Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla Driely Morsch
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1891
Resumo: A literatura mostra que com o aumento da taxa de deformação ocorre uma amplificação da resistência dinâmica. Diversos autores tem estudado o efeito da taxa de deformação, estes estudos podem ser feitos de maneira experimental baseado no principio da barra de Hopkinson ou através de simulações numéricas. Este trabalho apresenta um estudo sobre como varia a influencia da taxa de deformação com o efeito de escala em materiais com comportamento quase frágil. Para estudar este efeito é utilizado um modelo numérico que combina o método dos elementos finitos (MEF) e o método dos elementos discretos formado por barras (LDEM). No LDEM o contínuo é representado por intermédio de uma treliça espacial de barras com a massa concentrada nas suas pontas. Este modelo misto foi implementado no software comercial Abaqus/Explicit, para simular o comportamento de corpos de prova de poliestireno expandido e de concreto com diferentes tamanhos e de diferentes taxas de deformação aplicadas. Os corpos de prova são elaborados com o MEF nas extremidades e com o LDEM na parte central a qual possui uma diminuição da seção transversal, assim a ruptura ocorre na parte central. Nas simulações os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de tração direta. Os resultados mostraram que com o aumento das taxas de deformações aplicadas as cargas de ruptura aumentam, e que este comportamento é influenciado pela dimensão do corpo de prova. O aumento da resistência a tração foi observado sem qualquer alterações das equações constitutivas ou parâmetro do material. Além disso é proposta uma forma de tornar independente a relação entre a intensificação dinâmica e a taxa de deformação do efeito de escala. Foi analisado também como ocorre a propagação das tensões ao longo do corpo de prova para diferentes taxas de deformação, encontrando que para as maiores taxas de deformação analisadas as tensões não são uniformes no corpo.
id UNIP_4533b651f13a293c0d4ce064f1e670df
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1891
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Kosteski, Luis EduardoSantos, Carla Driely Morsch2017-09-19T16:46:27Z2017-09-19T16:46:27Z2016-11-08SANTOS, Carla Driely Morsch. Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras. 74 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1891A literatura mostra que com o aumento da taxa de deformação ocorre uma amplificação da resistência dinâmica. Diversos autores tem estudado o efeito da taxa de deformação, estes estudos podem ser feitos de maneira experimental baseado no principio da barra de Hopkinson ou através de simulações numéricas. Este trabalho apresenta um estudo sobre como varia a influencia da taxa de deformação com o efeito de escala em materiais com comportamento quase frágil. Para estudar este efeito é utilizado um modelo numérico que combina o método dos elementos finitos (MEF) e o método dos elementos discretos formado por barras (LDEM). No LDEM o contínuo é representado por intermédio de uma treliça espacial de barras com a massa concentrada nas suas pontas. Este modelo misto foi implementado no software comercial Abaqus/Explicit, para simular o comportamento de corpos de prova de poliestireno expandido e de concreto com diferentes tamanhos e de diferentes taxas de deformação aplicadas. Os corpos de prova são elaborados com o MEF nas extremidades e com o LDEM na parte central a qual possui uma diminuição da seção transversal, assim a ruptura ocorre na parte central. Nas simulações os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de tração direta. Os resultados mostraram que com o aumento das taxas de deformações aplicadas as cargas de ruptura aumentam, e que este comportamento é influenciado pela dimensão do corpo de prova. O aumento da resistência a tração foi observado sem qualquer alterações das equações constitutivas ou parâmetro do material. Além disso é proposta uma forma de tornar independente a relação entre a intensificação dinâmica e a taxa de deformação do efeito de escala. Foi analisado também como ocorre a propagação das tensões ao longo do corpo de prova para diferentes taxas de deformação, encontrando que para as maiores taxas de deformação analisadas as tensões não são uniformes no corpo.The previous studies show the increase of deformation percentage creates a raise of dynamics resistance. Several authors have studied the effect of strain rate, these studies can be made experimentally based on the principle of the Hopkinson bar or by numerical simulations. This paper presents a study about the variation of influence of deformation percentage with the scale effect in quasi-fragile behavior. To study this effect, it is utilized a numerical model that combines the finite elements method (MEF) and the lattice Discreet Elements Method(LDEM). In LDEM the solid is represented by a spatial lattice bars with mass concentrated at their tips. This mixed model was implemented on commercial software Abaqus/Explicit, to simulate the behavior of polystyrene specimens and concrete with different sizes and diferente strain rates applied. The samples are prepared with the MEF on the extremity and the LDEM in the central part which has a reduction in cross-section, so the rupture occurs in the middle. In the simulations the specimens were subjected to direct tensile testing. The results showed that with the applied deformation percentage increase, the break loads also increase and the body dimension influences this behavior. The increase in tensile strength was observed without any changes in the constitutive equations or material parameter. It is also a proposal of a way to make independent the relationship between the dynamic intensification and the scale effect deformation percentage. It was also analyzed as is the spread of tensions along the test specimen for different strain rates, finding that to the largest strain rates analyzed the stresses are not uniform in the body.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia civilResistência de materiaisTaxa de deformaçãoEfeito de escalaCivil engineeringMétodo dos elementos discretosMétodo dos elementos finitosMethod of discrete elementsFinite element methodResistance of materialsAnálise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALANÁLISE DA RESISTÊNCIA SOB ELEVADAS TAXAS DE CARREGAMENTO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS FORMADO POR BARRAS.pdfANÁLISE DA RESISTÊNCIA SOB ELEVADAS TAXAS DE CARREGAMENTO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS FORMADO POR BARRAS.pdfapplication/pdf2901711https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1891/1/AN%c3%81LISE%20DA%20RESIST%c3%8aNCIA%20SOB%20ELEVADAS%20TAXAS%20DE%20CARREGAMENTO%20UTILIZANDO%20O%20M%c3%89TODO%20DOS%20ELEMENTOS%20DISCRETOS%20FORMADO%20POR%20BARRAS.pdf609dee832f601a9d4eae97d3f461668bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1891/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTANÁLISE DA RESISTÊNCIA SOB ELEVADAS TAXAS DE CARREGAMENTO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS FORMADO POR BARRAS.pdf.txtANÁLISE DA RESISTÊNCIA SOB ELEVADAS TAXAS DE CARREGAMENTO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS DISCRETOS FORMADO POR BARRAS.pdf.txtExtracted texttext/plain105560https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1891/3/AN%c3%81LISE%20DA%20RESIST%c3%8aNCIA%20SOB%20ELEVADAS%20TAXAS%20DE%20CARREGAMENTO%20UTILIZANDO%20O%20M%c3%89TODO%20DOS%20ELEMENTOS%20DISCRETOS%20FORMADO%20POR%20BARRAS.pdf.txt65a8e91b8e7648d7204089c732323251MD53riu/18912018-10-23 15:09:05.762oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-23T18:09:05Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
title Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
spellingShingle Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
Santos, Carla Driely Morsch
CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia civil
Resistência de materiais
Taxa de deformação
Efeito de escala
Civil engineering
Método dos elementos discretos
Método dos elementos finitos
Method of discrete elements
Finite element method
Resistance of materials
title_short Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
title_full Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
title_fullStr Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
title_full_unstemmed Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
title_sort Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras
author Santos, Carla Driely Morsch
author_facet Santos, Carla Driely Morsch
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kosteski, Luis Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla Driely Morsch
contributor_str_mv Kosteski, Luis Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia civil
Resistência de materiais
Taxa de deformação
Efeito de escala
Civil engineering
Método dos elementos discretos
Método dos elementos finitos
Method of discrete elements
Finite element method
Resistance of materials
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Resistência de materiais
Taxa de deformação
Efeito de escala
Civil engineering
Método dos elementos discretos
Método dos elementos finitos
Method of discrete elements
Finite element method
Resistance of materials
description A literatura mostra que com o aumento da taxa de deformação ocorre uma amplificação da resistência dinâmica. Diversos autores tem estudado o efeito da taxa de deformação, estes estudos podem ser feitos de maneira experimental baseado no principio da barra de Hopkinson ou através de simulações numéricas. Este trabalho apresenta um estudo sobre como varia a influencia da taxa de deformação com o efeito de escala em materiais com comportamento quase frágil. Para estudar este efeito é utilizado um modelo numérico que combina o método dos elementos finitos (MEF) e o método dos elementos discretos formado por barras (LDEM). No LDEM o contínuo é representado por intermédio de uma treliça espacial de barras com a massa concentrada nas suas pontas. Este modelo misto foi implementado no software comercial Abaqus/Explicit, para simular o comportamento de corpos de prova de poliestireno expandido e de concreto com diferentes tamanhos e de diferentes taxas de deformação aplicadas. Os corpos de prova são elaborados com o MEF nas extremidades e com o LDEM na parte central a qual possui uma diminuição da seção transversal, assim a ruptura ocorre na parte central. Nas simulações os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de tração direta. Os resultados mostraram que com o aumento das taxas de deformações aplicadas as cargas de ruptura aumentam, e que este comportamento é influenciado pela dimensão do corpo de prova. O aumento da resistência a tração foi observado sem qualquer alterações das equações constitutivas ou parâmetro do material. Além disso é proposta uma forma de tornar independente a relação entre a intensificação dinâmica e a taxa de deformação do efeito de escala. Foi analisado também como ocorre a propagação das tensões ao longo do corpo de prova para diferentes taxas de deformação, encontrando que para as maiores taxas de deformação analisadas as tensões não são uniformes no corpo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-19T16:46:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-19T16:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Carla Driely Morsch. Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras. 74 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1891
identifier_str_mv SANTOS, Carla Driely Morsch. Análise da resistência sob elevadas taxas de carregamento utilizando o método dos elementos discretos formado por barras. 74 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1891/1/AN%c3%81LISE%20DA%20RESIST%c3%8aNCIA%20SOB%20ELEVADAS%20TAXAS%20DE%20CARREGAMENTO%20UTILIZANDO%20O%20M%c3%89TODO%20DOS%20ELEMENTOS%20DISCRETOS%20FORMADO%20POR%20BARRAS.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1891/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1891/3/AN%c3%81LISE%20DA%20RESIST%c3%8aNCIA%20SOB%20ELEVADAS%20TAXAS%20DE%20CARREGAMENTO%20UTILIZANDO%20O%20M%c3%89TODO%20DOS%20ELEMENTOS%20DISCRETOS%20FORMADO%20POR%20BARRAS.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 609dee832f601a9d4eae97d3f461668b
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
65a8e91b8e7648d7204089c732323251
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797224999367475200