícuo em que o lazer e prazer pelo aprender torna conhecimento mais significativo para as crianças. Podemos considerar que a alfabetização e o letramento das crianças pautados na aprendizagem lúdica promove nas crianças a ampliação de competências e habilidades para entender o mundo, por meio das atividades prazerosas.
id UNIPLAC_dfa2da9ea6cd3f4c1774206bd4385cf0
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/356
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRASAlfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica.O propósito desse artigo é apresentar a experiência vivenciada no Projeto da Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) que ocorreu num Colégio Municipal na sala de alfabetização. A presença dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental é assunto que tem conquistado espaço nas práticas dos educadores. O desafio da RP partiu da ideia de que é possível conjugar a alfabetização das crianças com jogos e brincadeiras, num diálogo profícuo em que o lazer e prazer pelo aprender torna conhecimento mais significativo para as crianças. Podemos considerar que a alfabetização e o letramento das crianças pautados na aprendizagem lúdica promove nas crianças a ampliação de competências e habilidades para entender o mundo, por meio das atividades prazerosas.Editora ICEPFernandes, FernandaSilvestri, Sônia2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356/186info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-31T20:01:30Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/356Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2019-12-31T20:01:30Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
title APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
spellingShingle APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
Fernandes, Fernanda
Alfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica.
title_short APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
title_full APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
title_fullStr APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
title_sort APRENDIZAGEM LÚDICA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR MEIO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
author Fernandes, Fernanda
author_facet Fernandes, Fernanda
Silvestri, Sônia
author_role author
author2 Silvestri, Sônia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fernanda
Silvestri, Sônia
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica.
topic Alfabetização. Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem lúdica.
description O propósito desse artigo é apresentar a experiência vivenciada no Projeto da Residência Pedagógica (RP) do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) que ocorreu num Colégio Municipal na sala de alfabetização. A presença dos jogos e brincadeiras como estratégia pedagógica para a aprendizagem das crianças do ensino fundamental é assunto que tem conquistado espaço nas práticas dos educadores. O desafio da RP partiu da ideia de que é possível conjugar a alfabetização das crianças com jogos e brincadeiras, num diálogo profícuo em que o lazer e prazer pelo aprender torna conhecimento mais significativo para as crianças. Podemos considerar que a alfabetização e o letramento das crianças pautados na aprendizagem lúdica promove nas crianças a ampliação de competências e habilidades para entender o mundo, por meio das atividades prazerosas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/356/186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 5, n. 12 (2019): GepesVida Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699427364864