“Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nilton Vergara
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/726
Resumo: Este é um estudo etnomusicológico que teve por objetivo compreender como as práticas musicais conectam-se a identidades étnicas negras, a partir de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, envolvendo, principalmente, observações participantes no contexto do “Centro Cultural Marrabenta” (Pelotas/RS). Tal espaço parece ser interessante para um estudo e problematização em torno das relações entre práticas musicais e etnicidade, já que se propõe a ser um lugar para valorização e defesa de certa identidade negra na cidade - cuja presença significativa desta população é frequentemente constatada pelos recenseamentos. A partir do trabalho de campo e de referenciais teóricos da etnomusicologia e dos estudos sobre etnicidade, como resultados, aponta-se que as práticas musicais têm mostrado que as concepções de identidade étnica negra são plurais, o que foi percebido através dos repertórios e perfis musicais variados nas ações culturais. Desta forma, o espaço parece propositalmente acolher um perfil de público universitário, integrantes do movimento negro da cidade e migrantes africanos. Acredita-se que esta pesquisa irá contribuir aos estudos sobre diversidade cultural e etnicidade, na área de música e estudos culturais.
id UNIP_5ed4af842820d4c8791864f137da1598
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/726
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santos, Luana Zambiazzi dosRodrigues, Nilton Vergara2017-01-17T16:24:20Z2017-01-17T16:24:20Z2016-12-02http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/726Este é um estudo etnomusicológico que teve por objetivo compreender como as práticas musicais conectam-se a identidades étnicas negras, a partir de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, envolvendo, principalmente, observações participantes no contexto do “Centro Cultural Marrabenta” (Pelotas/RS). Tal espaço parece ser interessante para um estudo e problematização em torno das relações entre práticas musicais e etnicidade, já que se propõe a ser um lugar para valorização e defesa de certa identidade negra na cidade - cuja presença significativa desta população é frequentemente constatada pelos recenseamentos. A partir do trabalho de campo e de referenciais teóricos da etnomusicologia e dos estudos sobre etnicidade, como resultados, aponta-se que as práticas musicais têm mostrado que as concepções de identidade étnica negra são plurais, o que foi percebido através dos repertórios e perfis musicais variados nas ações culturais. Desta forma, o espaço parece propositalmente acolher um perfil de público universitário, integrantes do movimento negro da cidade e migrantes africanos. Acredita-se que esta pesquisa irá contribuir aos estudos sobre diversidade cultural e etnicidade, na área de música e estudos culturais.This is an ethnomusicological study which aims to understand how the musical practices connect to black ethnic identities, starting from a qualitative inspirational ethnographic research, involving, principally, participative observations, from “Centro Cultural Marrabenta’’ (Pelotas/RS). This space seems interesting for a study and problematization of the relation of musical practices and ethnicity, for it is observed as appreciation and defense of the black identity in the city – the majority of this population is frequently verified by censuses. In the research, the theorethical references of ethnomusicology and the studies of ethnicity have led to results, when it is observed that musical practices have been showing conceptions of black ethnic identities from a wide range. This has been noticed because of the setlists and musical profiles, which are varied in the cultural activities of “Marrabenta”. In this way, the space seems to have an undergraduate student profile, members of the black movement of the city and African migrants as public. It is believed that this research will contribute to the studies of ethnic diversity and ethnicity, in the musical area and cultural studies.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsicaMúsica negraEtnicidadeDiversidade culturalEtnomusicologiaMusicBlack musicEthnicityCultural diversityEthnomusicology“Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC NILTON FINAL .pdfTCC NILTON FINAL .pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Músicaapplication/pdf1001986https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/1/TCC%20NILTON%20FINAL%20.pdfa18074c6c4f3d440742c83da82699b47MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTTCC NILTON FINAL .pdf.txtTCC NILTON FINAL .pdf.txtExtracted texttext/plain88728https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/4/TCC%20NILTON%20FINAL%20.pdf.txt66aac6713938572dbd692934b86b676dMD54riu/7262021-03-17 17:12:56.735oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-03-17T20:12:56Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
title “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
spellingShingle “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
Rodrigues, Nilton Vergara
Música
Música negra
Etnicidade
Diversidade cultural
Etnomusicologia
Music
Black music
Ethnicity
Cultural diversity
Ethnomusicology
title_short “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
title_full “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
title_fullStr “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
title_full_unstemmed “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
title_sort “Centro Cultural Marrabenta”: uma pesquisa etnomusicológica sobre práticas musicais e etnicidade negra em Pelotas/RS
author Rodrigues, Nilton Vergara
author_facet Rodrigues, Nilton Vergara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luana Zambiazzi dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nilton Vergara
contributor_str_mv Santos, Luana Zambiazzi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Música negra
Etnicidade
Diversidade cultural
Etnomusicologia
topic Música
Música negra
Etnicidade
Diversidade cultural
Etnomusicologia
Music
Black music
Ethnicity
Cultural diversity
Ethnomusicology
dc.subject.eng.fl_str_mv Music
Black music
Ethnicity
Cultural diversity
Ethnomusicology
description Este é um estudo etnomusicológico que teve por objetivo compreender como as práticas musicais conectam-se a identidades étnicas negras, a partir de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica, envolvendo, principalmente, observações participantes no contexto do “Centro Cultural Marrabenta” (Pelotas/RS). Tal espaço parece ser interessante para um estudo e problematização em torno das relações entre práticas musicais e etnicidade, já que se propõe a ser um lugar para valorização e defesa de certa identidade negra na cidade - cuja presença significativa desta população é frequentemente constatada pelos recenseamentos. A partir do trabalho de campo e de referenciais teóricos da etnomusicologia e dos estudos sobre etnicidade, como resultados, aponta-se que as práticas musicais têm mostrado que as concepções de identidade étnica negra são plurais, o que foi percebido através dos repertórios e perfis musicais variados nas ações culturais. Desta forma, o espaço parece propositalmente acolher um perfil de público universitário, integrantes do movimento negro da cidade e migrantes africanos. Acredita-se que esta pesquisa irá contribuir aos estudos sobre diversidade cultural e etnicidade, na área de música e estudos culturais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-17T16:24:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-17T16:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/726
url http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/1/TCC%20NILTON%20FINAL%20.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/2/license_rdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/726/4/TCC%20NILTON%20FINAL%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a18074c6c4f3d440742c83da82699b47
66e71c371cc565284e70f40736c94386
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
66aac6713938572dbd692934b86b676d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849066678648832