Análise do comportamento dos pedestres em travessias semaforizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Joyce Tomaz de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5637
Resumo: Este trabalho contém uma caracterização do comportamento de pedestres onde o objetivo foi identificar quais atitudes positivas e negativas, em relação ao comportamento esperado, predominam durante a travessia na faixa de pedestres. Para este estudo foram analisadas duas travessias. As travessias foram escolhidas com base na demanda de circulação de pedestres, volume de veículos e condições das vias de tráfego. Por meio deste trabalho foi possível identificar características que influenciam o comportamento dos pedestres em travessias semaforizadas. Para isso foi utilizado o sistema de formulários digitais e a utilização de câmeras para filmar e com isso observar o comportamento dos pedestres. Com base nas respostas dos participantes foi possível identificar fatores que foram classificados de acordo com sua natureza, em quatro grupos: engenharia, pessoais, fiscalização e externos. Observou-se que os fatores de engenharia, envolvendo as características de infraestrutura e operação do tráfego veicular exercem maiores influências nas tendências de comportamento dos pedestres. A partir da identificação destes fatores, acredita-se poder criar uma nova forma de abordagem das questões relativas aos deslocamentos dos pedestres, focando a avaliação comportamental. Essa nova abordagem pode servir de auxílio à modelagem do comportamento dos pedestres e ao planejamento da mobilidade em áreas urbanas.
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Por meio deste trabalho foi possível identificar características que influenciam o comportamento dos pedestres em travessias semaforizadas. Para isso foi utilizado o sistema de formulários digitais e a utilização de câmeras para filmar e com isso observar o comportamento dos pedestres. Com base nas respostas dos participantes foi possível identificar fatores que foram classificados de acordo com sua natureza, em quatro grupos: engenharia, pessoais, fiscalização e externos. Observou-se que os fatores de engenharia, envolvendo as características de infraestrutura e operação do tráfego veicular exercem maiores influências nas tendências de comportamento dos pedestres. A partir da identificação destes fatores, acredita-se poder criar uma nova forma de abordagem das questões relativas aos deslocamentos dos pedestres, focando a avaliação comportamental. Essa nova abordagem pode servir de auxílio à modelagem do comportamento dos pedestres e ao planejamento da mobilidade em áreas urbanas.This work contains a characterization of pedestrian behavior where the objective was to identify which positive and negative attitudes, in relation to the expected behavior, predominate during the crossing in the pedestrian crossing. For this study, two crossings were analyzed. The crossings were chosen based on the demand for pedestrian circulation, vehicle volume and traffic conditions. Through this work it was possible to identify characteristics that influence the behavior of pedestrians on traffic lights. For this, the system of digital forms and the use of cameras were used to film and thus observe the behavior of pedestrians. Based on the responses of the participants, it was possible to identify factors that were classified according to their nature, in four groups: engineering, personnel, inspection and external. It was observed that the engineering factors, involving the characteristics of infrastructure and the operation of vehicular traffic, have a greater influence on pedestrian behavior trends. Based on the identification of these factors, it is believed that it can create a new way of addressing issues related to pedestrian displacements, focusing on behavioral assessment. This new approach can assist in modeling pedestrian behavior and planning mobility in urban areas.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia civilPedestresComportamento humanoTráfego urbanoCivil engineeringHuman behaviorPedestriansCity trafficAnálise do comportamento dos pedestres em travessias semaforizadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALJOYCE_TOMAZ_DE_ASSIS-2021.pdfJOYCE_TOMAZ_DE_ASSIS-2021.pdfapplication/pdf2885053https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5637/1/JOYCE_TOMAZ_DE_ASSIS-2021.pdfa9ce5ac6158290b04a07a54b4ced3daaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5637/2/license.txtba21f2de58f2bed282863187a61580ffMD52TEXTJOYCE_TOMAZ_DE_ASSIS-2021.pdf.txtJOYCE_TOMAZ_DE_ASSIS-2021.pdf.txtExtracted texttext/plain124946https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5637/3/JOYCE_TOMAZ_DE_ASSIS-2021.pdf.txte98e4e92c3161a2f68ed08f7e2aa8679MD53riu/56372021-06-02 03:04:00.449oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-06-02T06:04Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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